quinta-feira, 30 de abril de 2009

Filme - Crepúsculo


Sinopse: Isabela Swan vai morar com seu pai em uma nova cidade, depois que sua mãe decide casar-se novamente. No colégio, ela fica fascinada por Edward Cullen, um garoto que esconde um segredo obscuro, conhecido apenas por sua família. Eles se apaixonam, mas Edward sabe que quanto mais avançam no relacionamento, mas ele está colocando Bella e aqueles à sua volta em perigo. Quando ela descobre que Edward é, na verdade, um vampiro, ela age contra todas as expectativas e não tem medo da sede de sangue de seu grande amor, mesmo sabendo que ele pode matá-la a qualquer momento.

Crítica: Ontem resolvi alugar esta adaptação do livro de mesmo nome que é sucesso mundial e coleciona milhares/milhões de fãs ao redor do planeta. Antes de falar alguma coisa do filme, preciso deixar muito bem claro que não li o livro e não faço parte do público alvo do filme/livro (Adolescentes em plena puberdade), portanto se tem algum fã “irracional” deste livro que gostou do filme e está lendo esta crítica, já aviso que não gostei do que vi e aconselho a não continuar lendo, pois não irei poupar críticas negativas ao filme como um todo.

OK, avisos a parte, vamos começar.

Primeiramente preciso elogiar a inteligência do autor (Criador da história) em reunir dois elementos que agradam os jovens mais “moderninhos”, Vampirismo e as velhas e clichês histórias de adolescentes no colégio (Romance “mela cueca”, azaração, bailes de formatura, etc). Tudo o que a molecada gosta está ali, portanto é fácil entender o sucesso que o filme/livro faz com pessoas nesta faixa etária, principalmente as meninas.

Devido a esta história COOL, o filme tinha potencial para ser o que “As 10 coisas que eu odeio em você” foi um dia, um filme destinado ao público jovem que agradou a todos, até mesmo pessoas de mais idade.

Infelizmente o que vemos na tela é algo constrangedor. Primeiro devido a escolha dos atores. A atriz principal é esforçada, porém nos momentos em que a trama exige um pouco mais de maturidade/atitude, ela deixa muito a desejar. Exemplo: Na hora de interpretar a garotinha doce que acaba de chegar na escola nova toda, ela está ótima, porém nas cenas de romance ela exagera com caras e bocas que mais parecem a Angelina Jolie encarnada numa garota de 17 anos. Ao invés de demonstrar a pureza de um romance adolescente, fica parecendo que a garotinha doce se transforma numa verdadeira “mulher fatal”. Reparem na cara dela quando o primeiro beijo acontece.

Já o garoto que interpreta o vampiro (Interesse romântico da garota) é o novo Keanu Reeves do cinema. Extremamente limitado como ator, deixando muito claro que a escolha dele para o papel foi somente por causa da sua aparência física. Além disso, se ele tem 17 anos, vamos dizer que eu tenho 40 então! O cara tem até barba no filme! :-)

Falando nisso, é impossível não questionar como uma cidade pequena que adora ficar sabendo da vida dos outros não tem a curiosidade em descobrir o motivo daquela família ser tão anti-social e pálida daquele jeito. O pior mesmo é quando acontece um evento sobrenatural com um dos vampiros (Que não vou relatar aqui para não estragar a surpresa) e ninguém questiona como aquele milagre ocorreu.

Como eu disse antes, a história tem muito potencial, porém nas duas horas de filme o que vemos é um romance “mela cueca” arrastado que acaba cansando bastante. O ápice do ridículo acontece numa partida de baseball dos vampiros e a inclusão de um vilão extremamente sem graça e desinteressante. Fora as diversas “heresias vampirescas” (Vampiros que não se queimam com a luz do sol, vampiros vegetarianos :-), vampiros que conseguem se olhar no espelho, e por aí vai).

Bom, finalizando, Crepúsculo possui uma história bem legal e atual, porém o filme consegue transformar todo este potencial em algo constrangedor e clichê. Algo que pode agradar alguns adolescentes, porém não consegue fazer com que uma pessoa mais velha se interesse pelo filme e só enxergue os muitos defeitos que o filme possui.

Nota: 4,5

6 comentários:

Quinante disse...

Grande Maciotas!

Não li o livro e duvido que ele seja "melhor" que o filme, que assisti na TV a cabo há um mês. Vamos falar sério: é um lixo de filme até para quem curte vampiros, como eu. Ah, que saudade da péssima interpretação da Grace Jones em Vamp hehehehe. O pior é que já estão fazendo a continuação dessa bobagem e, segundo minha irmã adolescente, já tem um quarto livro. Portanto, mais bombas virão no futuro.

Game Over PS2 disse...

Oloco!Valeu Quinante, pela resenha negativa eu tava prescisando para um trabalho ☻☻☻☺☺☺ .

Jeehh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

OQUE?!!?!??! na boa voce é maluco?

Anônimo disse...

olha, eu sinceramente nao quero brigar aqui. Mas voce é ignorante? Robert Pattinson, antes de tudo, é um exelente ator. Se voce tivesse lido o livro ia ver como ele capta exatamente o eprfil de Edward. Principalmente quando voce le o Mid night sun, que é o livro só que do ponto de vista de edward, voce ve o quanto robert pattinson se sai bem, pois no inicio do filme, edward trata bella mal, mas só porque ele quer protejela dele mesmo. Robert Pattinson pegou esta parte super bem. Kristen Stewart outra atriz brilhante se saiu exelente no filme, pois pegou o lado diferente,especial e timido de Bella botando além disso o quanto ela ama edward, na cena do beijo, ela mostra a sua tamanha atraçao fisica que ela sente por ele, porque ela pode ser timida mais obvio que ela sente isso, e além da atraçao ela mostra que apesar de se sentir atraida por ele ela é timida e nao se cai nos braços de Edward. Então meu amor, se voce quer critica, APRENDE a criticar primeiro? porque quem critica Crepúsculo, realmente nao tem nenhum senso se bom gosto...

Anônimo disse...

cara eu li o livro depois de assisti o filme e descobri que a história se passa em muitos messes e no filme tenho a impresão de umas semanas!! nao gostei!