segunda-feira, 16 de março de 2009

Filmes - O Gângster (American Gangster)

Sinopse: Um homem aproveita a morte de seu mentor para assumir a liderança do tráfico de drogas em Nova York. Até que um implacável detetive resolve detê-lo. Dirigido por Ridley Scott (Alien, o 8º Passageiro) e com Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor, Armand Assante, Cuba Gooding Jr. e Josh Brolin no elenco. Recebeu 2 indicações ao Oscar.

Crítica: Tive a oportunidade de assistir este filme no cimena, porém aproveitei para assisti-lo novamente no Telecine Premium no sábado a noite. Sempre fui um grande fã de filmes de Gângsters, sendo o meu preferido a clássica Trilogia do Poderoso Chefão, portanto foi extremamente prezeroso assistir este, que na minha opinião, é um dos melhores filmes do gênero dos últimos tempos.

Desde a atuação magnífica de Denzel Washington e Russel Crowe, até a direção competente de Ridley Scott, "O Gângster" agrada em todos os sentidos, pois tudo o que você procura em filmes deste estilo, está lá: Conspirações, policiais corruptos, dia-a-dia de famílias envolvidas com o crime, traição, dinheiro, etc.

Denzel Washington faz o papel do Gângster Frank Lucas. Um cara inteligente que não mede esforços para conseguir seus objetivos. Uma das melhores performances da carreira deste grande ator, inclusive achei melhor que sua performance em "Dia de Treinamento" na qual ele arrematou o Oscar de melhor ator. Denzel consegue interpretar com maestria a diferença de humor do personagem, pois ao mesmo tempo em que Frank Lucas estará feliz agradando sua família, a qualquer risco de "melar seus negócios", pode virar um maníaco descontrolado e agredir a todos, inclusive pessoas que ele ama (Como sua esposa e irmãos). Aliás Frank Lucas "leva o filme nas costas", pois sua personalidade imprevisível mostra seu lado mais doce (O lado família) e o lado mais cruel (Gângster) do seu personagem com igual profundidade, fazendo com que, em poucos segundos, aquele sujeito carismático se mostre um verdadeiro monstro ao matar a sangue frio qualquer um que ameaçar seus negócios.

Já Russel Crowe faz o papel de um policial honesto e competente, porém incapaz de construir uma família devido a sua falta de atenção e competência como pai. Por causa destas trapalhadas, muitas vezes o público vai se pegar torcendo para Frank Lucas, o que deveria ser o inverso certo? Não em filmes de Gângsters meu amigo! Ou você lembra o nome de algum policial nos filmes do gênero? Don Corleone e Tony Montana são provas disso!

Além da ótima performance dos atores, a fotografia é excelente, lembrando muito os clássicos antigos do gênero.

O Gângster é um grande filme que merece ser apreciado por todos, um verdadeiro clássico moderno! Eu recomendo!

Nota: 9,3

Nenhum comentário: