quarta-feira, 18 de março de 2009

Filmes - Vicky Cristina Barcelona

Sinopse: Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são grandes amigas que estão em férias em Barcelona. Vicky procura ser sensata em relação ao amor e está noiva, enquanto que Cristina sempre busca uma nova paixão que possa virar sua cabeça. Um dia, em uma galeria de arte, elas conhecem Juan Antonio (Javier Bardem), um atraente pintor que teve um relacionamento problemático com sua ex, Maria Elena (Penélope Cruz). Ainda naquela noite, durante o jantar, Juan Antonio se aproxima da mesa em que Vicky e Cristina estão, fazendo-lhes a proposta de com ele viajar para Oviedo. Vicky inicialmente a rejeita, mas Cristina aceita de imediato e consegue convencer a amiga a acompanhá-la. É o início do relacionamento conturbado de ambas com Juan Antonio.

Crítica: Se tem um cineasta em Hollywood que merece um prêmio ou reconhecimento pela sua contribuição ao cinema mundial, este cara seria Woody Allen. Um especialista em relatar os conflitos amorosos do ser humano numa visão única, especial, trágica e engraçada. De uns tempos pra cá o diretor vinha decepcionando com alguns filmes fracos, mas desde Match Point o cineasta está demonstrando que está voltando a sua melhor forma.

Recomendar os filmes de Woody Allen para um público mais jovem é complicado, pois a maioria dos filmes do cineasta é direcionado ao público adulto que já possui uma certa experiência amorosa e acaba se identificando com os conflitos retratados na tela de uma forma divertida e ao mesmo tempo reflexiva. Com Vicky Cristina Barcelona não será diferente.

Um filme que foca no relacionamento amoroso de 4 personagens únicos e interessantes, cada um com a sua personalidade marcante que juntos, formam uma verdadeira "salada de frutas" do amor, aliás especialidade de Allen.

Destaque para os atores espanhóis Penélope Cruz e Javier Bardem. Penélope Cruz rouba a cena desde o primeiro momento em que entra em cena, não é a toa que foi premiada justamente pelo Oscar de melhor atriz coadjuvante pela sua performance neste filme, graças também a sua personagem marcante, inclusive uma das personagens femininas mais engraçadas e interessantes que eu já ví nos últimos tempos. Linda, neurótica, sensual e carente.

Já o ator Javier Bardem faz um papel diferente em sua carreira. Para quem assistiu Mar Adentro onde ele interpreta um homem que luta para morrer devido a sua condição (Paraplégico) irá estranhar muito pois neste filme ele faz o papel de um pintor sedutor, que facilmente consegue despertar nas mulheres sentimentos de admiração e repúdia devido ao seu estado de espírito excêntrico e incomum.

Scarlett Johansson cumpre o seu papel, não compremetendo o filme fazendo o que ela sabe melhor: Interpretar uma mulher sensual e desinibida. E não poderia deixar de falar de Rebecca Hall, uma atriz que eu não conhecia até então mas que me surpreendeu pela sua segurança e por interpretar uma mulher cheia de conflitos ao não saber escolher entre o amor sólido ou uma aventura amorosa com Juan Carlos (Bardem).

Além das magníficas interpretações, a locação onde se passa o filme (Espanha) contribui muito para o estado de espírito da história. Vicky Cristina Barcelona é um filme que vai te fazer rir o tempo todo com as situações inusitadas vivida pelos personagens, mas ao mesmo tempo te fará refletir sobre este que é o maior do sentimentos humanos, o amor.

Filme mais do que recomendado!

Nota: 9,5

Um comentário:

Quinante disse...

Realmente um excelente filme. Direção e roteiro que me cativaram, realmente... além disso, Scarlett Johansson :)