terça-feira, 16 de novembro de 2010

Games - Análise: RDR Undead Nightmare [DLC]


Red Dead Redemption é um jogo fantástico. Fortíssimo candidato a ser considerado o melhor jogo do ano em 2010, RDR (Como é conhecido) se tornou um clássico instantâneo desde que foi lançado. Demorei um certo tempo para terminar a campanha de RDR pois procurei me atentar a todos os detalhes do game e degustar essa obra de arte com a menor pressa possível. Após o término da campanha principal, ficou um gostinho de quero mais e por causa disso, resolvi comprar o último DLC do jogo chamado "Undead Nightmare".

Nesta análise não vou me atentar aos quesitos técnicos do jogo como gráficos, som, etc, pois eles já foram abordados neste post. O principal objetivo será avaliar se realmente vale a pena a compra deste DLC ou não.

Antes de iniciar a análise, vale ressaltar que é extremamente importante que você tenha zerado a campanha principal do jogo, para só assim começar a jogar este DLC. Undead Nightmares inicia [spoiler on] no momento em que John Marston volta a viver em seu rancho com sua família logo após ter acabado com seus maiores rivais [spoiler off]. No que parecia ser um dia normal, acaba se transformando em um pesadelo quando toda sua família é transformada em Zumbis. Quando John sai para buscar ajuda, ele acaba descobrindo que o problema é uma epidemia que tomou conta de todo o velho oeste, cabendo a ele não só buscar a cura para salvar sua família, como lutar contra zumbis espalhados por todo o canto.

É interessante ressaltar a decisão da Rockstar em criar uma campanha totalmente nova, abordando um assunto totalmente diferente da história principal. Não mudou só a história, mudou o tema, portanto ao jogar Undead Nightmares você terá a sensação de estar jogando outro jogo. E melhor, não muda só a história e o tema abordado, muda também alguns pontos da jogabilidade que irei abordar mais a frente.

Por estar incluindo alguns elementos de terror na história, nota-se um trabalho magnífico da Rockstar em mudar os cenários do jogo. Aquele ambiente na qual estávamos acostumados na história principal, muda tudo ao revisitarmos na campanha de Undead Nightmares. As cidades estão desertas, tomadas por zumbis e criaturas horripilantes. As casas estão com as janelas e portas trancadas, dando a nítida impressão do terror pelo qual os moradores passaram quando se depararam com a proliferação dos zumbis. Ao cavalgarmos pelo velho oeste, dificilmente encontraremos aquele ambiente ensolarado e tomado pela fauna local. Na maior parte do tempo o sol dará lugar a neblina e os animais serão escassos no deserto. É aquela tensão o tempo todo, pois muitas vezes poderemos ser abordados por uma horda de zumbis ou alguma criatura horripilante.

E não só a questão da ambientação mudou, a jogabilidade sofreu alterações também, pois agora a munição é extremamente contada, pois as lojas de armas estão fechadas e para conseguir munição, só abrindo baús espalhados pelos mapas ou revistando algum corpo no chão. E se isso não fosse suficiente para dificultar nossa vida, saiba que os zumbis só morrem com tiros na cabeça, portanto além de ter que poupar munição, você terá que ser preciso nos tiros acertando bem no meio da testa das criaturas, portanto a importância do Dead Eye é ainda maior em Undead Nightmare. Muitas vezes me peguei correndo igual um louco dos zumbis, pois além de rápidos, eles atacam em bandos, fazendo com que cada batalha seja uma adrenalina total.

As missões secundárias e os challenges ainda estão lá, porém totalmente diferentes da campanha principal. E para a nossa felicidade, elas continuam mantendo a ótima qualidade, tornando o jogo longo e prazeroso de se completar por inteiro.

A campanha de Undead Nightmares dura cerca de 10 horas. Ainda não cheguei até o final dela, pois como fiz com a campanha principal, estou jogando aos poucos para degustar ao máximo o que o jogo tem a me oferecer. Ouvi alguns relatos de decepção com relação ao final da história, por ele não ser tão grandioso quanto foi o final da história principal, porém isso depende do ponto de vista de cada um. Prometo que assim que eu finalizar este DLC, voltarei aqui e editarei este POST com minhas impressões finais.

E não é só a campanha que temos neste DLC, foram adicionados dois novos modos no Multiplayer chamados Undead Overrun onde você enfrenta hordas e hordas de zombies com seus amigos e o Land Grab, um modo integrado ao Free Roam, que consiste em diversos locais espalhados pelo mapa para serem conquistados e defendidos por apenas 1 jogador. Há também 8 novas skins de undeads para serem usadas.

Como vocês puderam ver acima, Undead Nightmare é um DLC completo e, até agora, posso dizer que ele é disparado um dos melhores que tive a oportunidade de comprar/jogar. Pelo ótimo preço (800 Microsoft Points), vale muito a pena. A Rockstar mostrou mais uma vez respeito aos jogadores colocando um DLC muito bem feito a um preço acessível, ao contrário de mercenárias como a Activision que cobra 12000 MsPoints por 4 ou 5 mapas. Parabéns à Rockstar mais uma vez!

Nota: 9,5

Um comentário:

Anônimo disse...

poxas e eu to na campanha aki,depois que o cara da a arma shotgun alguma coisa mas não sei o que é pra fazer depois
aff