terça-feira, 5 de maio de 2009

Games - Gears of War: Melhor Multiplayer -> Do 1º ou do 2º jogo?


Recentemente adquiri o primeiro Gears of War (X360) novamente a pedido dos meus amigos do Pelotão Perebas. Muitos resolveram abandonar o Multiplayer do Gears of War 2 (X360) alegando que a EPIC piorou diversos pontos da jogabilidade fazendo com que o a experiência não fosse tão satisfatória quanto a do primeiro jogo.

Pois bem, após alguns dias jogando com os meus amigos, resolvi fazer uma pequena análise comparando os dois multiplayers.

Começando pelo ponto mais polêmico, a jogabilidade. Realmente a jogabilidade do segundo jogo está mais travada, fazendo com que o primeiro jogo seja mais agradável e dinâmico, proporcionando que os mais hábeis em pular e atirar levem vantagem na disputa corpo-a-corpo. Outro ponto que gerou muita polêmica foi a utilização da 12. No primeiro jogo, basta um PERFECT RELOAD para que a 12 derrube ou mate o seu adversário com apenas um tiro. É por isso que muitos reclamaram da 12 ser fraca no Gears 2, pois a EPIC cortou este artifício do PERFECT RELOAD, fazendo com que a arma só tenha eficiência atirando bem próximo ao adversário. E para matá-lo com um tiro só, é preciso estar bem perto do adversário para estraçalhá-lo em pedacinhos, o que infelizmente não acontece no primeiro jogo (Seu personagem apenas voa como se fosse um boneco inflável – Feio pra caramba).

Além disso, o uso da SNIPER no Gears of War 1 é muito mais “apelão” que o segundo jogo. Basta um PERFECT RELOAD para derrubar seu adversário com apenas um tiro. Coisa que não acontece no segundo jogo, que na minha opinião é muito mais sensato e justo.

E já que estamos falando em SNIPER, todos terão que concordar em uma coisa: O HEADSHOT do segundo jogo é muito mais prazeroso que o primeiro. No segundo jogo faz aquele barulho fenomenal da cabeça explodindo e você vê nitidamente os miolos do seu adversário sendo estraçalhados pelo tiro. Coisa linda mesmo! Já no primeiro jogo, é bem feinho, você só sabe que aplicou o HEADSHOT lendo o aviso que matou o adversário com o símbolo da MIRA!

O uso da metralhadora está um pouco mais eficiente no segundo jogo, fazendo com que muitos que só utilizam a 12 reclamem dos “metranqueiros de plantão”. Na minha opinião, são reclamações conservadoras demais. Tudo é questão de costume!

A BOOM e o Arco não sofreram tantas mudanças assim, agora as granadas, é algo totalmente diferente no segundo jogo. Além de poder colá-las no adversário, você pode colar nas paredes, montando certas estratégias que fazem com que o jogo seja ainda mais cadenciado na segunda versão. Fora as granadas de fumaça que explodem e levam o inimigo ao chão. Eu sinceramente não me importo, mas tem gente que “torce o nariz” para isso! As granadas no segundo jogo estão mais fortes também, fazendo com que os inimigos morram mesmo estando um pouco longe do alcance da explosão.

Portanto para finalizar a questão da jogabilidade e utilização das armas, em Gears of War 1 a mobilidade é melhor, fazendo com que o jogo seja mais fluído e divertido de se jogar, porém a EPIC melhorou muitas coisas na utilização das armas na segunda versão, fazendo com que Gears 1 seja superior a segunda versão apenas na jogabilidade, pois nas armas, perde feio para o segundo jogo.

Os modos e mapas é algo indiscutível, Gears of War 2 é muito, mas muito melhor! Os novos modos são muito divertidos, especialmente Guardian e Submission, além dos mapas serem maiores e melhores!

A única coisa ruim que deixou a desejar na segunda versão foram as partidas ranqueadas, conhecidas como partidas públicas. No primeiro jogo conseguimos fechar uma sala com 8 brasileiros facilmente, já na segunda versão, para jogarmos ranqueado somos obrigados a confrontar os gringos bugadores e os lags intermináveis.

Resumindo: Voltar a jogar Gears of War 1 me trouxe um sentimento de nostalgia muito bom, fazendo com que eu relembrasse dos tempos mais divertidos que tive na LIVE (Inicio do Pelotão Perebas), além é claro de poder estar jogando um game mais fluído em termos de jogabilidade. Agora, se colocarmos na balança os pontos positivos da primeira x segunda versão, sou obrigado a dizer que Gears of War 2 é muito melhor que o primeiro jogo. Portanto este “fenômeno migratório” que está acontecendo com os jogadores do Pelotão Perebas e muitos jogadores de Gears of War se resume a duas palavras: Nostalgia e preciosismo.

Nostalgia, pois nada melhor do que relembrar os velhos tempos, e Preciosismo pelo fato de estarem acostumados demais com a jogabilidade do primeiro e “torcerem o nariz” para algumas adições/mudanças na segunda versão.
Concorda? Não concorda? Deixe seu comentário.

Eu pelo menos não me importo de jogar qualquer versão no Multiplayer, o que realmente importa é estar jogando com os amigos!

5 comentários:

AyPyCy disse...

Excelente comparação! Confesso que jogo muito pouco GoW 1 ou 2 online... sou bem ruim, até os Perebas são melhores do que eu :-) e no GoW ser ruim é passar raiva.

maciotas (Sam) disse...

Valeu AyPyCy,

A questão de habilidade deixo para os mais experientes, eu também não sou lá essas coisas. Jogo razoavelmente bem, porém comparado a alguns viciados como Hettfielder, DonDiegoBra, Luciano Fogo, Mr Lunga, Hypnos, JP, etc, sou "mais do que ruim". :-)

Abraço.

Jack disse...

Eu tb não sou lá essas coisas....mas gosto de jogar Gears, acho um jogo divertido.

E concordo com você, Sam. Acho que é muito mais nostalgia e preciosismo mesmo....eu mesmo jogo os dois numa boa. Até hj jogo o primeiro e continuo jogando o segundo.

[]s

Jack

Rushioudi disse...

Eu concordo que seja costume com a jogabilidade do GOW 1. Também concordo que as armas e mapas do GOW 2 são melhores. Mas por que então fazer um jogo totalmente novo? Por que não colocaram a jogabilidade do GOW 1, porém com as armas e mapas do GOW 2??

É por esses e outros motivos que eu não gosto de jogar GOW 2 e continuo jogando o GOW 1.

E por falar em Mr. Lunga, ele falou uma frase célebre: "No GOW 1, até quando você perde você se diverte, o que não acontece no GOW 2"

E eu concordo 100% com isso.

maciotas disse...

Fala Rush,

Pois é, se eles tivessem mantido a jogabilidade mais fluida do primeiro, Gears 2 seria perfeito!

Uma pena realmente!

Ontem a noite não consegui entrar na LIVE. Eu vi que você, Lunga, Hypnos e o Giorgio estavam jogando! Hoje se tudo der certo, estou de volta para jogarmos!

Abraço.