sexta-feira, 24 de abril de 2009

Games - Distribuição digital cada vez mais presente


Recentemente a SONY anunciou que a comercialização de Patapon 2 será feita através de Download na PSN.

O jogo vai custar U$19,90 na PSN. Mas você ainda vai poder ir na loja e comprar uma caixinha que vai vir com um voucher para baixá-lo. Você vai poder re-baixar Patapon2 (sem trocadilhos) quantas vezes quiser ou precisar, sem pagar a mais por isso. O download fica gravado na sua conta da PSN.

Este é o primeiro jogo que eu conheço que terá sua comercialização totalmente digital e uma caixinha com um código para ser comercializado nas lojas físicas.

Agora, vamos pensar no seguinte: Todos sabemos que a Distribuição Digital, ou seja, a comercialização de jogos pela Internet é o futuro deste mercado. É um meio seguro que pode acabar de vez com a pirataria nos video-games.

Para os gringos, tudo é muito bonito, pois eles possuem conexões "monstruosas" capazes de baixar 4GB/10GB/20GB em minutos, agora e nós Brasileiros com esta porcaria de serviço banda larga que temos por aqui?

Baixar jogos da LIVE Arcade é tudo muito bonito pois são jogos "pequenos", mas e os jogos completos que são muito, mas muito maiores que os jogos que estamos acotumados a baixar por aqui?

Será que estamos preparados para isso?

Até onde a Microsoft Brasil está se preocupando com esta tendência?

Outro ponto que devemos considerar é a comercialização de jogos com teor violento em cada país e a violação dos direitos autorais.

É verdade que nossas contas na LIVE são criadas com um endereço americano qualquer e a Microsoft US e Brasil sabem disso. Agora quando o conteúdo/jogo é muito violento sempre nos deparamos com bloqueio de região.

Aí fica a pergunta: A Distribuição Digital está "batendo na nossa porta" cada vez mais. Cada dia que passa estamos mais pertos desta realidade. O que a Microsoft Brasil está fazendo para que não tenhamos problemas futuros com bloqueios, etc?

Sempre que perguntamos da LIVE Brasil a resposta é a mesma: Não temos nenhuma previsão.

Meu maior medo é ver o mercado se mobilizar do dia para a noite e nós "dinossauros" permanecermos no tempo da pedra e sermos prejudicados por isso.

Só o futuro dirá como o Brasil entrará nesta nova tendência.

E finalizando o meu post, a Distribuição Digital é excelente em alguns pontos e péssima em outros. Quer um exemplo de cada?

Vamos lá:

1) Ponto Positivo
- Teremos condições de comprar os jogos pelos preços "oficiais" praticados ao redor do planeta. A não ser que algum "político safado" resolva tributar jogos comercializados digitalmente.

2) Ponto Negativo
- Será o fim do mercado de usados. Se os preços praticados forem justos, ou seja, os mesmos praticados ao redor do planeta, não vamos sentir tanto esta perda. Agora se eles resolverem "inflacionar" os preços destes jogos aqui no Brasil, pode ter certeza que a fatia do mercado de video-games no Brasil vai cair drasticamente, pois nós que vivemos de originais, sabemos o quão importante é o mercado de usados para todos nós que vivemos na legalidade.

E aí, o que vocês acham?

P.S: Acho uma ótima questão para ser comentada no 2º Forum Nacional promovido pelo Portal Xbox. Pena que não poderei ir. Se alguém quiser questionar a Microsoft Brasil sobre isso, fique a vontade. Depois poste aqui a resposta deles. Será muito interessante.

Um comentário:

Anônimo disse...

po gostaria de saber tambem o que aconteceria...com nós e o bloqueio de região,visto que hoje só com VPN eu mesmo me dei mal comprei black pelo xbox descontou meus pontos e nao conseguir terminar...um dia eu pego-rrsrsrsrs...e essa da velocidade é fogo mesmo,nossa conexão é lenta...e como sera com quem nao tem cartao,e compra jogos avista ou mesmo se precisar de um cartao internacional...fica sem o jogo é? ou o mercado continua,voce compra o codigo de alguem que vai comprar ele para voce.