segunda-feira, 6 de julho de 2009

Filme - Quem quer ser um milionário?


Sinopse: Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa Who Wants To Be A Millionaire?. No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos? Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.

Crítica: Neste final de semana tive a oportunidade de assistir ao vencedor do Oscar na categoria de melhor filme no ano de 2009, “Quem quer ser um Milionário?”

Bom, o que eu posso dizer dele é: Um bom filme, porém eu esperava muito mais devido a importância do prêmio de Melhor Filme de 2009 e pelas críticas exageradas que ele recebeu ao redor do mundo.

Não estou dizendo que é um filme ruim, muito pelo contrário, é um filme com uma boa história e que mostra a pobreza e outros problemas mais sérios na qual a Índia vem enfrentando em pleno século XXI. Há ali uma crítica social com uma história de romance ao fundo, tudo isso misturando uma estrutura narrativa interessante que acaba prendendo o público até o desfecho da história!

Muitos críticos chegaram a dizer que o diretor de “Quem quer ser um milionário?” se inspirou no clássico “Cidade de Deus”, inclusive ao saber destes rumores, o diretor tratou logo de desmentir tal feito mostrando certa irritação com a mídia. Mas não há como negar, há pontos ali que denunciam a similaridade dos dois filmes, e mesmo negando, fica difícil acreditar na versão do diretor. Mas o mais triste é constatar que este filme venceu o Oscar de Melhor filme Estrangeiro e o clássico “Cidade de Deus”, que é muito melhor que este filme, não conseguiu arrematar nem o Oscar de Melhor filme estrangeiro naquele ano em que concorreu!

Bom, injustiças a parte, “Quem quer ser um milionário?” merece ser visto por todo fã de cinema, mas certamente, num futuro próximo, será um daqueles filmes que ficará conhecido apenas por ter ganhado o prêmio de melhor filme, e não por sua qualidade diferenciada!

Nota: 8,5

Nenhum comentário: