terça-feira, 10 de março de 2009

Filmes - Segurando as Pontas (Pineapple Express)


Sinopse: O preguiçoso Dale Denton só tem um motivo para visitar o negociante igualmente preguiçoso Saul Silver: comprar erva, especificamente uma preparada de maneira rara conhecida como Pineapple Express. Mas quando Dale se torna a única testemunha de um assassinato de um policial e o vendedor de drogas mais perigoso da cidade, ele se desespera e acaba deixando sua Pineapple Express no local do crime. Agora, Dale tem outro motivo para visitar Saul: descobrir se a erva é tão rara que, se descoberta, poderá levar até ele.

Crítica: Conheci Pineapple Express (Segurando as pontas) na mostra de SP do ano passado. Não cheguei a assistí-lo pois não tive tempo de acompanhar a mostra e fui obrigado a esperar que o filme fosse lançado em DVD. Tal expectativa foi simplesmente pelo fato do filme ter recebido ótimas críticas e ter feito um certo sucesso nas bilheterias americanas (Por aqui foi lançado diretamente em DVD - Não chegou a estrear nos cinemas comerciais).
Ontem resolvi alugar e assistir a este filme para comprovar se era tudo aquilo mesmo. E querem saber? Ao final do filme meu sentimento foi de decepção e raiva! Explico o motivo:
Eu já sabia que o filme falava sobre drogas, só não tinha a idéia de que o filme tivesse um mal gosto terrível com as piadinhas, algo que me fez ter nojo e repulsa ao mesmo tempo. Apenas citando uma cena para vocês compreenderem o que estou falando:
Numa certa parte do filme, os personagens precisam de dinheiro e resolvem vender maconha para 3 estudantes nas proximidades de uma escola. E pior, se não bastasse vender a droga, os traficantes "metidos a bozo" dão o seguinte conselho para os muleques: "Aí garotos, fuma esse baseado aí mas não passa para outras drogas não, como Cocaína, etc. Fica só na maconha blz?", como se Maconha fosse extremamente benéfico para a humanidade e não fosse prejudicial a saúde e a família do indivíduo viciado.

Será que meu senso de humor está muito baixo por não achar graça numa piada de péssimo gosto como essa?

Sinceramente, fiquei com nojo deste filme. Depois desta cena, o filme ficou preso na garganta e não consegui digerí-lo. Se o filme não estava bom antes, depois dessa ficou péssimo.
Até agora estou tentando entender o motivo deste filme ter sido elogiado nos principais sites de cinema, inclusive um deles brasileiro e um dos mais conhecidos. Ou o crítico é daqueles "mente aberta" demais, ou há outro filme com o mesmo título no mercado que eu não saiba.
A história é extremamente fraca, as piadas são forçadas, há cenas de violência gratuíta, ou seja, não há nada que preste neste filme. Se você é esperto ao ponto de rejeitar qualquer tipo de substância nociva para o seu organismo, sugiro que você passe longe deste filme também, pois assim como a Maconha, este filme também é uma droga.
Nota: 3

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu vi esse filme também e nem vou comentar sobre a mensagem passada pelo filme, pois já de se esperar algo do tipo falando sobre drogas em estilo super americano de dizer que maconha é legal e relaxante, e isso é tratado assim em basicamente todos os filmes norte americanos. Achei a historia fraca d+ também minha classificação é de 1 estrela também (nota 1~3).

Pdro disse...

Muito mimini.. O filme é ótimo..
Kkk tenho que rir.

Pdro disse...

Muito mimini.. O filme é ótimo..
Kkk tenho que rir.