sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Filme - Um ato de Liberdade


Sinopse: Três irmãos judeus fogem da Polônia ocupada por nazistas e se escondem numa floresta na Bielorrússia. Ali juntam-se a combatentes da resistência russa e planejam a construção de um vilarejo secreto com o obejtivo de proteger a todos.

Crítica: Um ato de Liberdade conta a história real de um grupo de judeus que se refugiaram nas florestas da Bielo-Rússia durante a segunda guerra mundial para escapar do exército alemão. Neste local isolado, eles criaram uma pequena sociedade com o principal objetivo de sobreviver o maior tempo possível até a guerra terminar e eles poderem voltar para as suas casas.

Tecnicamente o filme é bem feito e a história é excelente, porém você fica com a nítida impressão de que faltou algo para que o filme fosse melhor do que ele é. O filme de vez em quando parece que entra no modo STAND BY, ou seja, há partes em que não há qualquer tipo de ação ou alguma cena mais dramática para impulsionar o interesse do público. Faltou um pouco mais de tato para o diretor encontrar o ponto certo para contar esta excelente história. A Lista de Schindler fez todo aquele sucesso por ter contado uma história magnífica associado a cenas horripilantes daquela época. Faltou isso para “Um ato de Liberdade”. Há cenas dramáticas, porém nada muito marcante o que faz com que o filme se arraste em alguns momentos.
Mesmo com estes pequenos defeitos, vale a pena assistir ao filme. Há mais qualidades do que deslizes. Um filme recomendado! Não é um "novo" clássico, mas é um ótimo filme!

Nota: 8,5

2 comentários:

Quinante disse...

Grande Sam!!!

Vou comentar, pois já vi esse filme. Realmente é um bom filme sobre a Segunda Guerra e tem algumas informações importantes das relações entre judeus e outros moradores de cidades pequenas do interior da Europa que muitas vezes não são abordadas por filmes sobre o tema, que focam suas ações mais nas grandes cidades e capitais.

Porém, realmente faltou um trabalho melhor do diretor de dar emoção mesmo ao tema, que envolve relações familiares, medo, coragem e espírito de resistência.

Bom, vale assistir e muito.

maciotas (Sam) disse...

Opa,

Valeu o comentário Quinante.

Abraço.