quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Filme - O Paraíso é logo aqui


Sinopse: Henry Poole (Luke Wilson) decide largar seu trabalho e sua vida na cidade para passar o resto da sua vida em uma casa no subúrbio, tomando muita vodka e comendo muita pizza. Recem chegando em sua nova casa ele conhece sua vizinha Esperanza (Adriana Barraza) uma católica fervorosa que jura ver a imagem do rosto de Cristo na parede da sua casa. A noticia logo se espalha pelo bairro e a parede vira um santuário - contra a vontade de Henry. Mas só quando a linda vizinha divorciada Dawn (Radha Mitchell) e sua filha Millie (Morgan Lily) passam a acreditar no poder misterioso da parede é que Henry vê seus planos mudarem completamente.

Crítica: Na capa do filme consta a seguinte frase: "Um dos melhores filmes do ano!". Quando eu estava na locadora e ví a capa do filme, logo pensei que pudesse ser uma verdadeira bomba, pois a capa não é das melhores e este tipo de frase em que as distribuidoras inserem para chamar a atenção do público costuma não "cheirar muito bem". Geralmente é uma atitude desesperada para fazer com que aumente a venda/locação do filme!

Ainda bem que eu estava totalmente enganado, "O Paraíso é logo aqui" é sim um dos melhores filmes do ano. Este filme é daqueles que você nunca ouviu falar, pois nem crítica nos melhores sites de cinema do país você encontra (Tente encontrar no Omelete, Cinema em Cena, Cinema UOL, etc).

É o tipo de filme que fará sucesso apenas com as indicações boca-a-boca dos cinéfilos que curtem um filme simples, tocante e tecnicamente perfeito.

Surpreendentemente Luke Wilson, ator mais conhecido por papéis cômicos, está fantástico no papel do complexo Henry Poole. É a sua melhor interpretação até aqui. Além da interpretação magnífica de Luke Wilson, o filme é tecnicamente perfeito. Desde a trilha sonora até a fotografia, tudo é muito bem feito e harmoniosamente bem encaixado, fazendo com que o filme passe seus 99 minutos bem mais rápido do que parece.

A história do filme é emocionante. Henry Poole é um cara triste, desiludido com a vida e que não acredita em Deus. Certo dia aparece uma mancha com o desenho do rosto de Cristo na parede da casa na qual ele acabou de comprar. Não demora muito para que uma de suas vizinhas, uma católica fervorosa, descubra a tal mancha e comece a espalhar "o milagre" para toda a comunidade. A partir daí, as coisas vão acontecendo de uma maneira inesperada e não vou entrar em maiores detalhes justamente para não estragar a surpresa, deixando que você assista e descubra você mesmo o quanto este filme é tocante.

O fato de acreditar ou não neste tipo de fenômeno é o menos importante aqui. Eu creio em Deus e não acredito que seja necessário o homem idolatrar uma imagem para chegar até ele, mas isso não vem ao caso, independente de você crer ou não ou ter uma crença diferente, recomendo que você assista "O Paraíso é logo aqui", pois o filme é extremamente sensível, daqueles que fazem com que você se emocione e termine de assisti-lo com um belo sorriso no rosto. Eu adorei!

Nota: 9,5

2 comentários:

Anônimo disse...

otimo filme, eu sou catolico e adorei msm !!! recomendo !

Anônimo disse...

Nossa o filme é simplesmente maravilhoso.
Assisti ele dia 12/10 por um acaso eu havia
comprado o DVD Tinha que ser você e na hora
em que coloquei o filme pra assistir, era o
Paraíso é logo aqui, na hora fiquei decepcionada mas resolvi assistir o filme e
simplesmente amei. Eu precisava mesmo assisti-lo. Recomendo a todos.