terça-feira, 16 de novembro de 2010

Games - Todos os detalhes do III Forum Nacional PXB Reloaded


No sábado passado (13.11.2010) participei do III Fórum Nacional PXB – Reloaded, onde o foco principal do evento foi o contato direto da comunidade Xbox junto ao lançamento da empresa, o KINECT. Além disso, tivemos a oportunidade de saber algumas novidades quanto a polêmica LIVE Brasil.

Bom, como muitos não puderam participar, resolvi criar este POST para falar um pouco das minhas impressões do evento e descrever resumidamente o que foi falado, além é claro de expor minha opinião sobre os assuntos abordados no dia. Então vamos lá.

Primeiramente fiquei impressionado com o local escolhido para a realização do evento. Um local sofisticado com diversas salas preparadas para a realização de testes envolvendo o Kinect. Além destas salas, tínhamos à nossa disposição um cinema particular, onde poderíamos jogar o Halo Reach e testar o Fable III. E coloca cinema nisso! (Rss) Fiquei boquiaberto com a qualidade da sala, desde as poltronas extremamente confortáveis até o som de tirar qualquer um do sério em termos de qualidade. Coisa de babar mesmo!

Bom, o evento começou com os administradores do Portal Xbox falando um pouco a respeito dos projetos deste ano, como o Portal Xbox Kids e o Jogo justo. Logo após tivemos o esperado momento de perguntas e respostas junto a Microsoft Brasil. Tivemos 10 minutos para perguntar o que quiséssemos diretamente para o Guilherme Camargo, gerente de Xbox no Brasil.

A pedido dos amigos que estavam lá peguei o microfone e sem perder tempo já o questionei sobre o que todos queriam saber: LIVE Brasil. (Rss) Disse que muitos ficaram decepcionados com a falta de conteúdo, inclusive alguns se arrependeram (Esse que vos escreve, inclusive) e que gostaríamos de saber quando teríamos o esperado “BOOM” de conteúdo da LIVE Brasil, já que atualmente temos apenas 2 jogos completos e alguns DLCs!

A resposta foi extremamente superficial, jogando a “batata quente” no colo de outro para não assumir a bronca (Como sempre, aliás). Dessa vez o “bode expiatório” foi o Ministério da Justiça, que segundo eles, está demorando para liberar a classificação dos jogos, e somente após essa etapa é que teríamos a inclusão destes jogos na LIVE Brasil.

Não satisfeito com a resposta, o nosso amigo Daniel, popularmente conhecido como Programad, tomou a palavra e insistiu para que ele desse uma previsão mais concreta sobre isso. Mais uma vez a Microsoft saiu pela tangente e não deu qualquer previsão. Eles disseram que a princípio o objetivo principal era focar na prestação de serviço quanto ao Multiplayer e que a inclusão de jogos e distribuição digital está em segundo plano, entrando numa próxima etapa da LIVE aqui no Brasil. Pois é, só que somente a Microsoft Brasil adotou tal postura, ao contrário dos outros 9 países que entraram essa semana. (Rss). E para “fechar com chave de ouro”, o próprio Guilherme Camargo disse em alto e bom som: “Nós nunca chegaremos ao patamar da LIVE US”, portanto caro amigo leitor, se você ainda tinha esperança de ter uma LIVE igual a americana, pode tirar seu “cavalinho da chuva”. (Rss).

Foi questionado também os problemas iniciais com a migração e principalmente quanto a não aceitação dos cartões de crédito nacionais para a compra de conteúdo na LIVE. Eles disseram que estão trabalhando nisso e que este problema será resolvido o mais rápido possível, porém mais uma vez, não deram um prazo concreto.

Bom, para finalizar este ponto, o que eu percebi é que o excelentíssimo Guilherme Camargo estava desesperado para terminar esta seção de perguntas e respostas. Por diversas vezes ele tentou cortar o assunto, dando a nítida impressão de estar desconfortável diante das perguntas da comunidade. Chegou até a ser engraçado!

Portanto caros amigos, se você ainda não migrou para a LIVE Brasil, sugiro que você não migre neste momento e não sirva de cobaia como eu estou servindo. Aliás, isso foi claramente falado pela Microsoft no evento, dando a entender que eles estavam esperando pra ver como iria ser a recepção dos jogadores aqui no Brasil, para só depois tomar alguma atitude/decisão quanto a investimentos na questão de conteúdo, etc. A boa notícia é que fomos aprovados e eles alcançaram a meta de 2010 em apenas 1 dia. Agora só nos resta torcer para que eles cumpram o prometido e disponibilizem mais jogos e DLCs para a nossa “pobre” LIVE Brasil.

Após isso, tivemos o restante do dia para testarmos o KINECT e seus primeiros jogos. Assim como a maioria que estava no evento, fiquei extremamente empolgado com o novo acessório. A precisão de captura de movimentos é algo inacreditável, mas vale ressaltar que não depende só do Hardware (O KINECT em si), mas o software também é importante para captar e empregar a realização dos movimentos com precisão. Digo isso pois JOY RIDE foi decepcionante na minha opinião. O jogo não responde corretamente aos movimentos e ele se tornou extremamente chato. A Microsoft literalmente matou o jogo, na qual tinha uma proposta inicial de ser um jogo da LIVE Arcade, e agora é um jogo mal executado e com um multiplayer limitado para quem possui o KINECT. É uma pena, pois se ele tivesse sido lançado na LIVE Arcade, certamente seria um tremendo sucesso na Xbox LIVE, afinal quem não gosta de jogar Mario Kart com os amigos? (Rss)

De todos os jogos testados, o que mais me surpreendeu foi o Dance Central. Apesar do repertório limitadíssimo e questionável, fiquei extremamente satisfeito com a precisão na captura de movimentos. Em determinados passos, ele pede para que você utilize os braços e as pernas, flexionando-os numa angulação determinada. Caso você seja um “cintura de pedra” igual eu, o jogo irá te corrigir precisamente, fazendo com que o jogador não tenha aquela sensação de estar enganando o sistema. Você tem a nítida impressão de que qualquer movimento errado será determinante para seu desempenho no jogo. Isso foi fantástico e por aí tive a verdadeira noção do potencial que o KINECT possui.

Infelizmente esta gama inicial de jogos é relativamente fraca na minha opinião. Assim como os primeiros jogos de WII, eles são direcionados a dar um “gostinho” do que o aparelho pode fazer, não aprofundando muito nos detalhes. Creio que somente com o tempo veremos jogos mais interessantes para serem utilizados com o acessório.

Outro ponto que ficou devendo na minha opinião é a restrição quanto a espaço. Se você mora em um apartamento pequeno, pode começar a chorar, o KINECT não é pra você. Meu apartamento é pequeno e certamente não terei condições de tê-lo em casa, o que me deixou extremamente chateado. É uma restrição do Hardware e infelizmente temos que acatar até que uma possível atualização corrija isso (O que eu duvido que ocorra).

No final do dia tivemos sorteio de vários brindes, inclusive um KINECT. Infelizmente saí de mãos abanando como sempre, quer dizer, nem tanto, pois todos os participantes ganharam 1600 pontos para serem gastos na LIVE Brasil (Só não sei o que vou fazer com eles.. RSS), mas o mais importante foi a interação com os amigos e esse contato direto com a Microsoft, mesmo não sendo transparente da maneira como gostaríamos. Parabéns ao Portal Xbox pela ótima iniciativa e nos vemos no 4º Fórum Nacional no ano que vem.

2 comentários:

Sander disse...

Meu (velho) amigo,

Não pude ir este ano na 2a. parte do Forum PXB, preferi ficar em casa a ajudar a cuidar da minha filha (ah e na parte da manhã fui trabalhar rs). Quande soube da data minha filha já havia nascido e já sabia que não tinha como confirmar minha inscrição, mas quando você confirmou sua ida fiquei tranquilo pois sabia que a sua cobertura seria excelente, assim como na primeira parte do Forum. Espero ano que vem conseguir comparecer e passar um dia com você e todos os amigos do PXB. Um grande abraço e parabéns pelo BLOG.

Sander

AyPyCy disse...

Maciotas, um ponto que ele comentou também foi que a Microsoft só é responsável pelos jogos XBLA em que ela seja responsável, jogos de outros distribuidores cabem a eles agilizar a subida para a Live.

abraços!