quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Games - Racedriver: Grid (Análise)

Grid é um jogo que gera muita discórdia entre os jogadores. Alguns amam o jogo e o defendem com "unhas e dentes", outros já não gostam do jogo o colocando como um dos piores jogos de corrida do console.

Ciente disso, resolvi começar a jogá-lo sem pretenção alguma. Estava ciente de que não teria um jogo perfeito nas mãos e com alguns defeitos. Creio que foi justamente por causa desta expectativa baixa, é que acabei gostando do jogo!

Realmente, o jogo possui alguns problemas que acabam desagradando aos amantes de jogos de corrida, principalmente na jogabilidade, porém tudo é uma questão de saber o que você está jogando. Creio que boa parte das críticas negativas se deu pelo fato da CODEMASTERS ter vendido GRID como um jogo de simulação, o que ele definitivamente não é (Nem perto disso, diga-se de passagem). Grid é um jogo puramente ARCADE, ou seja, não tem nada de simulação nele.

Grid é um Burnout mais sério! Creio que esta frase resume bem a minha opinião sobre o jogo. Não é aquele jogo "escrachado" em que você deve ficar batendo em tudo quanto é coisa, mas também não é aquele tipo de jogo em que você precisa pilotar sem bater em nada. Em Grid você se pegará jogando o carro encima do adversário para ganhar posição. A proposta do Grid é fazer com que o jogador corra para ganhar a qualquer custo, mesmo que seu carro chegue ao final totalmente destruído.
Se você for jogar GRID não querendo bater em ninguém e sem cometer erros (Como em Forza Motosport ou Gran Turismo), certamente você ficará frustrado com o jogo. Agora se você encarar Grid como um jogo para relaxar (Mais conhecido como Arcade), certamente o jogo irá agradá-lo em cheio.

Isso porque tecnicamente o jogo é sensacional. Os gráficos são um primor visual. Até hoje, não vi nenhum jogo de corrida com gráficos melhores que Grid. O Som não é perfeito, pois há algumas repetições de sons que acabam incomodando, mas ainda sim o considero muito bom.

Além dos quesitos técnicos, Grid tem um diferencial muito bacana: Campanha single player divertida. Ao contrário de Forza 2, que tem aquela campanha maçante e extremamente chata, em Grid a campanha nunca cai na rotina, sempre variando os desafios fazendo com que o jogador não sussegue enquanto não terminar o jogo! Você começa como um aspirante a piloto e é designado a correr para algumas equipes como uma forma de teste. Aos poucos você vai ganhando respeito e dinheiro, e monta sua própria equipe. Daí em diante, prepare-se para receber diversas propostas de patrocínio, desafios diferentes, corridas variadas, etc.

O modo Online é excelente também. Infelizmente é meio complicado jogar com os gringos, pois muitos trapaceiam nas corridas fazendo com que você não consiga terminar a corrida inteiro. Mas jogar com os amigos, é fantástico! Sempre disputado e muito divertido!

Para concluir esta pequena análise gostaria de dizer que GRID é sim um bom jogo, só precisa ser encarado como ele é, e não como o venderam antes do lançamento! É um jogo puramente Arcade, divertido e tecnicamente perfeito. Há alguns problemas ali ou aqui, mas no final Grid acaba sendo um ótimo jogo na minha opinião!

Nota: 8,5

Nenhum comentário: