sexta-feira, 13 de março de 2009

Diversidades - Amizade não se compra, se conquista

De 10 pessoas que você perguntar, 9 irão responder que sentem saudades da sua infância.

Desde pequeno passava o dia inteiro na rua jogando taco, baralho, empinando pipa E jogando futebol. Graças a este esporte, posso dizer que mantenho vivo esta época tão especial na minha vida: A Alegria dos tempos de infância.

Quem me conhece pessoalmente sabe: O Sam é um verdadeiro "fominha" quando o assunto é futebol. Desde pequeno adorava jogar com meus amigos. Quando não era no campo de areia que ficava na rua de cima do prédio onde eu morava, era no campo de terra que ficava em frente a casa dos meus primos.

O vício era tanto, que tinha dias em que jogávamos bola na rua durante a madrugada. Eu morava num prédio que ficava em uma avenida e como estes campinhos que tínhamos o hábito de jogar não tinha iluminação artificial, o jeito era esperar o movimento dos carros diminuir (Depois das 00:00hrs) e montar os golzinhos com chinelos e chamar a galera do bairro para fazer aquela farra. Coitado dos moradores do bairro, pois imagine 15 a 20 garotos jogando bola até às 03:00AM fazendo aquele barulho madrugada a dentro? :-) Era um terror! Sorte que naquela época não tinha esta lei do Psiu! :-)

Foi justamente nessa época que eu e meus amigos de infância resolvemos criar o Maciota's F.C (http://www.maciotas.com.br/). Neste ano de 2009 completamos 15 anos de existência! Nossa como o tempo passa! :-

Esta equipe foi criada justamente para unir os amigos de infância, pois como todos sabem, conforme o tempo passa e as responsabilidades aumentam, muitos se distanciam perdendo contato uns com os outros. É uma realidade muito dura e amarga, pois apesar deste nosso esforço, alguns estão totalmente "sumidos" e não temos notícia alguma destas pessoas que marcaram as nossas vidas naquela época. Todo dia era motivo para se alegrar com a mulecada. Só risada e diversão. Saudade é pouco destes meus amigos! :-

Graças a Deus, poucos foram os que perdi contato totalmente, graças ao time e a perseverança de manter este elo de amizade tão marcante que construímos naquela época, mesmo assim dói ao saber que a vida é tão cruel neste ponto, pois se dependesse de mim, até hoje estaríamos jogando bola na rua e fazendo as travessuras da infância. Infelizmente este momento tão especial passa, e o que sobra é a saudade e as lembranças.

É por causa disso que insisto em manter a nossa equipe. É verdade que a grande maioria dos jogadores não são amigos daquela época, mas as amizades que tivemos a oportunidade de fazer nestes 15 anos foram tão marcantes quanto!

De 1994 a 2006 (12 anos) sempre fazíamos amistosos contra equipes de bairros próximos, escolas, empresas e igrejas. Toda semana tinha adversário para jogar e pouco a pouco nossa equipe foi ficando conhecida nas redondezas por manter um retrospecto grande de vitórias (Ficamos mais de 3 anos sem perder um jogo). Por causa deste retrospecto, tinha dias que íamos jogar sem levar dinheiro para pagar a quadra, pois a maioria dos nossos jogos pagava quem perdia e como ganhávamos sempre, nem levávamos dinheiro tamanha a confiança que tínhamos.

Apesar de muitos jogadores serem excelentes tecnicamente, o maior trunfo da equipe era o entrosamento. Quando jogávamos, sabíamos exatamente onde o nosso amigo estava não tendo dificuldade alguma em fazer jogadas plásticas de toque de bola e triangulações.

Por causa deste grande sucesso, resolvemos organizar a equipe em 2007 e no primeiro campeonato que disputamos fomos campeões. Depois disso, disputamos a segunda divisão do campeonato paulista de futebol Society e fomos vice-campeões. E assim foi, campeonato atrás de campeonato, passando por alguns momentos maravilhosos (Conquista de títulos e festivais) e outros nem tanto (Eliminações e derrotas em amistosos).

Neste ano de 2009 estamos enfrentando algumas dificuldades em manter a equipe (Falta de patrocínio, compromisso dos jogadores com o seu trabalho/família já que nossa equipe não é profissional, etc), mesmo assim sei que será um desafio pequeno comparado a força de vontade de todos em continuar. Não gosto nem de pensar em ter meus amigos longe, e tenho certeza que é um pensamento comum na mente de cada integrante do Maciota's F.C. Costumamos dizer que nossa equipe é mais do que um time, é uma família, e mesmo vendo diversas equipes usarem o mesmo termo por aí, muitas não conseguem ficar 2 anos juntas, e o Maciota's já tem 15 anos de existência, portanto digo de "boca cheia": Sim, somos uma família!

Sei que a maioria dos leitores deste blog não me conhecem pessoalmente e não viveram estes momentos relatados acima comigo, mas tenho certeza de uma coisa, todos irão se identificar com este relato por causa de uma coisa: A Lembrança e saudade da sua infância.

Isso não tem preço! A amizade é um dos maiores bens preciosos do ser humano, por isso aí vai um conselho: Valorize e cultive a amizade, pois amigos não se compram, se conquistam!

Abraços.

Nenhum comentário: