segunda-feira, 9 de março de 2009

Filmes - As melhores trilogias do cinema

Atualmente temos diversas trilogias na sétima arte, muitas cultuadas e adoradas por milhares de fãs ao redor do planeta, outras fadadas ao fracasso buscando apenas ganhar dinheiro após um improvável sucesso do primeiro filme.

Irei abordar neste tópico somente as melhores trilogias do cinema em minha opinião, e antes que alguém pergunte, não vou falar apenas de trilogias, mas de quadrilogias, hexalogias, etc, ou seja, filmes que possuem 3 ou mais capítulos!

Vamos a lista:

1) O Poderoso Chefão (The Godfather)

Clássico dos clássicos. É só olhar o ranking dos melhores filmes de todos os tempos nos principais sites de cinema para ver que 2 ou até mesmo os 3 filmes figuram nesta seleta lista. Um filme que não envelheceu, até hoje você se surpreende com a qualidade empregada nesta maravilha. Aliás, esta trilogia possue o melhor elenco de todos os tempos na minha opinião, reunindo o mestre dos mestres Marlon Brandon, Robert De Niro, Al Pacino e Andy Garcia. Se você ainda não assistiu, não sabe o que está perdendo.

2) De volta para o futuro (Back to the Future)

Se há uma trilogia que eu não me canso de assistir é a trilogia "De Volta para o Futuro". Já perdi a conta do número de vezes em que assisti aos 3 filmes na sessão da tarde quando criança ou até mesmo em DVD, afinal, sou um grande fã do filme e fiz questão de comprar o BOX com os 3 filmes e documentários. Estes filmes são mais do que especiais pra mim, eles fazem parte da minha infância, portanto é impossível não falar deste clássico moderno! "Ei Mcfly, seu franguinho!".

3) O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings)

Antes dos filmes não tinha lido os livros e não tinha qualquer familiaridade com o mundo fantástico de Tolkien. Após assistir a Sociedade do Anel pela primeira vez, passei dias tentando assimilar o que tinha acabado de presenciar naquelas 3 horas de duração gastas no cinema. Foi algo mágico que levou dias/meses para digerir. Assisti ao filme umas 3 vezes para passar a expectativa pelo lançamento do próximo filme, e foi assim com os demais. O Retorno do Rei fechou com chave de ouro esta, que na minha opinião, é uma das melhores trilogias de todos os tempos, obrigatória para qualquer fã de cinema. Não canso de assistir aos filmes e a cada "sessão pipoca" admiro ainda mais a genialidade de Peter Jackson ao desenvolver estas 3 maravilhas da sétima arte. E que venha "O Hobbit".

4) Star Wars

Podemos dividir Star Wars em duas trilogias, a Clássica e a nova. Não vou entrar no mérito em dizer qual delas é a melhor pois estou abordando as séries como um todo. Infelizmente só pude assistir aos 3 filmes da trilogia clássica na proximidade do lançamento do Episódio I nos cinemas (Tarde para quem sempre foi viciado em cinema). É verdade que a trilogia clássica é muito antiga e eu não era nem nascido quando o primeiro filme foi lançado, mas mesmo assim me senti um inútil ao constatar que demorei muito para conhecer esta grande obra do cinema. Star Wars influenciou diversos filmes, chegando ao ponto de se tornar um patrimônio da Humanidade. Star Wars é muito mais que cinema, é uma religião para muitos. Com um universo expandido que abrange desde revistas em quadrinhos até games, esta série reune milhares de fãs ao redor do planeta, e eu sou um deles!

5) Indiana Jones

Indiana Jones é sinônimo de Sessão da tarde para os brasileiros. Quem não passava horas se divertindo com as aventuras e trapalhadas do Dr. Jones nos lugares mais remotos do planeta? Indiana Jones inventou o gênero de aventura, e de lá pra cá surgiram diversas cópia. Infelizmente, por causa desta necessidade em ter um novo herói e uma nova série de sucesso no gênero, Steven Spielberg e George Lucas resolveram fazer o quarto filme da série, o que na minha opinião foi um grande erro, pois o último filme é o mais fraco da série. Mas isso não tira o brilho desta trilogia fantástica, que me divertia toda vez que eu a assistia.

6) Trilogia da Vingança

Muitos nem sequer ouviram falar desta trilogia, o que é um verdadeiro pecado, pois estão perdendo a oportunidade de assistir filmes maravilhosos. De certa forma é até compreensível, pois brasileiro está acostumado a “rejeitar” filmes que não são do circuito hollywoodiano. Esta trilogia foi criada pelo sul-coreano Park Chan-Wook e ela é formada pelos 3 filmes: Mr. Vingança (2002), OldBoy (2003) e Lady Vingança (2005). Park é considerado o diretor favorito de Quentin Tarantino, e não é para menos, é um diretor extremamente talentoso para se criar personagens caricatos e ao mesmo tempo interessantes para o público. Esta trilogia recebeu diversos prêmios ao redor do mundo nos principais festivais internacionais. Alugue que você não vai se arrepender, principalmente OldBoy.

7) Alien

Conheci esta série por causa do meu pai que sempre gostou de filmes de ficção científica. Lembro que assisti ao Oitavo passageiro (Primeiro filme da série) na televisão, e como eu era pequeno naquela época, fiquei assustado mas ao mesmo tempo empolgado com aquele sentimento de nostalgia ao constatar que estava nascendo ali um clássico do gênero. Foram diversos filmes lançados, tendo o primeiro e o segundo como meus favoritos e os mais recentes como os piores (Infelizmente), mas isso não tira os méritos e brilho desta série espetacular. A Ripley foi criada para os Aliens, assim como os Aliens foram criados para Ripley. Apesar de inimigos, ver os dois na tela se confrontando por aqueles corredores escuros era algo sinistro, fora aqueles sensores de movimento que mais pareciam um termômetro da tensão do espectador ao constatar que aquelas criaturas “horrendas” estavam se aproximando cada vez mais. Simplesmente genial!

8) Jurassic Park e Matrix

Vocês devem estar se perguntando por que eu decidi abordar estas duas trilogias juntas. Pois bem, eu explico: Simplesmente porque estas trilogias são os maiores exemplos de que serão sempre reconhecidas por causa do primeiro filme da série. O Primeiro filme de ambas é um verdadeiro clássico, fantástico, inovador, porém as seqüências deixaram muito a desejar, principalmente os últimos capítulos.

9) Homem Aranha (Spiderman)

O primeiro filme é considerado por muitos como o melhor filme de herói de todos os tempos. Hoje perdeu o posto para o último filme do Batman (The Dark Knight), pelo menos na minha opinião. Sam Raimi, conhecido por filmes cult conseguiu o que era impossível até aquele momento, produzir um filme de herói que conseguisse atrair o público que não era fã das histórias do “amigo da vizinhança”. E mais, ele conseguiu fazer com que o segundo filme fosse melhor que o primeiro, algo inédito até então, pois assim como foi com Jurassic Park e Matrix, as seqüências geralmente eram mais fracas que os filmes de origem. Uma pena que o terceiro filme desta trilogia manchou a imagem dos dois primeiros. Na minha opinião, um verdadeiro fracasso, onde o diretor se preocupou somente com os efeitos especiais e esqueceu da narrativa. Fora a opção errada de incluir diverso vilões na trama, não dando a devida importância a nenhum deles. Uma pena!

10) X-Men

Confesso que “torci o nariz” quando fiquei sabendo que eles iriam fazer um filme da minha série favorita dos quadrinhos. Sempre gostei de X-Man e colecionava as “revistinhas”. É verdade que o primeiro filme não foi dos melhores, mas ao contrário de Jurassic Park, Matrix e Homem Aranha, a série dos mutantes foi melhorando com os últimos episódios da série. Na minha opinião, X-Men 2 e 3 foram os melhores da série, figurando assim nesta seleta lista de melhores trilogias do cinema.

P.S: Se Batman manter a excelente qualidade dos dois primeiros filmes (Begins e The Dark Knight), pode ter certeza que ela irá entrar nesta lista. Vamos torcer!


Além de Batman, vale mencionar que a trilogia Bourne poderia ter entrado na lista, mas infelizmente ainda não assisti ao último filme da série!

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom, a lista está boa (confesso que não vi alguns, mas ainda vou), mas como não conheço essa trilogia do Mr.Vingança, eu colocaria Piratas do Caribe aí, não necessariamente na mesma posição, mas ao menos na lista.

Anônimo disse...

Fala Lúcio, obrigado pelo comentário. Se não conhece a trilogia da vingança, você precisa conhecer. Comece por Oldboy, e não se preocupe que não importa a ordem dos filmes.

Sobre a trilogia do Piratas do Caribe, eu pensei nela, mas sinceramente, os dois últimos filmes foi uma "salada" só e eu resolvi não colocar na minha lista. Mas eu adoro o primeiro filme, o Sparrow é fantástico.

Abraço,