quarta-feira, 4 de março de 2009

Filme - Dead Space: Downfall


Sinopse: A história que antecede o jogo da EA em um emocionante longa-metragem! Para a tripulação do USG Ishimura, foi assim que o horror começou: durante uma missão de mineração espacial em um planeta remoto, uma antiga relíquia religiosa – que acreditam ser a prova da existência de Deus – é localizada e trazida a bordo. A peça é adorada por alguns e desprezada por outros. Mas quando o artefato libera uma raça alienígena há muito adormecida, a esperança de ver o Paraíso transforma a nave em um verdadeiro Inferno. O caos toma conta de tudo. A carnificina é incontrolável. E um matador jamais visto pelo ser humano agora está livre para destruir esse mundo. Prepare-se para os perturbadores capítulos iniciais do novo jogo da EA que leva a animação para adultos a novos patamares de violência, derramamento de sangue e terror. Este é DEAD SPACE: A Queda.

Crítica: Dead Space é um jogo que está na minha lista de compras há um bom tempo. Infelizmente não estou podendo me dar o luxo ($$) de comprar um jogo lançamento agora, quem sabe no próximo mês. Para saciar um pouco a minha ansiedade resolvi alugar a animação que antecede aos acontecimentos mostrados no jogo.

Tecnicamente a animação é fraca. Nada de animações caprichadas como estamos acostumados a ver nos dias atuais. Ela é simples, porém bem desenvolvida. Na verdade parece um gibi em forma de filme, ou seja, uma animação voltada aos desenhos old-school. O som também não tem nada de especial, dizem que o som do jogo é algo sensacional, pena que a animação não seguiu este quesito técnico do jogo.

Mas o que realmente interessa é a história certo? Afinal o público alvo desta animação está concentrado nos jogadores interessados no game da EA.

Achei a história bem clichê, na verdade uma cópia descarada da série Alien. Reparem que os alieníginas precisam dos corpos para se "reproduzir", além disso a personagem principal da animação é uma mulher com um bando de machões na sua equipe. É impossível não lembrar da série Alien ao assistir Downfall. Apesar disso, para quem gosta de filmes de terror no espaço, esta animação será uma boa pedida.

O filme possui diversas cenas violentas, não poupando corpos dilacerados e cortados ao meio. Sangue é uma coisa que você cansa de ver. Ponto positivo, pois terror sem violência não é terror.

Como ainda não joguei o Game, não sei muito bem a verdadeira origem do artefato e da religião que os tripulantes seguem. Eles acreditam que aquele artefato encontrado no planeta é sagrado e aparentemente foi por ordem da "igreja" que eles querem levar aquilo para a terra. Fica meio que um vazio no final, mas este tipo de dúvida creio eu que será respondida no jogo.

Outro fato que contribuiu para que eu não me empolgasse tanto com o filme foi o fato de saber o final dele antes mesmo de começar a assisti-lo. Apesar da curiosidade em saber o que aconteceu com a nave, no final da projeção fiquei com a sensação de ter imaginado a história do filme sem mesmo tê-lo assistido, pois não acontece nada de espetacular que faça com que você seja obrigado a assistí-lo.

Dead Space: Downfall é uma boa jogada da EA, um projeto criativo que procurou expandir a história do game mas que no final acabou deixando uma sensação "amarga" ao constatar que a animação não aumentou a minha empolgação para jogar o game, isso devido a falta de acontecimentos interessantes que fizesse com que minha curiosidade tivesse sido aguçada.

Nota: 6

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Samuel, compre o jogo assim que puder.
Ele é fantástico e não vejo a hora de sair os próximos games da trilogia, como já foi anunciado pela EA