segunda-feira, 4 de maio de 2009

Filme - O Dia em que a Terra parou

Sinopse: Uma cientista mantém contato com um alienígena, que veio à Terra para alertar sobre uma crise global. Dirigido por Scott Derrickson (O Exorcismo de Emily Rose) e com Keanu Reeves, Jennifer Connelly, Kathy Bates e John Cleese no elenco.

Crítica: Ficção científica é um gênero de filme que sempre me atraiu, porém confesso que há um bom tempo não assisto a um filme que me deixe realmente empolgado. Infelizmente, continuo da mesma forma após assistir esta refilmagem do clássico de 1950.

Não que o filme seja de todo ruim, mas há algumas falhas que estragam o ótimo tema central do filme. Infelizmente a linda Jennifer Connelly está totalmente perdida no papel da cientista responsável em "salvar o planeta". Apesar de se esforçar nas cenas mais complexas em que precisa lidar com o sofrimento do afilhado, é impossível imaginar que o alienígina Klaatus irá se emocionar com a história dela e ver algum ato digno de preservar a sobrevivência da espécie humana. Não há nada de belo ou puro na relação dos dois, há apenas uma "madrasta" se esforçando para amenizar o sofrimento do garoto. E as outras coisas boas da vida? Será que só isso é suficiente para mudar a cabeça do Alienígina fazendo com que a Terra seja poupada?

Além disso, para variar, o filme comete mais um erro comum de Holywood: Os Americanos são colocados como os verdadeiros donos do mundo. Isso me deixou extremamente irritado, pois a humanidade estava sendo extinta e o governo americano respondia pelo resto da humanidade, como se existisse somente os EUA neste planeta.

Para vocês entenderem, quando os Alieníginas revelam seu plano de exterminar a humanidade, Klaatus (Personagem de Keanu Reeves) pede para falar com os responsáveis pelo planeta. É verdade que nós não temos um governante que comande o planeta inteiro, mas a decisão mais correta seria formar uma cúpula de emergência com os governantes de cada país e chegar a um acordo, certo? Pois bem, não é isso que acontece. A atitude dos americanos é a esperada: Vocês querem falar com os donos do planeta? Pois bem, atenda aquele telefone e fale com o Presidente dos Estados Unidos da América. Tá certo que a coisa não é tão explícita assim, mas a sensação que temos é exatamente essa.

Tirando estes pequenos deslizes, o filme agrada os fãs do gênero e pode ser uma boa pedida para uma locação! Mas não espere muita coisa também!

Nota: 6,5

Um comentário:

Quinante disse...

Grande Sam!!!

Vi o filme também e realmente é de matar de raiva. O Keanu Reeves dá outro show de péssima interpretação e os americanos, novamente, conseguem nos salvar... estamos devendo mais isso a eles. Procure o original, de 1951, não vai se arrepender. Para a época, o tema foi extremamente interessante de ser abordado.

No mais, Klaatu barada nikto!