quinta-feira, 12 de março de 2009

Games - Dead Space (Primeiras Impressões)


Primeiras impressões: Ontem tive a oportunidade de jogar alguns minutos de Dead Space. Para aqueles que só jogaram a DEMO disponível na LIVE o que posso dizer é: É igual, porém o "filé" do jogo que é a imersão e o sentimento de medo e insegurança não está lá. Tudo bem, a DEMO já mostra um pouco o desespero que você irá passar com aqueles monstros malditos, mas acreditem, o jogo completo é muito mais pertubador! Logo no começo você já tem um aperitivo do terror que você vai passar durante a jogatina. Ele faz com que você pense duas vezes antes de abrir uma porta ou, andar com a nítida sensação de que há algum monstro atrás de você. É algo assustador e ao mesmo tempo empolgante!

A cena inicial mostra seu personagem e mais dois tripulantes chegando até a Ishimura (Nave que enviou o pedido de socorro para a terra). Os gráficos são maravilhosos e a cena é extremamente bem feita. E o melhor, esta cena não é CG, é em tempo real. Achei incrível!

Logo quando você entra na Ishimura, a animação Downfall, na qual assisti antes de começar o jogo, veio inteirinha na minha cabeça. É impressionante constatar a fidelidade do interior da nave nos dois projetos. Ela é idêntica.

E o melhor é você saber antecipadamente o que te espera lá dentro, já que a animação mostrou que aqueles bichos não são nada amistosos. :-)

Além dos gráficos serem extremamente competentes, a parte sonora é ótima. Ela é responsável por boa parte da imersão do jogo, pois a cada novo passo você escuta barulhos estranhos, gritos de socorro, etc... some isso ao ambiente escuro e aterrorizante na qual você está adentrando e o resultado será um só: MEDO.

A quantidade de sustos que você vai levar neste jogo será muito grande. Aqueles monstros desgraçados são especialistas em pregar sustos, acreditem. E pior, como já foi mostrado na DEMO, o segredo é desmembrar os bichos, portanto não serão poucas as vezes em que eles irão aparecer na sua frente te pregando um baita susto e você, com muito sangue frio, terá que mirar nas pernas ou nos braços dos inimigos para matá-los, mesmo eles estando a poucos centimetros do seu personagem. Acredite, é uma sensação aterrorizante e ao mesmo tempo única!

Os cenários são muito bem feitos, contribuindo com o clima de terror do jogo. Há partes em que você irá entrar numa sala e derepente as luzes se apagarão e você irá escutar rungidos ou barulhos pertubadores. O trabalho de iluminação é perfeito, fazendo com que diversas salas tenham partes não iluminadas te obrigando a pensar: "Caramba, será que eu vou até ali? Será que tem alguma coisa interessante ali? E se tiver um monstro? Bom, seja o que Deus quiser! :-)".

Dead Space está sendo até agora tudo o que eu esperava. Um jogo extremamente bem feito, aterrorizante e imersivo, tanto é que ontem ao desligar o meu console parecia que eu estava com 2Kgs a mais em cada ombro, pois a tensão foi forte nos primeiros minutos de jogo. Só espero que ele mantenha esta qualidade inicial, algo que tenho certeza que irá acontecer pois os elogios de jogadores e mídia especializada são provas disso!

Aliás, não vejo a hora de chegar em casa para jogar mais um pouco. :-)

Nenhum comentário: