segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Filme - Watchmen: O Filme


Sinopse: Ambientado numa realidade fictícia norte-americana nos anos 80, um grupo de super-heróis aposentados começa a ter sua vida ameaçada. Rorschach (Jackie Earle Haley), detetive que usa uma máscara desfigurada, e o Coruja (Patrick Wilson) passam a investigar a identidade do vilão antes que suas próprias vidas corram perigo.

Crítica: Watchmen é considerado uma verdadeira obra de arte pela esmagadora maioria que curte HQ. É uma obra moderna, muito mais do que um simples gibi. Há ali elementos extremamente complexos que levam o leitor a refletir sobre a natureza humana na sua forma mais complexa. Tal veneração, fez com que os leitores e admiradores da obra ficassem com o "pé atrás" quando souberam que Watchmen seria adaptado para o cinema.

Felizmente, esta apreensão foi substituida pela alegria quando presenciamos o impossível. Zack Snyder (Diretor do filme) conseguiu filmar esta obra magnífica com uma fidelidade impressionante. Toda a genialidade da HQ está no filme, tendo poucos elementos em que o diretor resolveu alterar para funcionar melhor no cinema.

A atuação dos atores está maravilhosa. Não consigo imaginar outros atores fazendo Watchmen. Todos estão muito seguros e é notável a dedicação com que cada um deles aplicou ao retratar a personalidade forte e intrigante dos vigilantes. Destaque para o Comediante. Sensacional! Apesar de parecer um personagem repulsivo no início da trama, aos poucos o público vai entendendo que por trás da mascara há um homem amargurado e que tinha ótimas intenções no início, mas por causa da sua desilusão com a natureza da humanidade, foi perdendo a esperança de conseguir fazer com que o mundo melhore!

Outro destaque é a beleza artística do filme. Desde o figurino dos heróis, até a fidelidade com a ambientação dos cenários mostrados na HQ. Ficou fantástico! A primeira cena onde é mostrado o assassinato do Comediante é magnífica, poética e extremamente bem filmada!

Apesar de todos os elogios, Watchmen é um filme que pode não agradar a todos, justamente pela complexidade que está por trás da trama relativamente simples numa primeira análise. Por trás da busca do vilão que está assassinando os heróis (Tema principal), há algumas subtramas complexas que filosofam sobre a humanidade como um todo.

Gostei muito da crítica do Omelete que retratou muito bem este ponto:

"É o tipo de obra que exige amadurecimento e análise. Correndo o risco de parecer um vidente charlatão, acredito que estamos diante do Blaed Runner de nosso tempo, um filme que será duramente criticado enquanto durar nas telas, mas que será reverenciado futuramente, quando a poeira assentar e o processamento das ideias ali contidas for esmiuçado em livros e artigos"

Para concluir o que eu gostaria de dizer é: Assista este filme, mesmo que você não tenha lido a HQ. Certamente você irá se surpreender com a complexidade do roteiro e personagens e irá vislumbrar um filme tecnicamente perfeito, desde a fotografia até a trilha sonora.

Nota: 9,5

3 comentários:

Jack disse...

Sam,

Eu não sou muito fã de quadrinhos, mas pra mim, Watchmen é O MELHOR FILME DE QUADRINHOS que já vi, ponto final. É fantástico mesmo.

[]s

Jack

maciotas (Sam) disse...

Fala Jack,

Bom, eu poderia dizer que "Batman: O Cavaleiro das Trevas" é o melhor, porém Batman não é uma adaptação de uma história em quadrinhos como Watchmen foi. Batman é um filme do herói, e não a adaptação de uma HQ específica do Batman, por isso que olhando por este ponto de vista, concordo plenamente contigo.

Agora se me perguntarem, qual é o melhor filme INSPIRADO numa história em quadrinhos, aí eu não pensaria duas vezes, Batman na cabeça!

Abraço.

Jack disse...

Gosto do Dark Night, principalmente a atuação do Ledger é de tirar o chapéu, o Coringa perfeito....mas pra mim Watchmen é ainda melhor.

Abraço!