segunda-feira, 25 de maio de 2009

Filme - O Leitor


Sinopse: Um adolescente se apaixona por uma mulher mais velha e vive intenso romance. De uma hora para outra, ela some de sua vida. Cerca de oito anos depois, ele reencontra essa parte de seu passado ao participar de um polêmico julgamento de crimes cometidos pelos nazistas na segunda grande guerra. Dirigido por Stephen Daldry (As Horas) e com Ralph Fiennes, Kate Winslet e Bruno Ganz no elenco. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz.

Crítica: O filme conta a história de Michael Berg. Um alemão que perdeu a sua virgindade e sustentou um romance de verão com uma cobradora de bondes 18 anos mais velha em 1958, quando ele tinha 15 anos de idade. Durou um só verão, mas foi uma grande paixão para ele. Hanna (A amante) gostava que o rapaz lesse para ela, até o dia em que sumiu sem explicações.

Mais tarde, quando estudante de direito, o rapaz descobre que Hanna está sendo julgada por ter sido carcereira em um campo de concentração. E o rapaz, agora com 24 anos, tem uma informação importante que poderia salvá-la da condenação.

Os principais questionamentos de O Leitor são: É possível que a mulher que você tanto ama ser um “monstro disfarçado”? Determinados segredos devem ser mantidos para manter a honra, mesmo sabendo que tais segredos podem salvar uma vida?

O Leitor é um bom filme, que conta uma história simples, porém interessante. Kate Winslet está divina no papel de Hanna, o que lhe concedeu o prêmio de melhor atriz no Oscar 2009. Mas o que me surpreendeu mesmo foi a interpretação do alemão David Kross (O Jovem Michael Berg). O rapaz está sensacional no papel o que me causou certo desconforto por não ver seu nome sendo comentado pelos críticos em geral. Ele fez um trabalho fantástico, retratando muito bem a passagem da pureza de um garoto de 15 anos a um estudante de direito mais maduro, porém machucado pelas cicatrizes, fruto de sua relação com Hanna.

Apesar da previsibilidade, a história se mantém interessante até o final. Mesmo não sendo um filme espetacular, O Leitor agrada por mostrar uma história diferente com um tema tão batido pelo cinema, o Holocausto. Recomendo!

Nota: 8,5

Nenhum comentário: