segunda-feira, 6 de julho de 2009

Filme - Operação Valquíria


Sinopse: Baseado em fatos reais, passados durante a Segunda Guerra Mundial, o filme descreve a ação de um grupo de oficiais que planeja assassinar Hitler. O momento adequado é em 20 de Julho de 1944, quando Hitler faz discurso durante uma conferência. Um de seus oficiais, o coronel Claus von Stauffenberg (Cruise), sai do local na surdina deixando ali uma bomba. Refilmagem de "Operação Valkiria", produção alemã feita em 2004 para a televisão.

Crítica: Está aí um filme que me surpreendeu positivamente este ano! Infelizmente, a maior publicidade que este filme recebeu na época em que foi lançado por aqui foi por causa da visita da família Cruise ao Brasil para promover o filme, e não pela qualidade em si da película!

Operação Valquíria não é o melhor trabalho na carreira de Tom Cruise, mas certamente é um dos mais corretos em sua carreira.

Ao contrário do que muitos podem pensar, Operação Valquíria não é apenas mais um filme sobre a segunda guerra mundial, ele é diferenciado pela excelente história narrada. A história mostra que havia pessoas boas no meio daquele “inferno” que era o exército de Hitler e que muitos não concordavam com os ideais do partido nazista. Tom Cruise interpreta o papel de um general responsável em acabar com o reino de Hitler e iniciar um novo governo na Alemanha. Não espere guerras, tiros, mortes ou qualquer tipo de ação costumeira em filmes de guerra, o foco deste filme é mostrar a construção do plano para colocar em prática a Operação Valquíria, que nada mais é do que um plano B de reestruturação da Alemanha se por acaso Hitler morresse no meio da segunda guerra. O principal objetivo deste grupo de “heróis” era assassinar Hitler e seus principais aliados, e após a sua morte, aplicar um verdadeiro golpe de estado a fim de tomar conta da Alemanha e voltar a colocar o país nos eixos, já que no período final de guerra, o país estava totalmente “queimado” com o restante do planeta, por causa das suas ações cruéis e ditadoras.

Uma história curiosa e interessante que infelizmente não conhecia até então. Só por causa disso, posso dizer que valeu muito a pena ter assistido este filme, pois ele retrata uma história que merece ser contada e conhecida por todos.

Para conhecer mais sobre a Operação Valquíria, clique aqui.

Nota: 9,0

Nenhum comentário: