segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Games - FIFA 10 (Análise)


Vocês devem estar achando estranho o fato de só agora eu resolver fazer uma análise de FIFA 10 (Quase 3 meses depois de ter comprado o meu), certo?

Pois bem, o principal motivo da demora foi para não cometer nenhum ato de injustiça com o jogo, já que a princípio eu estranhei muito a mudança na jogabilidade desta nova versão comparada ao anterior (FIFA 09), principalmente na velocidade que aumentou consideravelmente.

Logo quando eles lançaram a DEMO na Xbox LIVE, baixei e joguei diversas vezes. Minha conclusão naquela época foi: “Não acredito! O que eles fizeram com FIFA? Está parecendo Winning Eleven de tão rápido. Que bosta!”

Cheguei até a afirmar que não trocaria o meu FIFA 09 de maneira alguma, mas depois de jogar e re-jogar a DEMO diversas vezes e constatar que muitos amigos estavam “migrando” para esta versão, resolvi dar mais uma chance ao jogo e acabei comprando-o.

Após 3 meses de jogatinas diárias (Afinal assim como foi com o FIFA 09, está sendo a mesma coisa com FIFA 10 - Não tem um dia sequer que eu não ligo o meu Xbox 360 e não jogo 1 ou 2 partidas), decidi fazer uma análise justa do jogo, procurando detalhar os pontos fortes e fracos desta nova versão.

No quesito técnico não notei grandes mudanças, a não ser na jogabilidade como mencionei acima. Os gráficos estão iguais aos da versão anterior, porém um pouco mais refinados e limpos. O som está igual também, porém creio que piorou nesta versão pelo simples motivo de não termos a narração em português que tínhamos no FIFA 09. A EA ainda não disponibilizou o DLC, portanto por enquanto temos que aturar a narração “gringa” (Inglês, espanhol, etc).

Sei que todos os quesitos técnicos são importantes, mas em se tratando de jogo de futebol, em minha opinião, a “cereja do bolo” tem que ser a jogabilidade, certo? Portanto se eu pudesse resumir a minha impressão final da jogabilidade de FIFA 10, eu diria que: Está melhor, porém ainda cabem alguns ajustes aqui e ali.

Se você jogou FIFA 09 como um louco, notará que as diferenças principais estão em dois quesitos: Velocidade e movimentação dos jogadores em 360º.

A movimentação em 360º é ótimo e só melhorou a jogabilidade deste jogo que na minha opinião já era excelente. Agora você consegue dar aquele drible na direção certa ou aplicar alguns lançamentos milimétricos para o seu atacante, principalmente se você joga com as assistências de passe no SEMI-MANUAL (Totalmente manual não rola, é complicadíssimo).

Porém nem tudo são flores: Infelizmente não posso dizer o mesmo do quesito velocidade, que nesta versão aumentou muito em relação ao jogo anterior. Apesar de deixar as partidas mais dinâmicas, sempre fico com a impressão de que FIFA 10 deixou um pouco aquele jeito “simulador” do FIFA 09 na qual você tinha tempo para pensar nas jogadas e consegui aplicar um ritmo mais cadenciado ao jogo.

Para exemplificar melhor o que estou dizendo, experimente jogar na LIVE contra um jogador que toca a bola rápido, tudo de primeira, e que ainda por cima coloca o time marcando sob pressão. Prepare-se para ter o raciocínio de um time de futebol de salão, onde 2 segundos com a bola no pé são suficientes para fazer com que você perca a bola. Nessa situação que acabei de exemplificar, além do jogo ser tornar extremamente rápido, ele acaba fugindo um pouco da realidade de uma partida de futebol de campo, onde queira ou não, por mais rápido que você precisa tocar e prever as jogadas, ainda está longe da velocidade de um jogo de FUTSAL, certo? Pois jogar FIFA 10, em certas ocasiões, tem-se a nítida impressão de estar jogando futebol de campo na velocidade de uma partida de futebol de salão!

Felizmente esta percepção negativa não é notada quando você joga contra o computador ou contra um adversário na LIVE que sabe jogar realmente, priorizando o toque de bola com consciência e análise da jogada antes da execução.

Você pode até estar pensando que estou sendo chato demais neste ponto, e até concordo contigo. Sei lá, deve ser porque sou fanático pelo esporte, inclusive tenho um time de futebol Society há mais de 15 anos e jogo duas vezes por semana, ou seja, de futebol eu entendo bastante e prezo pela perfeição sempre, pois sempre gostei de jogar um “futebolzinho” no vídeo-game e na vida real!

Tem pessoas que não percebem estes detalhes e se divertem muito com o jogo, inclusive preferindo esta nova versão justamente por ela proporcionar um jeito mais “arcade” de jogo do que a versão anterior.

Outro ponto negativo que notei foi a “burrice” dos goleiros! Em diversas ocasiões me deparei com lances bizarros protagonizados pelos nossos estimados arqueiros. Exemplificando: Recuo de bola que ocasiona em gol contra pelo simples motivo do seu goleiro não ir de encontro à bola; Desvio de bola feito pela sua zaga dentro da área levando a bola para escanteio dando total condições do goleiro pegar a bola evitando o lance de perigo e para sua surpresa o cidadão fica olhando a bola sair; etc!

Tirando estes pequenos deslizes, FIFA 10 entrega o único e verdadeiro simulador de futebol virtual. Além de extremamente divertido, prepare-se para se deparar com diversos modos de jogo, alguns são novidades como o Manager Mode. Mas o destaque na minha opinião fica por conta do VIRTUAL PRO. É um modo totalmente novo que permite que você crie e administre o seu jogador virtual. Você cria o seu jogador atribuindo suas características físicas, inclusive com a opção de colocar o seu rosto nele utilizando um software disponibilizado no site da EA. Conforme você vai jogando com o seu jogador virtual, seja no modo BE A PRO ou adicionando-o em algum time no MANAGER MODE, você irá evoluindo e ganhando novos atributos de melhoria. E como se isso não bastasse, prepare-se para ser desafiado a abrir diversos “accomplishments” que são uma espécie de conquista própria do seu jogador, como por exemplo: Fazer um gol de pênalti, fazer gol de cabeça, desarmar o adversário, etc. Cada accomplishments que você completa, você ganha pontos para melhorar os atributos do seu jogador. Além disso, quanto mais você joga, mais pontos você vai abrindo para personalizar a aparência do seu avatar, como novas chuteiras, etc.

Outro destaque ficar por conta da segunda versão do “Adidas LIVE Season” que está muito mais completa e detalhada. Pena que o serviço permanece pago! A notícia boa é que está mais barato que na versão anterior (Agora com 800 pontos você compra todas as ligas).

Concluindo gostaria de dizer que FIFA 10 é hoje o melhor jogo de futebol já criado para os consoles. É um jogo completo e que simula muito bem o esporte e mesmo com alguns detalhes que poderiam ser melhorados, vale a pena cada centavo investido nele, principalmente se você ainda não comprou nenhum jogo de futebol nesta geração ou se você estava “encasulado” na idéia de que “Winning eleven era O JOGO de futebol até então”.

Nota: 9

9 comentários:

Alberto Barros disse...

Esse finalzinho de texto é exatamente como estou. Tentei jogar a demo e não me dei bem com o jogo. Preciso de ajuda caso realmente vá para esse mundo. Abraço

maciotas (Sam) disse...

Fala Alberto,

FIFA é um baita jogo, se você gosta de jogar um futebolzinho no video-game ele é a melhor escolha.

Agora se você não curte mesmo, aí é difícil dizer qual será a sua impressão. Eu por exemplo não gosto de jogo de Basquete. Sei que tem grandes jogos, mas eu nem tento pois eu não curto mesmo e por causa do preço dos jogos originais acabo não tendo coragem de comprar pra "testar o meu gosto". Aí vai de cada um mesmo!

Abraço.

Jack disse...

Sam,

Eu tb adoro um futebolzinho nos games, e nessa geração eu concordo que não tem pra ninguem, FIFA é o que há.
Mas ainda estou na versão 09. Eu tb tive os mesmo problemas que você, achei o jogo rápido, e pra piorar pra mim a narração faz MUITA falta, eu gosto MESMO da narração em portugues.

Apesar disso, a movimentação em 360 realmente é sensacional.

Com tudo isso, eu tomei minha decisão: não vou comprar a versão 2010. Vou aguardar e pegar a próxima, até porque trocar de jogo todo ano é complicado, haja grana....

Abraço,

Jack

maciotas (Sam) disse...

Fala Jack,

Digamos que passamos pelo mesmo processo (Rs), só que no meu caso eu não aguentei esperar pois alguns amigos meus compraram esta nova versão e como eu faço questão de jogar com eles, acabei cedendo.

Mas se você puder esperar, creio que será uma boa realmente! Apesar de conter pequenas diferenças nesta versão para a anterior, creio que o salto não foi tão grande para fazer com que você gaste mais de 100 reais para uma "atualização", a não ser que você tenha bons motivos (Como no meu caso).

O salto de qualidade do 09 para o 10 não foi tão grande quanto do 08 para o 09. Vamos ver se o FIFA 11 valerá teu suado dinheiro! (Rs). Eu torço para que sim!

Abração.

Alberto Barros disse...

Então, eu até curto futebol virtual, jogava muito fifa94 e International Super Star Soccer no SNes, o problema foi quando migrei para PC perdi a sequência dos jogos e hoje é totalmente diferente, apanho muito feio. Vou tentar jogar mais algumas vezes..

Qual dificuldade vc recomenda usar? Eu desativei todas, mas erro demais os passes e chega a dar nos nervos de raiva.. haahha

maciotas (Sam) disse...

Fala Alberto,

Como você está começando, eu sugiro que você comece no nível de dificuldade abaixo do professional (Não lembro o nome pois só jogo no World Class). É o nível médio!

Sobre as assistências, deixa no padrão do jogo! Algumas coisas ficam no SEMI-ASSIST, portanto já ajuda bastante na hora de dar um passe, lançamento ou chute para o gol!

Não tem segredo! É só você ter paciência e ir jogando com calma!

Com o tempo você melhora e já estará goleando os gringos malditos! É sempre engraçado jogar Futebol na LIVE, pois é de longe o jogo que mais irrita quem perde. (Não sei porque).

Se por acaso você decidir comprar, marcamos umas partidas e eu te dou algumas dicas de tática, chute colocado, lançamentos, etc, tudo o que você precisa saber para começar a jogar bem!

Abraço.

Anônimo disse...

Valeu cara, vou tentar jogagar com estas configurações e ver no que dá.. Acho que é mais questão mesmo de ter paciência mesmo e ir com calma. Se comprar mesmo a gente marca umas peladas. Valeu!

Jack disse...

Valeu, Sam.

Poisé, eu concordo, o salto não foi tao grande. Na verdade eu até acho que foi se vermos o lance do drible 360, mas como algumas coisas pioraram (licenças, narração, velocidade) eu prefiro esperar a versão 11 para "atualizar"....rs..

E quanto a ser o que mais irrita quando perdemos, acho que é normal de nós, brasileiros....nunca queremos perder quando se trata de futebol!

[]s

Jack

Marcelo disse...

Não sei quanto ao fifa 10, mas o fifa 09 é uma porcaria.Os gráficos são muito bons, mas a jogabilidade é um lixo:OS JOGADORES NÃO OBEDECEM AOS COMANDOS.A máquina (famosa IE)participa mais dos movimentos dos jogadores do que o próprio jogador. PÔ, assim não tem graça.Se você participa 40% das ações do time que escolheu é muito. O resto é por conta dessa bosta da IE que movimenta os jogadores como débeis mentais.Além disso, é uma correria estonteante e uma trombação e bateção de cabeça sem fim. É comum você ter a sua bola roubada pelo jogador do seu próprio time e a disputa de bola é infinita.Cheguei a ver oito jogadores se trombarem ao mesmo tempo.Passar a bola é quase proibido e quando se está cara-a-cara com o goleiro no ataque, o outro atacante do seu time mesmo entra na sua frente na hora do chute (que leva uns 20 segundos para acontecer, mesmo você já tendo chutado umas cinco vezes).
Para mim, no geral nota 4,0.