segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Games - Eternal Sonata (Primeiras Impressões)

Fazia tempo que eu estava procurando uma chance de conseguir este jogo. Como meu Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts estava pegando poeira lá em casa, resolvi trocá-lo por um Eternal Sonata usado, porém em excelente estado de conservação.

Ainda estou no início, com pouco mais de 3 horas de jogo, por isso não vou fazer uma análise completa do jogo, gostaria apenas de postar as minhas primeiras impressões.

Primeiramente o enredo, fator que considero o mais importante em jogos no estilo RPG. Gostei bastante do que vi até agora. A história é extremamente complexa e possui um teor dramático considerável, fazendo com que você rapidamente passe a se importar com o futuro dos personagens.

O enredo do jogo segue dois estilos diferentes de narrativa:

O primeiro seria a narrativa principal, é a história do mundo fictício que Chopin está experimentando em seu leito de morte. Pra quem não sabe, Chopin foi um famoso compositor e pianista considerado um gênio da música clássica.

A outra narrativa oferece informações históricas sobre a vida de Chopin que são consideradas relevantes aos atuais desenvolvimentos do enredo no mundo fictício e é mostrada em momentos-chave no decorrer do jogo. Esta narrativa é acompanhada por uma reprodução da música na qual o capítulo se inspira.

Pareceu estranho? Pode até parecer, mas conforme o jogo vai se desenrolando, você vai percebendo que a junção da história fictícia + real do compositor é perfeita.

Não vou entrar em maiores detalhes, pois como eu disse, ainda estou no início e não sei como a história vai se desenrolar do meio até o final. Por enquanto, achei o enredo criativo e bem interessante, motivando o jogador a terminar o jogo para saber o que irá acontecer com cada um dos personagens.

Tecnicamente o jogo também está excelente. Os gráficos são de encher os olhos, e fazem com que você tenha a nítida impressão de estar inteiragindo com um desenho animado. Cada arte e detalhe do jogo, fazem com que você vislumbre o capricho que a Namco Bandai empregou neste jogo. O som também está muito bom, pena que com o tempo você enjoe das diversas frases "de efeito" que os personagens soltam antes e durante as batalhas, aliás, muito comum em jogos de RPG (Algo como: "Prepare-se para morrer", etc).

Eternal Sonata é um action RPG, ou seja, você tem total controle durante a batalha para movimentar o seus personagens. Nada de batalhas por turnos, aqui a batalha é muito mais dinâmica. Eu gosto dos dois estilos de RPG, porém confesso que um Action RPG torna a coisa mais dinâmica e menos enjoativa com o passar do tempo. Em jogos Action RPG dá gosto lutar, pois além de estar adquirindo experiência para fortalecer os atributos de seus personagens, você está se divertindo com as batalhas, aplicando combos e estratégias, tudo em real-time.

A única crítica negativa que eu poderia fazer para o jogo seria o fato dele ser totalmente linear, ou seja, você não tem liberdade alguma para explorar as cidades, vilas, castelos, etc. Mesmo assim, Eternal Sonata é um jogo divertido de se jogar e faz com que você não veja o tempo passar enquanto estiver jogando. Por enquanto, minhas impressões sobre o jogo são ótimas. É o estilo de jogo que eu estava procurando para o Xbox 360. Em breve a análise completa!

Nenhum comentário: