sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Filme - Crítica: Predadores [DVD]


Sinopse: Um mercenário que relutantemente lidera um grupo de combatentes de elite e descobre que eles foram levados para um planeta alienígena para servirem como presas. À exceção de um médico que caiu em descrédito, todos são assassinos a sangue frio: mercenários, mafiosos da Yakuza, presidiários, membros de esquadrões da morte - ou seja, "predadores" humanos que agora serão sistematicamente caçados e eliminados por uma nova raça de Predadores alienígenas.

Crítica: Um dos vilões que mais gosto no cinema é o Predador. Uma criatura fascinante, com instinto de caça magnífico e uma inteligência ímpar. Tudo isso somado ao arsenal de armas e aparatos tecnológicos utilizados em prol do principal objetivo do monstrengo, caçar e colecionar troféus (De preferência crânios ainda anexados à espinha). (RSS)

O primeiro filme é sensacional e disparado o melhor deles. Foi através dele que Arnold Schwarzenegger apareceu para o mundo, tornando-se em pouco tempo um dos maiores astros de ação daquela época. O segundo filme não é ruim, ao contrário do que muitos acham, mas não chega ao patamar de qualidade que o primeiro filme estabeleceu. Nem vou me dar o trabalho de falar da junção da franquia com a do Alien, pois na minha opinião, foi uma tremenda falta de respeito com os fãs unirem duas das maiores criaturas do cinema daquela forma. Filmes porcos!

Com o intuito de colocar a franquia do Predador no seu devido eixo, o diretor Nimrod Antal, em parceria com Robert Rodriguez, resolveu lançar este novo filme chamado “Predadores”. Na história, ele não tem qualquer ligação com os anteriores, apenas faz uma menção ao primeiro filme numa cena em que a personagem de Alice Braga diz que conhece a criatura por causa de um massacre que ocorreu em 1987 (Ano em que o primeiro filme se passou). Apesar de não ser uma continuação direta, “Predadores” faz uma série de homenagens ao primeiro filme, bebendo da fonte de sucesso dele com elementos da década de 80, desde a trilha sonora, até algumas frases ditas pelos personagens. Quem não se lembra daquela música que toca no primeiro filme quando eles estão dentro do helicóptero a caminho da floresta? Pois é, até ela está neste novo filme. Confesso que fiquei com um baita sorriso no rosto quando a ouvi.

Porém a semelhança com o primeiro filme para por aí. Infelizmente o filme erra em diversos pontos importantes, que o impedem de se tornar um re-início promissor da franquia. Começando pelo personagem principal. Adrien Brody não chega nem aos pés do Schwarzenegger como ator de filme de ação. O cara até se esforça, mas em nenhum momento consegue convencer o público de que ele é um cara durão. Além disso, o filme coloca um monte de personagens, um mais bizarro que o outro sendo caçados pela criatura, sem qualquer explicação. Os personagens não são trabalhados e você acaba não tendo ligação com nenhum deles, fazendo com que suas mortes não sejam sentidas em momento algum. Pior ainda é ver o personagem de Laurence Fishburne surgindo do nada e não tendo qualquer peso na trama.

Infelizmente não me empolguei com este filme, apesar de ter gostado das homenagens ao primeiro. Só espero que esse não seja o último, pois na maior parte das críticas, ele não se saiu tão mal. Eu como fã do Predador, só me resta torcer para que novos e BONS filmes venham!

Nota: 7

Nenhum comentário: