quarta-feira, 15 de abril de 2009

Filmes - 007: Quantum of Solace


Sinopse: James Bond é enviado ao Haiti para investigar uma traição no M16. Lá ele encontra uma perigosa mulher e um homem que tem planos para a Bolívia. Dirigido por Marc Forster (Mais Estranho que a Ficção) e com Daniel Craig, Mathieu Almaric, Judi Dench e Jeffrey Wright no elenco.

Crítica: Nunca fui fã dos filmes do 007, porém gostei bastante do 21º filme da série - Cassino Royale. As minhas expectativas encima de Quantum of Solace eram as maiores possíveis, porém ao ler as críticas após o lançamento do filme nos cinemas, resolvi aguardar para que o filme fosse lançado em DVD.

Pois bem, ontem tive a oportunidade de alugar e assistir a este novo episódio de James Bond. Logo no início fiquei empolgado, pois a primeira cena já se mostra extremamente bem feita e eletrizante e a ação continua ininterrupta até os créditos finais, porém o filme se perde um pouco no quesito narrativo (Roteiro). O filme "solta" diversos nomes e informações uma atrás da outra, fazendo com que o público encontre certa dificuldade para "ingerir" tudo aquilo antes de que uma nova informação seja colocada em pauta.

Nunca tive muitas dificuldades para associar nomes aos personagens, mas perdi as contas do número de vezes que Bond mencionou um nome e eu pensei: "Caramba, quem é esse cara?". Fiquei totalmente perdido em algumas partes do filme, principalmente porque alguns nomes não eram dos mais fáceis de decorar! Fora que o filme é uma continuação direta de Cassino Royale, portanto se você não assistiu ao filme anterior, nem assista Quantum of Solace, pois você vai ficar perdidinho.

Mas mesmo com estes probleminhas, acabei gostando do filme. Acho que a série do 007 encontrou inspiração na Trilogia Bourne, pois é impressionante a similaridade das tomadas, cenas de ação e perseguição. Até a postura de Daniel Craig no papel de Bond se assemelha ao de Mat Damon como o agente Bourne.

Na minha opinião, Quantum of Solace é melhor que os 20 primeiros filmes da série 007, porém não ganha do 21º (Cassino Royale), que na minha opinião ainda continua imbatível.

Nota: 8

Nenhum comentário: