sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Games - Forza Motorsport 3 (DEMO)


Ontem tive a oportunidade de testar a versão DEMO de Forza Motorsport 3, um dos jogos mais esperados por mim em 2009.

A expectativa era altíssima encima do jogo, pois a Turn 10 prometeu uma revolução nesta nova edição, principalmente nos gráficos.

A primeira impressão que eu tive do jogo foi excelente. O menú está fantástico, muito "clean" e fácil de se manusear. Achei sensacional a tela de escolha dos carros, mostrando as "máquinas" com um detalhe impressionante.

Depois de escolher o carro de sua preferência, você escolhe a pista, ou melhor, o jogo escolhe pra você já que só tem 1 pista disponível.

Aliás, quando eu vi que a DEMO do jogo tinha 1.2GB, pensei que teria no mínimo duas pistas para jogarmos ou 1 pista com traçados diferentes. Bom, paciência!

Um fator negativo foi a demora do Loading. Se o jogo FULL tiver aquela demora cada vez que começar uma corrida vai ser decepcionante. Demora demais! Dá para ir na cozinha, pegar uma bebida, tomá-la e "tirar a água do joelho" caso esteja com vontade. E olha que a DEMO estava gravada no HD, imagina se estivesse em disco? Pelo amor de Deus. Rs.

OK, exagerei um pouco, mas acho que demorou mais justamente por causa da expectativa alta que eu tinha para começar a jogar logo.

Passado a tela de loading, o jogo começa! Logo de cara "broxei" com a parte gráfica. Toda aquela revolução monstruosa que eles estavam prometendo não foi cumprida. O jogo está um pouco melhor que Forza 2, porém muito abaixo do que nós vimos em Gran Turismo 5. A modelagem dos carros está bonita e os cenários de fundo estão ótimos, mas a definição da pista e da grama continuam idênticas a versão anterior. Posso estar sendo exigente demais, afinal o HYPE era grande encima da parte gráfica de Forza 3. Eram fotos fantásticas lançadas na WEB todos os dias, o que me fez crer que não passaram de "propaganda mentirosa", pois a DEMO não mostra nem metade do que aquelas imagens "foto-realístas" mostravam.

Já no quesito jogabilidade, a série continua mantendo a boa qualidade. Priorizando a simulação, você sente que está controlando o carro a todo momento e é extremamente gratificante jogar um jogo de corrida que tenta passar a realidade para o jogador. Não tem muito o que falar, se você jogou Forza 2 sabe do que estou falando. Se não jogou, saiba que é fantástico!

O Som também continua bom. O barulho dos carros continuam fiéis a seus respectivos modelos, mudando o ronco do motor de um carro para o outro. O som das batidas também está ótimo. Não tem muito o que falar aqui, a qualidade permanece e cumpre muito bem o seu papel de transmitir a realidade de estar pilotando um carro de verdade.

Um fator muito bem-vindo que adicionaram no jogo foi a possibilidade de fazer um "rewind". Alguns "puristas" vão torcer o nariz, pois se o jogo é simulação, deveria prezar pela simulação e penalizar o jogador que cometer erros durante as corridas. Isso tira um pouco daquele cuidado que sempre tínhamos durante as corridas em Forza 2, pois qualquer batida mais grave poderia danificar gravemente o seu carro e fazer com que você tivesse que começar tudo de novo. De certa forma entendo o ponto de vista dos "puristas", mas esta opção poderá ser ligada/desligada antes das corridas agradando a todos, desde os jogadores mais conservadores que buscam em Forza um jogo de simulação real quanto os jogadores que buscam uma diversão mais descompromissada.

Finalizando o post, fica difícil analisar o jogo pela DEMO, pois ela é muito curta e pra piorar, faz com que os jogadores tenham a péssima impressão de que o jogo FULL não será aquela maravilha gráfica que a empresa estava prometendo. De qualquer forma, o jogo se mantém bonito, consistente e extremamente divertido.

Resta saber se as principais falhas do jogo anterior serão corrigidas:

- Modo carreira monótono: Era extremamente chata a carreira de Forza 2, fazendo com que muitos desistissem antes de terminá-la (Eu fui um deles).

- Multiplayer cheio de LAG: Carros fantasmas aparecendo na sua frente a todo momento devido ao LAG "monstro", além de não haver modos diferentes de jogos como campeonatos online, etc.

Se estes dois pontos melhorarem, não me importo de ter um Forza 2.5 tecnicamente falando, pois melhorar o que já era bom já é um avanço considerável que merece a minha atenção, principalmente de um jogo da qualidade de Forza Motorsport.

Nenhum comentário: