sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Filme - Gamer [DVD]


Sinopse: Num futuro próximo, um revolucionário videogame on-line será a mais popular forma de diversão. Semanalmente, milhões de internautas assistem a condenados lutando para sobreviver como se fossem personagens virtuais em um game . Kable (Gerard Butler), um prisioneiro, se tornará a grande estrela deste jogo. Para o jogador, Kable é um mero personagem, mas para o grupo de resistência ele é a peça chave para a vitória.

Crítica: Gamer é um filme curioso, pois apesar de falho em muitos aspectos, ele consegue ser original ao abordar um tema interessante e pouco explorado pelo cinema, talvez por ser algo tão recente. Na história, o mais novo astro de ação e comédias românticas, Gerard Butler, vive o papel de Kable, um personagem clichê (Homem injustiçado condenado a pena de morte tentando se safar para rever sua família que o espera lá fora), porém interessante pelo mundo onde ele está inserido.

Kable é o principal astro do Reality Show chamado Slayers, que nada mais é do que um video-game com pessoas reais, onde os personagens do game são homens condenados a morte que podem ser soltos caso sobrevivam a trinta fases, ou melhor, trinta batalhas. Este jogo foi criado por Ken Castle (Michael C. "Dexter" Hall), o homem mais rico do mundo que fez fortuna criando um outro jogo de sucesso, muito similar ao nosso The Sims, só que ao invés de personagens fictícios, nele jogadores do mundo inteiro podem controlar pessoas reais praticando todo o tipo de loucura que você possa imaginar. Algo extremamente curioso e criativo na qual não é difícil de se imaginar que aconteça num futuro não muito distante (Afinal, já temos o Big Brother, certo? Lixo por lixo, o que importa é $$$). Como Ken Castle diz: "É a evolução do video-game". Coisa que sinceramente, espero que jamais aconteça! xD

Mas o que mais chama a atenção no filme é a crítica que ele faz às pessoas que se escondem atrás de um video-game ou computador com o único intuíto de ser uma pessoa que ela não teve a capacidade de ser, ou até mesmo uma pessoa que ela jamais teria coragem de encarnar, mas que através do jogo, pode realizar esta sua "fantasia particular". Prova maior é a figura do gordão nojento sentado na cadeira controlando uma mulher no jogo! É a mais pura crítica aos "Nerds tetudos sem vida social".

Infelizmente este tom original e divertido que o filme traz na primeira metade não consegue se estabelecer daí em diante, fazendo com que o filme parta para uma vingança particular de Kable e perca totalmente o foco na trama original. A parte final do filme é digna dos filmes B de Steven Seagal. É triste, pois até então o filme tinha um potencial grande para ser tão bom quanto os filmes "video-games" lançados recentemente, como "Adrenalina" e "Mandando bala".

Mas vale a pena assitir ao filme, principalmente você que gosta de games. Há diversos termos que farão com que você rapidamente se identifique. Até o temível "LAG" está no contexto da história! xD

Nota: 8

3 comentários:

gugacorrea disse...

Fala Sam, perfeita a critica.
Achei a idéia de filme muito legal, mas mal executada pelo direto. Mas vale a pena assistir.

Abraço

yasmin ferraz disse...

Crítica mais do que justa. ao assisti o filme senti tambem essa perda de sentido no final... (suspiro) Tinha tudo pra ser bom!
mas que da um frio na espinha, dá! :D

Beijinho!

maciotas (Sam) disse...

Fala Guga,

Vlw meu amigo! Demorei pra assistir, mas está aí a crítica! (Rss).

Olá Yasmin,

Pois é, acredito que a maioria teve a mesma impressão, poderia ser bom mas no final acabou perdendo o foco na excelente idéia inicial.

E aproveitando, por acaso você é a namorada do FNanni da LIVE? Estou perguntando pois ontem ele me enviou uma mensagem dizendo que a namorada dele acompanha e gosta muito do BLOG. Muito legal!

Obrigado pelo comentário e continue deixando seus recados sempre que possível. É ótimo saber a opinião da galera!

Um beijo pra vc tb e se você for realmente a namorada do meu parceiro FNanni, manda um abração pra ele!

T+