sexta-feira, 3 de abril de 2009

Filmes - Indiana Jones 4


Sinopse: A nova aventura começa no deserto em 1957 - o auge da Guerra Fria. Indy (Harrison Ford) e seu ajudante Mac (Ray Winstone) escaparam por pouco de um encontro com nefastos agentes soviéticos em um campo de pouso remoto. Agora, o Professor Jones voltou à sua casa na Universidade Marshall – apenas para descobrir que as coisas foram de mal a pior. Seu amigo e reitor da escola (Jim Broadbent) explica que as ações recentes de Indy o tornaram alvo de suspeita e que o governo está pressionando a universidade para que o demita. Ao deixar a cidade, Indiana conhece o rebelde jovem Mutt (Shia LaBeouf), que tem enorme desprezo pelo arqueólogo, mas também uma proposta: Se ele ajudar Mutt em uma missão com razões extremamente pessoais, Indy pode deparar-se com um dos maiores achados arqueológicos de todos os tempos: A Caveira de Cristal de Akator, um lendário objeto de fascinação, superstição e medo.

Mas conforme Indy e Mutt partem para os cantos mais remotos do Peru - terra de tumbas ancestrais, exploradores esquecidos e uma suposta cidade de ouro - eles rapidamente percebem que não estão sozinhos em sua jornada. Agentes soviéticos também estão em busca do artefato, entre eles a fria e devastadoramente bela Irina Spalko (Cate Blanchett), cujo esquadrão de elite está cruzando o globo atrás da Caveira de Cristal, que eles acreditam que ajudará o império soviético a dominar o mundo.

Indy e Mutt precisam encontrar uma maneira de enganar os soviéticos, seguir a impenetrável trilha de mistério, enfrentar inimigos e amigos de moral questionável e, acima de tudo, impedir que a poderosa Caveira de Cristal, caia nas mãos erradas.

Crítica: Sim, é isso que vocês estão pensando. Só agora tive tempo e coragem de assistir a Indiana Jones 4, isso porque tentei assistir aos 3 filmes anteriores antes de assistir ao quarto filme da série e não tive saco. Apesar de ser uma das minhas trilogias (Hoje, quadrilogia) preferidas, Indiana Jones é o tipo de filme que se enjoa se você assistir muitas vezes, pelo menos foi o que ocorreu comigo após assistir mais de 4 vezes cada filme. :-) Sessão da tarde Rulez!!

Tentei assistir o filme logo que saiu em DVD, porém comecei a assisti-lo e não muito empolgado com o que estava vendo no início, resolvi parar e assistir quando eu estivesse "mais receptivo".
Pois é, finalmente abri o meu coração para o quarto filme da série e resolvi assisti-lo até o final. O que eu achei? Bom, é apenas mais um Indiana Jones, porém muito, mas muito mais fraco que os filmes anteriores.

As piadinhas continuam, o par romântico continua, a relação cômica de Indy com algum membro da sua família (No caso do 3º era o Pai, agora o filho) também e principalmente, os locais exóticos e o exército russo também estão lá. Se você ainda tem fôlego e disposição para encarar mais um filme assim, Indiana Jones 4 vai agradar muito, agora se você procura um pouco de "frescor" na série, prepare-se para se decepcionar com o filme.

A aventura não é das melhroes e Harrison Ford não convence mais lutando contra bruta montes no auge dos seus 50 anos (Talvez até mais, sei lá). Os méritos vão para os efeitos especiais e algumas cenas de ação. Porém todo o resto fica com um cheiro de "Deja vú".

Só sei que não gostei deste novo filme da série. Ainda bem que já fui meio que preparado, já que as críticas não falaram muito bem dele. Uma pena, pois Indiana Jones é um personagem histórico na sétima arte e ser tratado desta maneira é um verdadeiro pecado. Culpa da ganância, fazer o que?

Nota: 6

Nenhum comentário: