sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Games - Batman: Arkham Asylum

Sempre fui fã do homem-morcego. Fato! Porém infelizmente tenho que admitir que poucos foram os jogos que chegaram no nível da qualidade das histórias em quadrinhos. Pra falar a verdade, creio que nenhum chegou!

Acompanho Batman: The Arkham Asylum desde o primeiro momento em que ele foi anunciado. A princípio o tratei como "apenas mais um jogo do Batman", mas conforme o tempo foi passando, os vídeos e maiores detalhes aparecendo, acabei sendo fisgado por ele até ter conseguido experimentar a DEMO disponibilizada na Xbox LIVE. A partir do momento em que joguei aquela introdução, a minha sede por experimentar o jogo FULL aumentou, pois finalmente consegui ver uma "luz no final do túnel" e acreditar na possibilidade do meu personagem favorito conseguir o que merece no mundo dos games.

Nessa semana, o meu jogo chegou e acreditem: O jogo é MUITO, mas MUITO melhor do que eu esperava.

Disparado, o melhor jogo que eu já joguei no ano de 2009 e um dos melhores do Xbox 360. Eu o colocaria facilmente entre os TOP 5.

Logo quando você inicia, há uma cena de abertura fantástica mostrando o Batman levando o Coringa para Arkham. Mesmo desconfiado com o fato do Coringa não ter resistido muito a prisão, Batman continua com o seu plano de prendê-lo. Porém, a desconfiança de Batman tinha sentido, e ele descobre na prática que o Coringa planejou a sua própria prisão para executar um plano diabólico que você descobrirá com o passar do jogo. E prepare-se, pois a história é excelente, digna de uma das melhores histórias do Homem-Morcego até aqui. E se você gostou dos últimos filmes do Batman por causa do tema mais adulto e atmosfera sinistra, Batman AA será um prato cheio para você. O jogo está sinistro! A ambientação das fases, a temática da história, as frases e tiradas únicas do Coringa e demais vilões, etc. Batman: Arkham Asylum é um jogo para adultos! Me lembrou muito Bioshock, principalmente no quesito de design das fases!

Tecnicamente, o jogo é um primor. Começando pelos gráficos, que utiliza a famosa engine UNREAL (Mesma de Gears of War). Prepare o babador para presenciar algumas cenas épicas. Posso destacar a cena onde Batman chega ao topo de um morro na ilha e ao fundo você vê a cidade de Gotham a noite. Fantástico. A modelagem dos personagens está perfeita, desde o herói até os vilões.

O Som também está ótimo. Desde os efeitos sonoros até as dublagens, tudo foi tratado com muito carinho pela equipe de produção. E já que estamos falando de aúdio, achei fantástica a idéia dos produtores adicionarem entrevistas dos vilões em aúdio, para que pudéssemos entender melhor o que passa na cabeça de cada um deles e nos aprofundar na verdadeira personalidade de cada personagem.

E o que dizer da jogabilidade. Logo na primeira cena "jogável" (Inclusive que está na DEMO) onde você tem que lutar com alguns capangas do Coringa você tem a idéia de que será mais um jogo daqueles de esmaga botões, certo? Aí é que você se engana. Nunca foi tão divertido lutar contra um monte de inimigos no combate corpo-a-corpo. A diversidade dos golpes de Batman é algo impressionante, e o melhor: Todos muito fáceis de aplicar, bastando poucos minutos de treino para você estar totalmente viciado no esquema de combate.

Mas se você mesmo assim não se empolgou e acha que é só isso, saiba que o jogo possui um dos modos "stealth" mais divertidos que eu já joguei. Ser discreto e utilizar do medo para inibir seus inimigos é a "cara" do Batman. Se tem um personagem que sabe fazer isso muito bem, este personagem é o Batman. E para a nossa alegria, neste jogo temos a chance de experimentar isso. Há partes no jogo onde você terá que enfrentar inimigos armados com armas de fogo. Como vocês sabem, o Batman não possui poderes especiais, portanto bastam alguns tiros para furar sua armadura e levá-lo a morte. E é justamente aí que entra o modo "sorrateiro" do personagem para acabar com estes inimigos. Você terá que capturar um a um sorrateiramente fazendo com que eles não percebam a sua presença. Galera, não é exagero meu, mas que coisa maravilhosa você se infiltrar nas salas e ir eliminando um a um sem deixar rastros, e como se não bastasse, os inimigos ficam totalmente apavorados quando presenciam os corpos dos seus comparsas estirados no chão.

Se isso já não fosse surpreendente, o Coringa que controla a ilha toda, fica botando "mais medo ainda" nos capangas, dizendo no sistema de som de Arkhan: "O Batman está aí. Cuidado, que você será o próximo". Ou fica tirando um barato dizendo: "Qual é! Ele é apenas um homem, e vocês estão em bando e armados".

As reações dos inimigos nessas partes são diversas. Alguns gritam: "Ei Batman, você está aí? Eu vou te encontrar e te matar", etc. Mas o mais engraçado é quando você acaba com todos e só sobra um. É divertidíssimo presenciar o pânico que o inimigo fica exclamando: "Oh meu Deus, você não é humano. Saia daqui! Eu não quero morrer". Rss.

Citando outro exemplo: Em algumas salas há gárgulas no teto onde você consegue se pendurar. Nelas você consegue ficar invisível para elaborar a melhor estratégia para nocautear seus inimigos sem atrair a atenção deles. No jogo, você consegue fazer upgrades nos golpes do Batman e um deles é conseguir capturar um inimigo encima dessas gárgulas. Quando um inimigo passa por baixo, neste golpe o Batman desce agarrando-o e levando-o para cima, onde após enforcá-lo, você pendura o inimigo pelas pernas como se fosse um "porco"! E o que dizer quando os inimigos vêem seu comparsa pendurado? Rss. Que coisa fantástica. Eles gritam: "Oh meu Deus. Como ele fez isso? E agora? Nós somos os próximos?". Você literalmente se diverte com as diversas possibilidades de abordagens nestas partes do jogo.

Outro ponto que vale destacar são os combates com os chefes. Eles são ótimos e muito criativos. Destaque para o Espantalho. Sinistro e ao mesmo tempo divertidíssimo! Não vou falar muito para não estragar a surpresa, mas o combate é fantástico em todos os sentidos!

Não vou me estender mais pois esta análise já está muito longa. Para finalizar, saiba que o jogo não é dos mais longos, mas também não é curto! Cerca de 12 a 15 horas de campanha para poder fazer tudo. E quando eu digo tudo, é porque há diversas charadas espalhadas pelo cenário, entrevistas em áudio, documentos, etc para você coletar!

Se não bastasse isso, há Chalengers para você jogar e apreciar rapidamente as diversas maneiras que a jogabilidade de Batman AA lhe proporciona. Alguns para o combate corpo-a-corpo e outros para o modo stealth.

Como eu já disse, Batman: Arkham Asylum é disparado o melhor jogo que eu já joguei esse ano e candidato seríssimo a ser o melhor jogo do ano. Uncharted 2 e Modern Warfare 2 podem tirar este posto dele, mas se considerarmos que os dois jogos citados são sequências na qual eles aproveitaram para refinar algo que já tinha sido construído, não duvido nada que Batman ganhe alguns prêmios em revistas e sites especializados. E eu vou gostar, pois o Homem-Morcego merece! Se você ainda não comprou, olha amigão, não sabe o que está perdendo. É um daqueles jogos que vale a pena você comprar no lançamento! Jogaço!

Nota: 10 (E com louvor!!!)

Nenhum comentário: