quinta-feira, 7 de maio de 2009

Filmes - Linha de Passe

Sinopse: A trama mostra a história de quatro irmãos da Cidade Lider,periferia de São Paulo que, com a ausência do pai, precisam lutar por seus sonhos. Um deles, Dario (Vinícius de Oliveira), vê em seu talento como jogador de futebol a esperança de uma vida melhor.

Crítica: O ano de 2008 foi um ano relativamente fraco para o cinema nacional, ao contrário dos anos anteriores em que tivemos verdadeiros clássicos como Cidade de Deus e Tropa de Elite.

Apesar disso, Linha de Passe acabou se destacando e foi considerado por muitos críticos como o melhor filme do ano passado. Linha de Passe não é um clássico, porém é um filme acima da média. Mas desde já aviso que o público deste longa metragem é muito mais restrito. Em Cidade de Deus e Tropa de Elite, havia uma crítica social muito grande aliado a elementos de ação. Eram filmes que retratavam a realidade mais cruel do nosso país, adicionando ação e personagens carismáticos como o Capitão Nascimento e Zé Pequeno.

Em Linha de Passe você não vai encontrar nada disso, a não ser a crítica social. É um filme que retrata a pobreza e a busca de um sonho! São 5 ótimos personagens, cada um com personalidade diferente. Linha de Passe é um filme melancólico, daqueles que levam o público a refletir deixando um tremendo de um nó na garganta após o termino do filme. Não espere contos de fadas ou, tiroteios e ação ininterrupta. Aqui a realidade é cruel e dolorosa!

Tecnicamente o filme é excelente! Desde a interpretação de Sandra Corveloni (Premiada como melhor atriz em Cannes no ano passado por este filme) até a fotografia.

Se você gosta do gênero DRAMA, Linha de Passe é imperdível, merecidamente eleito como o melhor filme nacional do ano passado! Agora se você não é muito fã do gênero, recomendo que você procure outro filme.

Nota: 8,5

Nenhum comentário: