terça-feira, 22 de setembro de 2009

Games - FF VII e Ocarina of Time: Saudades!

Ontem a noite, em um grupo da LIVE onde estavam meus amigos Taco Toledo, JPedro, Mr Lunga e Sander, comentei que ultimamente não estou tendo muita paciência para jogar um game até o final. Além de não dispor do mesmo tempo que eu tinha quando criança/adolescente, confesso que não tenho muita paciência também. Prova disso é que até hoje não cheguei ao final de Bioshock, Dead Space, Star Wars: The Force Unleashed e mais alguns jogos single-player.

Isso me fez lembrar dos únicos dois jogos single-player que foram capazes de me manter na frente do video-game por mais de 100 horas.

Os responsáveis por tal feito foram: Final Fantasy VII e Zelda: Ocarina of time.

Dois jogos aclamados pela crítica, inclusive se você analisar um Ranking com os melhores jogos de todos os tempos, certamente estes dois jogos estarão no TOP 3.

Final Fantasy VII


FF VII foi um marco na história dos RPGs, o jogo apresentava um enredo mais maduro e personagens mais complexos do que o habitual naquela época (1997). Seus personagens, mesmo seu vilão, possuem um extenso background desenvolvido e lidam com problemas psicológicos, referências religiosas e questões ambientais, muito à frente do seu tempo. Sua história possui uma forte referência ao mundo real, como a degradação do planeta por companhias ambiciosas e governos corruptos e negligentes.

Logo o jogo virou febre no mundo todo; vendeu 2,5 milhões de cópias em apenas um final de semana, batendo o recorde de vendas da série e estimulando a venda de consoles Playstation. É um marco em desenvolvimento técnico e artístico, considerado como um dos jogos mais influentes da história dos videogames e um dos fatores decisivos que deu à Sony a liderança no mercado.

Eu poderia resumir FF VII com duas palavras: Fantástico e cativante!

Todos sabem que o fator mais importante de um RPG é a história. Se o jogo não tiver uma história interessante, estará fadado ao fracasso. E neste quesito, FF VII dá uma "lavada" em muito RPG atualmente. Naquela época eu não dominava o inglês, mas era suficiente para entender os pontos principais, e o que eu não entendia, procurava saber nas revistas de games que falavam sobre o jogo.

Gastei mais de 130 horas para zerar a primeira vez. Para muitos uma loucura, já que 60 horas eram suficientes para terminar o jogo, mas eu gostava tanto de FF VII que eu passava horas lutando para melhorar o atributo dos meus personagens e procurar itens espalhados pelo imenso mapa do jogo. Tanto é que terminei o jogo com o nível máximo dos meus personagens e fiz todas as side quests, inclusive as mais difíceis.

Sei que muitos não tiveram a oportunidade de jogar esta obra-prima, e não adianta chegar aqui e recomendá-lo para o pessoal mais novo, pois certamente o "impacto" não será o mesmo. Mas saibam de uma coisa, quem jogou FF VII vai entender o que vou falar agora: Até hoje, nenhum RPG chegou aos pés da genialidade, carisma e complexidade de FF VII. Está para nascer um RPG capaz de superar aquela obra-prima, aliás, creio que dificilmente conseguirão. FF VII será eternamente considerado o melhor RPG que o mundo já viu! Pelo menos é a opinião de quem vivenciou aquela época!

Zelda: Ocarina of Time

Ocarina of Time é o quinto jogo da série Zelda. Foi lançado em 1998 para o Nintendo 64. Foi o primeiro jogo da série totalmente em 3D. Vendeu mais de 10 milhões de cópias (5 milhões apenas nos primeiros cinco meses). Já se passaram 11 anos desde o seu lançamento e até hoje, Zelda Ocarina of Time é considerado o melhor jogo de todos os tempos pela mídia e por milhões de jogadores ao redor do planeta. Obra-prima é pouco para definir este jogo!

Eu não era tão fã de Zelda e só tinha gostado de "The Legend of Zelda: A Link to the Past" do Super Nintendo. Até o lançamento de Ocarina of Time, a série não era tão aclamada como é hoje e não colecionava milhões de fãs ao redor do planeta. Lógico, ela já era um dos carros chefes da Nintendo, mas não tinha a fama que a série tem hoje em dia. Hoje o nome Zelda é mais do que uma série de jogos, é um acontecimento.

E foi justamente neste cenário que Ocarina of Time chegou. Aclamado pela crítica, o jogo chegou com status de clássico, mesmo antes de lançar. Nas rodinhas de gamers, não se falava de outra coisa a não ser Ocarina of Time. Era propaganda pra cá, propaganda pra lá, revistas com reportagens falando do jogo, etc. Um turbilhão de acontecimentos em volta do jogo. Fico imaginando se o jogo tivesse sido lançado hoje em dia, teria vendido muito mais, pois naquela época a Internet ainda engatinhava aqui no Brasil e o principal meio de comunicação eram as revitas de jogos, ou seja, interação nula entre os jogadores.

Hoje com os diversos fóruns e portais, onde conseguimos conversar com jogadores de qualquer parte do mundo, fico imaginando como teria sido a repercussão daquele clássico. A propaganda boca-a-boca é muito mais forte que qualquer mídia impressa! Seria fantástico!

Movido pela euforia, comprei este jogo no lançamento. Paguei uma fortuna na época pelo cartucho. Eu já trabalhava como estagiário em um banco e lembro que o meu salário do mês era o valor do cartucho, ou seja, trabalhei um mês inteiro para poder comprar o jogo. E querem saber? Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida.

Comprei o jogo junto com um amigo meu lá no Centro da cidade (São Paulo). Voltamos para casa eufóricos para começar a jogar.

Foram meses ininterruptos jogando Ocarina of Time. Eu trabalhava durante o dia e estudava a noite, portanto não tinha muito tempo para jogar, e o pouco tempo que me restava, passava em frente a televisão jogando aquela maravilha. É inacreditável lembrar que naquela época recusei diversos convites para jogar futebol com os meus amigos. O pessoal estranhava e dizia que eu estava louco, pois da turma, sempre fui o mais fominha para jogar bola. O único que compreendia a "minha loucura" foi este meu amigo que comprou o jogo comigo. Eu e ele passávamos o final de semana jogando e compartilhando o que fazíamos no jogo. Era algo indescritível, uma sensação que jamais senti com nenhum jogo até hoje!

Foram mais de 2 meses jogando Ocarina of Time sem parar. Devo ter gastado mais de 150 horas jogando, pois zerei o jogo mais de 1 vez para fazer tudo!

Mesmo depois de zerar o jogo duas vezes, sempre que possível jogava mais um pouco. Vendi o meu Nintendo 64 em 1999 e me arrependi amargamente por ter feito, pois a saudade e a vontade de jogar não passavam. Só fui matar a saudade do jogo em 2003, quando a Nintendo lançou um disco bônus para o Game Cube com a versão Master Quest do jogo (originalmente planejada para o periférico Nintendo 64DD).

Para variar, zerei o jogo mais 2 vezes até vender o meu Game Cube. Se for somar a quantidade de horas que gastei jogando Ocarina of Time, certamente foram mais de 300 horas.

Só uma obra-prima seria capaz de fazer este feito comigo, e como disse, até hoje nenhum jogo conseguiu tal façanha.

Saudades daquela época!

Nenhum comentário: