terça-feira, 28 de abril de 2009

Falta de ousadia culmina na perda de oportunidades


Acabei de ler esta notícia no Hardcore Gaming:

Konami decide não publicar Six Days In Fallujah

Em uma atitude de flagrante covardia, a Konami decidiu cancelar seu envolvimento com o game Six Days in Fallujah. O game seria uma visão realista da guerra do Iraque e em especial a operação que tomou a cidade de Fallujah, coração da resistência Iraquiana contra os invasores norte-americanos.

Segundo a Konami a decisão de não lançar o jogo veio após críticas surgirem nos Estados Unidos. Ao que parece os americanos se incomodam em serem colocados em papéis dúbios ao invés do típico “salvadores da pátria”.

Lamentamos profundamente a decisão da Konami que vem se mostrando uma empresa limitada em campos qualitativos e agora consolida sua posição como empresa covarde e sem nenhuma ousadia de trazer algo novo ao mercado.

Ainda não sabemos se o jogo foi completamente cancelado ou se a equipe da Atomic Games poderá procurar uma outra publisher. De preferência uma com bolas no meio das pernas.


Os EUA é uma das nações mais odiadas no mundo, e boa parte disso se deve ao "orgulho" de não querer admitir erros graves como o "massacre" da guerra do Vietnã e a recente "papagaiada" com a guerra do Iraque.

Além dos erros, eles detestam admitir uma derrota também. Querem dois exemplos? Vamos lá:

1) Evento ocorrido com aqueles pobres soldados que ergueram a bandeira na segunda guerra mundial. Maiores detalhes assistam "A Conquista da Honra", filme dirigido pelo diretor Clint Eastwood.

2) Um acontecimento mais atual: Os atentados de 11 de Setembro. Aliás, este foi o maior golpe no "alter ego" dos EUA na história da humanidade! Foi um evento trágico? Lógico que foi. Eu fiquei chocado com o que ocorreu, mas tal acontecimento mostrou que para causar pânico num país que se denomina "O maior", bastam alguns aviões e uns árabes malucos dispostos a se matar em prol de uma causa!

Não sou um "anti-americano", muito pelo contrário, já visitei o país e tenho alguns amigos americanos também. É um país maravilhoso em que eu moraria facilmente caso surgisse uma oportunidade, porém o que me deixa mais irritado nos americanos é este orgulho e cuidado em não mostrar a realidade.

Eles acham que o resto do mundo é cego e fazem de tudo para esconder "os podres"! Algo que infelizmente não conseguem, graças a "corajosos" (Incluindo aí alguns americanos) que fazem questão de criticar tais posições autoritarias através de filmes e games.

Infelizmente este não é o caso da KONAMI que se mostrou mais preocupada com os lucros ($$), pois Six Days teria grandes chances de ser barrado em solo americano!

Um grande erro da parte deles, pois mesmo que o jogo não fosse lá essas coisas, a repercusão de ter um jogo barrado por mostrar uma realidade que os americanos não aceitam, poderia fazer com que este jogo fosse cercado de HYPE e tivesse sucesso de vendas no restante do mundo! Debates seriam feitos ao redor da história do jogo e a repercusão seria grande, pode ter certeza! HYPE vende!

É o que eu sempre digo: Muitas vezes a falta de ousadia culmina na perda de oportunidades!

Um comentário:

Falconi disse...

CLAP,CLAP,CLAP.
Lindo discurso Sam, não sabia desse jogo, e se um dia o mesmo sair vai ser otimo, pois embora a mascara de vilões não caia, apenas se partia ao meio, pois tenho certeza que um jogo desses vai passar por varias analises do governo norte americano antes de chegar as prateleiras, mas mesmo chegando podado, já trará uma REALIDADE e não a velha fantasia da guerra que vemos nos jogos.