quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Games - Need for Speed: SHIFT - Primeiras Impressões


Peguei emprestado o Need for Speed: SHIFT de um amigo meu do condomínio e de lá pra cá, este jogo não saiu da minha bandeja. Estou tão empolgado com ele, que resolvi criar este post apenas com as minhas primeiras impressões do jogo, pois ainda não cheguei ao final do modo carreira e também não experimentei o modo online. Com o tempo atualizo este tópico e transformo-o numa análise completa.

Bom, agora vamos ao que interessa.

Logo no início, o jogo já te coloca na pista para disputar uma corrida bem curta. O objetivo é analisar o tipo de jogador que você é, ou seja, aquele tipo de jogador que procura fazer tudo certinho ou aquele jogador que não se preocupa em bater e tirar seus oponentes da frente. Assim que a corrida termina, o jogo propõe uma configuração, desde a Inteligência Artificial dos oponentes até as assistências de freio e controle do carro. Mas é claro, é apenas uma sugestão, você pode alterar conforme você acha melhor.

Eu recomendo desligar a assistência de freio, pois não tem graça nenhuma o jogo frear por você. O restante fica a critério de cada um. Procurei desligar todas as assistências para ter uma noção de realismo maior.

Começando o modo carreira, seu primeiro objetivo é comprar um carro com o dinheiro que você ganhou nesta corrida anterior. Comprei uma BMW e comecei a me aventurar nas primeiras corridas. A impressão inicial foi horrível, pois era muito complicado controlar o carro. A traseira dele parecia que estava andando no sabão! Porém acabei me lembrando de um tópico no Portal Xbox mostrando algumas dicas de configuração do controle do carro. O tópico é este aqui:

http://www.portalxbox.com.br/e107_plugins/forum/forum_viewtopic.php?779384.10

Depois que segui as dicas e ajustei o controle, melhorou bastante, apesar de não ter ficado perfeito. Pelo menos consegui controlar o carro e me divertir bastante com o jogo a partir daí.

Voltando para o modo carreira, pude perceber que o jogo disponibiliza diversos tipos de eventos. Os que eu pude experimentar até agora foram: Corrida normal, Corrida contra o tempo, Duelo 1x1 e Melhor volta. Sei que há um modo DRIFT, mas ainda não joguei para poder analisá-lo.

Por enquanto tudo normal, certo? Mas há um diferencial bem interessante neste modo: As recompensas e a forma como você vai progredindo no jogo. NFS SHIFT possui um dos modos carreiras mais divertidos que eu já joguei até agora, isso porque o jogo premia as suas habilidades como piloto o tempo inteiro. Você vai ganhando estrelas e medalhas que recompensam o jogador cada vez mais. Por exemplo: No modo Melhor tempo, você disputa uma corrida normal, só que seu objetivo principal é marcar o melhor tempo da prova contra os seus adversários.

Mas o interessante é que há objetivos secundários em cada evento, como por exemplo, cravar o tempo abaixo de um tempo estipulado para ganhar mais estrelas e medalhas. Quanto mais estrelas e medalhas você ganha, mais pontos você vai adquirindo, e estes pontos são responsáveis por avaliar seu desempenho e abrir novas provas baseado nas suas habilidades como piloto.

Resumindo, o modo carreira nunca fica chato como era o modo carreira de Forza Motorsport 2, por exemplo. Você sempre é desafiado a conseguir alguma coisa a mais nas corridas, e sendo recompensado conforme vai progredindo no jogo! Muito legal!

Bom, agora que você já sabe como o modo principal do jogo funciona, vamos aos quesitos técnicos.

Vou começar falando dos gráficos. Os gráficos de NFS SHIFT estão ótimos, porém não são os mais bonitos desta geração. O destaque mesmo é o cuidado que a EA teve em reproduzir o interior de cada carro, algo sensacional! Muito bem feito, fazendo com que você tenha a nítida sensação de estar dentro de um carro de verdade!

Agora, o quesito que mais me surpreendeu em NFS SHIFT foi o SOM. Meu Deus do céu, que som é aquele? Experimente jogá-lo com um cabo ótico ligado em um bom HOME THEATER para ter uma idéia do que estou falando. O SOM é muito, mas muito bom. O ronco dos motores, as batidas, a respiração ofegante do piloto após uma pancada, o zunido do vento quando você alcança uma velocidade grande, etc. Tudo muito fiel e em proporções grandes.

E por último, o ponto mais importante em um jogo de corrida, a jogabilidade. Como eu disse no início, a primeira impressão é das piores possíveis, pois para conseguir pilotar o carro direito você precisa fazer aqueles ajustes mencionados no início do tópico. Na minha opinião, uma grande falha da EA por não ter polido a jogabilidade padrão do jogo, obrigando o jogador a se virar com os ajustes.

Tirando este pequeno contratempo, após os ajustes, a jogabilidade melhora bastante, porém não chega à perfeição. Há uma certa diferença no controle entre um carro e outro, mesmo assim é bem pouco. SHIFT tenta mesclar os dois tipos de jogabilidade, Arcade e Simulação. Com as assistências desligadas, jogadores HARDCORE que prezam pela simulação vão ficar decepcionados, o ideal mesmo é desligar algumas (Principalmente a do freio) e tentar se divertir. Lógico que você não vai encontrar a perfeição mostrada pela TURN 10 em Forza 3, mas certamente você não se sentirá tão frustrado assim. Mesmo ficando com a impressão de que poderiam ter melhorado este quesito, consegui me divertir bastante com o jogo e estes pequenos problemas não me atrapalharam em nada.

Aliás, o ponto alto da diversão está na visão interna do carro. SHIFT foi o primeiro jogo na qual consegui me aventurar neste tipo de câmera. Eles fizeram um verdadeiro milagre, pois até hoje, nunca tinha conseguido jogar outros jogos de corrida utilizando esta câmera interna. E saiba de uma coisa, depois que você se acostuma, você não quer saber de jogar de outra forma. A imersão que esta câmera proporciona é algo sensacional. Fora que o jogo simula até os movimentos da cabeça do piloto após uma batida. Genial!

Só pela oportunidade de conseguir jogar com esta câmera, já vale a compra de NFS SHIFT na minha opinião. Nunca me senti tão imerso em um jogo de corrida antes, você tem a nítida impressão de estar dentro do carro, principalmente com a genialidade do SOM na qual já mencionei anteriormente. Adrenalina nas alturas, e isso na minha opinião, não tem preço!

Bom, chega de escrever. Até que para uma “primeira impressão”, este tópico ficou bem grande. :-) Assim que eu avançar melhor na carreira e jogar o modo online, atualizo o tópico falando um pouco mais do que restou analisar.

Por enquanto, minhas impressões foram ótimas. Recomendo a compra do jogo, mesmo sabendo que Forza Motorsport 3 está chegando. Creio que a premissa é diferente, pois SHIFT é voltado para os jogadores não tão HARDCORE, mas que prezam por um pouco de simulação, ao contrário de Forza 3, que exige que você tenha um conhecimento melhor de ajustes para poder extrair 100% da diversão que o jogo lhe proporciona!

Update: Joguei as corridas de Drift em NFS: Shift e posso dizer que foi uma das coisas mais horríveis que eu já joguei na minha vida. Impossível controlar o carro! Jogabilidade porca!

Outra coisa que não me agradou nem um pouco foi a visão externa do carro! Que coisa feia! O carro rebola a traseira mais do que a Sheila Carvalho!

Por causa destes problemas, vou diminuir a nota do jogo de 9 para 8.

Nota: 8

Nenhum comentário: