quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Filmes - Um beijo roubado

Sinopse: A vida de Jeremy (Jude Law, de O Talentoso Ripley), dono de um charmoso café, muda radicalmente quando ele recebe a visita de Elizabeth (a cantora Norah Jones), uma jovem de coração partido com quem conversa noites adentro. Em busca de um novo rumo, Elizabeth parte em viagem através dos EUA, onde faz amizades com um policial (David Strathairn, indicado ao Oscar de Melhor Ator por Boa Noite Boa Sorte) que não consegue esquecer a ex-mulher (Rachel Weisz, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por O Jardineiro Fiel) e uma sexy jogadora de cartas (Natalie Portman, a rainha Amidala de Star Wars), Jeremy, muito apaixonado, acompanha a jornada desesperadamente através de telefonemas e cartas.

Crítica: Ontem na empresa onde trabalho alguns colegas me questionaram: "Caramba SAM, faz tempo que você não aluga filmes. O que aconteceu?". Pois é, realmente já fazia um bom tempo! Para acabar com este jejum, passei na locadora e peguei dois filmes e um desenho para o meu filho. Ontem assisti um deles: "Um beijo Roubado".

Apesar deste filme ter sido lançado em 2007, só agora temos a oportunidade de conferí-lo em DVD aqui no Brasil. "Um beijo roubado" ganhou uma certa notoriedade pois ele foi o escolhido para abrir o Festival de Cannes daquele ano. Mas você deve estar se perguntando? Mas o que este filme tem de "especial"? Simplesmente porque ele é o mais novo trabalho do cultuado diretor chinês Wong Kar Wai, mais conhecido pelo clássico cult "Amor à flor da pele" (Na qual recomendo que assistam - Excelente filme).

Mas antes de iniciar esta crítica, já aviso: Os filmes de Wong Kar Wai não são filmes recomendados para qualquer um. São filmes diferentes dos habituais de Holywood, ou seja, nada de filmes clichês com finais "melosos" feitos para o público sair chorando ou sorrindo do cinema. Os filmes do diretor possuem estilo próprio, onde não só os personagens dão o teor da história, mas os cenários e a fotografia trabalham em prol da construção da mesma.

Infelizmente "Um beijo roubado" não é um dos melhroes filmes do diretor. Não que o filme seja ruim, pelo contrário, achei um filme com uma sensibilidade impressionante, porém o diretor se perde um pouco na construção dos personagens coadjuvantes e na história em si, pois depois que o filme acaba ficamos com a sensação de: "OK, o filme é bom, mas eu esperava bem mais".

Você fica esperando o tempo todo por algum elemento que te surpreenda, mas infelizmente o filme acaba sem que algo mais interessante aconteça. Não há o clímax na história. E o pior, o diretor cometeu um dos maiores erros do cinema americano, fez com que o seu mais novo filme tivesse um final previsível e sem graça.

Talvez eu não tenha gostado tanto do filme justamente por causa da expectativa de estar assistindo o mais novo filme do diretor responsável por um dos meus filmes favoritos do gênero (Amor à flor da pele). Talvez a minha expectativa tenha sido alta demais, mas ao ler algumas críticas e ouvir opiniões de alguns cinéfilos, cheguei a conclusão que realmente, este filme não conseguiu atender as expectativas de todos. Uma pena!

Nota: 7,5

Nenhum comentário: