quinta-feira, 28 de maio de 2009

Filme - Força Policial


Sinopse: Os policiais seguem a vida obedecendo a um estrito código de honra: “proteja sempre os seus”. A família Tierney é uma dinastia de policiais, começando pelo patriarca Francis (Jon Voight, de “Ali”), passando pelos filhos Francis Jr. (Noah Emmerich, de “O Show de Truman”), Ray (Edward Norton, de “O Clube da Luta”) e Sean e chegando ao genro Jimmy Egan (Colin Farrell, de “O Novo Mundo”). Para eles, o código não tem apenas a ver com trabalho, mas sim com família. Quando uma batida de rotina em um ponto de drogas dá terrivelmente errado, um escândalo de corrupção no coração da polícia acaba se tornando a principal manchete dos jornais. Nomeado investigador do caso, Ray descobre mais do que gostaria quando percebe que o rastro do crime aponta direto para a sua própria casa. Qualquer decisão que ele tome pode mudar para sempre sua vida e também daqueles que ama.

Crítica: Força policial aparentemente é um filme comum com uma história clichê, afinal envolve corrupção policial, dilemas familiares e traição. Se você não leu a sinopse do filme ou não leu nenhuma crítica, o filme pode começar confuso, pois o roteiro inicialmente não deixa claro quem é quem na história. Com o tempo, você vai entendendo o papel de cada personagem e o envolvimento de cada um na história. O ponto forte do longa consiste em retratar personagens complexos numa trama extremamente delicada que envolve corrupção e traição de pessoas até então confiáveis.

Todos os atores que interpretam os personagens principais da história estão ótimos em seus papéis. Destacar algum seria injustiça, pois todos trabalham bem. Já os secundários, há alguns que comprometem e outros que roubam a cena como Jennifer Ehle que interpreta uma mulher casada em fase terminal de câncer (É dela a cena mais emocionante do filme – Quando ela chora ao colocar seus filhos para dormir sabendo que não terá muito tempo para fazer tal atividade rotineira de uma mãe) e John Ortiz, que interpreta um policial corrupto, porém arrependido pelos seus atos.

A história aparentemente é simples, porém vai se mostrando cada vez mais complexa a partir do momento que os personagens descobrem estarem metidos numa grande rede de corrupção e mentiras envolvendo não só seus companheiros de profissão, mas membros da própria família. Não vou entrar em maiores detalhes aqui, para não estragar a surpresa, mas gostei bastante do que vi.

Alguns críticos disseram que a história não chega a uma conclusão no final da projeção, mas no meu ponto de vista, a conclusão dada pelo diretor não poderia ter sido melhor. Depois de assistir o filme e presenciar tal final, você só irá conseguir entender a idéia de concluir o filme daquela maneira quando você observar com maior cuidado as motivações/paixões/sentimentos de cada personagem. Nada mais justo e fiel ao que foi mostrado na tela!

Força Policial foi um filme que me surpreendeu positivamente. Apesar da distribuidora ter feito uma campanha publicitária ridícula do longa (Comparando Força Policial a Tropa de Elite – O que não tem nada a ver), é um filme que merece ser visto para quem curte um bom filme policial com uma história envolvente e personagens complexos. Recomendo!

Nota: 9

Nenhum comentário: