segunda-feira, 18 de maio de 2009

Filme - A Lista de Schindler


Sinopse:
O diretor Steven Spielberg (O Resgate do Soldado Ryan) conta a história de um empresário alemão que usou seu dinheiro e conexões para libertar judeus de campos de concentração, em plena 2ª Guerra Mundial. Com Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley. Vencedor de 7 Oscars.

Crítica: Apesar de ser um filme antigo, só agora tive a oportunidade de assisti-lo com mais calma para digerir tudo que este filme representa. A primeira vez que assisti, eu era adolescente e não tinha muita paciência para filmes deste gênero, principalmente um filme preto-e-branco.

A lista de Schindler é mais do que um filme, é uma verdadeira obra-prima da sétima arte. A fotografia do filme é magnífica, e trabalha em conjunto com o roteiro focando muito bem nas cenas mais importantes, que por si só já retratam a mensagem daquele trecho do filme mesmo não tendo nenhum diálogo acontecendo. Repare na cena onde Schindler observa de longe uma garotinha perdida no meio dos tiroteios e mortes provocadas pelo exército alemão. Fantástico!

Além da parte técnica, as interpretações de todos os atores, sem exceção, estão fenomenais, principalmente os personagens principais. Liam Neeson, Ben Kingsley e Ralph Fiennes representam 3 dos personagens mais complexos e interessantes da história do cinema na minha opinião.

Este filme deveria ser obrigatório na casa de cada um, pois ele mostra muito bem o horror que foi o Holocausto, algo que jamais poderemos esquecer, para que tal coisa nunca mais volte a ocorrer.

Há cenas que não sairão da sua cabeça, marcando você para sempre. Acredite!

Uma das mais marcantes é o trecho onde o exército alemão leva todas as crianças judias para o campo de concentração para serem exterminadas como se fossem “baratas”. Neste trecho, há duas cenas que marcaram a minha vida: A primeira do garotinho se escondendo do exército numa fossa cheio de fezes e urina, e a segunda das mães vendo seus filhos serem levados para serem sacrificados, e mesmo sabendo que poderiam morrer, correm em direção aos caminhões para darem o último adeus aos seus filhos. Muitas foram mortas friamente, mas o amor de mãe fala mais forte, e o desespero de ver seu filho sendo levado à morte, fez com que muitas não se importassem em morrer ali mesmo.

Você passa as 3 horas de filme chocado com o que você está vendo. Você sabe dos horrores ocorridos naquela época, mas só “cai a ficha” mesmo quando você vê tais atrocidades com os seus próprios olhos. Além de você saber que tudo aquilo que está acontecendo é real, o fato do filme ser preto-e-branco o torna ainda mais interessante, fazendo com que você se envolva ainda mais com o filme.

São cenas capazes de fazer com que você respire fundo por alguns segundos, pense no que você acabou de ver e chore compulsivamente ao se colocar no papel daqueles judeus.

Outro fato que me deixou extremamente perplexo foi assistir ao documentário “As vozes da lista” disponível nos extras do DVD. Todos aqueles judeus que sobreviveram graças à Schindler, confirmam que tudo aquilo que você acabou de presenciar aconteceu realmente. Sem tirar ou adicionar uma vírgula.

Neste mesmo documentário, um dos judeus sobreviventes diz: “Se aqueles eventos absurdos ocorressem hoje, estaríamos preparados e muitos conseguiriam sobreviver ao massacre, porém infelizmente o Holocausto ocorreu numa época em que não imaginávamos que o ser humano fosse capaz de sentir tanto ódio e cometer tais atrocidades”.

De certa forma ele tem razão, mas ainda assim é incompreensível tentar entender como a humanidade seria capaz de fazer aquilo, mesmo tendo passado mais de 60 anos!

No meio de tanta desgraça, há verdadeiros anjos capazes de mostrar que, mesmo no meio de tanto ódio, há bondade no coração do ser humano. Schindler foi uma pessoa que fez a diferença na sua época. Um homem que salvou milhares de pessoas, não se preocupando com riqueza e luxo. A cena final do filme é uma das mais emocionantes que já vi. Não vou relatar aqui, pois pode ser que alguém ainda não tenha assistido, mas é algo extremamente triste e emocionante.

Se você ainda não assistiu esta obra-prima do cinema, compre/alugue o DVD o mais rápido possível! Este filme vai marcar a sua vida para sempre!

Nota: 10

3 comentários:

Thiago Simões disse...

Vi este filme no cinema 3 vezes e mais ums 5 em casa. A primeira vez que vi, era garota e não esqueço da cena. Fui com a mãe de um amigo meu (não pensem besteira) e meu amigo à tarde. No cinema, vários velhinhos judeus.
Bom, o que aconteceu no final do filme vcs já sabem né?


Abraços

Sam disse...

Imagino como deve ter sido PP. Infelizmente não consegui assisti-lo no cinema, pois na época em que o filme foi lançado tinha apenas 12 anos de idade, e filmes deste tipo não são os preferidos de um adolescente né?

Mas hoje, no auge dos meus 27 anos, pude corrigir o erro e presenciar um dos melhores filmes já feitos até hoje.

Clássico absoluto.

Thiago Simões disse...

Sem dúdiva um clássico

Foi o primeiro filme nazista que eu vi. Depois veio os outros que me fizeram entar neste mundo.

Uma dica. Veja os filmes de Fritz Lang, principalmente "M. o vampiro de Dusseldorf"

Um belo clássico do expressionismo alemão.