quarta-feira, 21 de outubro de 2009

E-commerce no Brasil - Problemas atrás de Problemas

No meu post anterior falei um pouco do amadorismo das lojas brasileiras com a política de preço quanto a jogos de video-game. Uma verdadeira bagunça!

Se isso não bastasse, ainda temos que nos deparar com diversos problemas de atendimento das mesmas. Já perdi a conta do número de vezes que tive problemas com prazo de entrega em algumas lojas ONLINE como Submarino, Saraiva, etc. Inclusive, minha última compra na Saraiva (HALO 3 ODST) atrasou 2 dias!

Agora novamente estou tendo problemas com a Saraiva. Fiz a compra do Forza Motorsport 3 na pré-venda no dia 18/10/2009 (Domingo passado). Informei o meu endereço, cartão de crédito e confirmei o pedido tudo certinho. Na segunda-feira (19/10/2009) fui olhar o meu e-mail e notei que a Saraiva não tinha me enviado o e-mail de confirmação do pedido. Achei estranho e fui olhar no site para ver se ele constava lá!

Para a minha surpresa, não encontrei o pedido no site.

Liguei no Televendas e pra variar, não adiantou nada. A atendente disse que não constava nenhum pedido realizado no dia 18/10/2009 e que era pra mim fazer outro.

Após consultar a minha fatura do cartão de crédito e verificar que não constava a compra, decidi fazer um novo pedido. Porém, graças aos céus, não tive tempo de fazê-lo até agora!

Aí você deve estar se perguntando: "Ué, por que "graças aos céus". Não entendi?". Eu explico:

Para a minha surpresa, hoje ao consultar meu e-mail vejo que a Saraiva me enviou o e-mail confirmando este pedido "sumido" que eu fiz no dia 18/10/2009. Rss. Parece piada, mas não é!

Entrei no site e nada do pedido aparecer.

Liguei no Televendas e a atendente me informou que o pedido está confirmado, porém o site está passando por uma atualização e por isso meu pedido não está aparecendo.

Agora eu pergunto: Já pensou se eu tivesse feito uma outra compra? Ou até mesmo decidido comprar em outro site?

Pois é, eu teria tido a dor de cabeça de cancelar um dos pedidos e aguardar o estorno no cartão de crédito por uns 15 dias, etc. Aquela burocracia que todos conhecem!

É lamentável, mas o atendimento destas lojas ONLINE está cada vez pior.

Só não deixo de comprar na Saraiva porque consigo alguns bons cupons de descontos que fazem valer a pena estas pequenas dores de cabeça, mas garanto que se não fosse isso, já teria abandonado esta loja faz é tempo! Aliás não só ela, mas as lojas ONLINE como um todo!

O dia que estas lojas deixarem de fazer estas promoções bacanas ou extinguirem os "amados" cupons de desconto, garanto que as vendas irão cair drasticamente. Eu mesmo seria um "ex-cliente" deste tipo de comércio!

Nenhum comentário: