quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Séries - The Walking Dead (Piloto)

Muitos podem dizer que os nossos queridos “Zumbis” estão defasados, afinal eles já foram explorados em filmes, games, quadrinhos, etc. Só faltava mesmo uma série com os mortos-vivos, eu disse “faltava”, porque desde ontem os fãs de George Romero podem comemorar, pois estreou na Fox a série “The Walking Dead”.

Como um grande fã destes seres abomináveis, coloquei meu celular para me avisar 15 minutos antes de começar o primeiro episódio. 22hrs em ponto, lá estava eu em frente à TV, pronto para ver o início de uma série extremamente promissora. Logo na primeira cena já somos apresentados ao que provavelmente será o protagonista da série, um policial chamado Rick Grimes (Interpretado pelo ator britânico Andrew Lincoln). Rick está procurando gasolina em um posto no meio do nada. Há muitos carros abandonados nas ruas, pessoas mortas e desolação total. De repente Rick vê uma menina carregando seu urso de pelúcia, ao tentar ajudá-la, logo percebe que já é tarde demais constatando que a menina já se tornou um Zumbi. Sem dó e piedade, Rick dispara um tiro no meio da testa da garotinha dando o tom inicial da série a partir dali.

Logo após esta introdução indigesta, somos levados ao passado onde acompanhamos Rick numa batida policial rotineira. Após interceptar um carro com alguns bandidos, Rick é baleado e acaba ficando em coma por algum tempo. Certo dia, ele acorda do coma e se depara com um mundo completamente diferente do que ele estava acostumado. Com um capricho técnico de causar inveja a qualquer produção de Hollywood, a série mostra com maestria o mundo pós-apocalíptico onde a história passará. A cena do hospital é épica, desde o ambiente claustrofóbico, até a interpretação magnífica do ator no seu jeito de andar, encarnando com maestria uma pessoa atrofiada que estava deitada numa cama por longos dias.

Não vou detalhar o restante do episódio a partir daqui, mas a série já mostra alguns pontos importantes a serem explorados no futuro, como dilemas familiares, situações extremas de sobrevivência, etc.

Após terminar o primeiro episódio, ficamos com um gosto de “quero mais”. É verdade que a princípio não vimos nada diferente do que já presenciamos nos filmes de Zumbis, mas quem disse que precisa mudar alguma coisa? O tema principal da série, no meu ponto de vista, está acima dos Zumbis. O objetivo será mostrar um mundo devastado por uma doença e tomado pelo terror, onde os personagens serão colocados à prova diariamente. Como o próprio lema da série diz: “Até quando você irá sobreviver?”. E tomo a liberdade de acrescentar: “O que você faria para sobreviver? Deixaria uma pessoa querida morrer visando a sua própria sobrevivência?”. Como eu disse, o tema principal é rico na questão narrativa, e a chance de explorá-lo com maestria é justamente a confecção de uma série, por isso que boto minhas fichas em “The Walking Dead”. Os produtores da série têm a “faca e o queijo na mão”, basta ter um pouco de inteligência e sensibilidade com o roteiro a partir daqui. “The Walking Dead” está no seu primeiro episódio, mas já me arrisco dizer que a FOX está prestes a conseguir mais um feito após o término de LOST, fazer com que tenhamos mais uma série com potencial para ser o próximo fenômeno mundial da categoria. Torço para que isso aconteça! Estarei de olho!

Nenhum comentário: