quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Games - Análise: Need for Speed: Hot Pursuit [Demo]


Need for Speed pode não ser a melhor franquia de jogos de corrida da atualidade, mas certamente é uma das mais queridas (Se não for a "mais querida"). Lembro quando joguei o primeiro Need for Speed no computador, foi amor a primeira vista. De lá pra cá a série lançou verdadeiros clássicos, como por exemplo Hot Pursuit 1 e 2 e os divertidos Underground 1 e 2 (Sim, eu gostava bastante desta "fase" de NFS, ao contrário de alguns). Porém após Underground, a série entrou numa crise horrível e foi um jogo ruim atrás do outro sendo lançado. A reviravolta começou no ano passado quando lançaram Need for Speed Shift. Apesar de não ser um NFS de verdade, afinal a série sempre foi conhecida pela sua jogabilidade arcade, Shift foi uma bela surpresa.

Eis que agora a série volta às raízes com Need for Speed: Hot Pursuit desenvolvido pela Criterion (Produtora conhecida pela série Burnout). Ontem tive a oportunidade de jogar a versão de demonstração disponibilizada na LIVE e me diverti tanto que resolvi criar este post para falar um pouco das minhas impressões do jogo.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a interatividade do jogo com a sua lista de amigos. Logo nos menus você já tem avisos mostrando os tempos dos seus amigos e até frases com desafios do tipo: "Fulano acabou de bater seu tempo na pista tal. Dê o troco agora mesmo" (Algo assim). Tem até um mural onde seus amigos podem escrever alguma coisa, fazendo com que a interação e a rivalidade estejam em alta o tempo todo. Não sei se no jogo FULL teremos isso, torço que sim, mas gostei bastante desta novidade.

Na versão DEMO temos apenas dois modos disponíveis. Um modo onde disputamos uma corrida simples em uma estrada repleta de atalhos e um modo onde assumimos o papel de um policial com o objetivo de acabar com o racha dos corredores. Entre os dois modos, o segundo é disparado o mais divertido. Você como policial terá alguns "truques na manga" para acabar com a festa dos corredores, como por exemplo: bloqueios na estrada, bloqueadores elétricos, etc. Na DEMO não temos todas estas "armas", mas já deu para notar que a "bagunça" com os amigos na LIVE estará garantida. Tenho certeza que será o modo mais jogado por mim e minha lista de amigos.

Tecnicamente o jogo não é perfeito, mas cumpre bem o seu papel. Os gráficos estão bons, mas longe de ser um Forza 3, por exemplo. Nota-se alguns detalhes bacanas nas paisagens e nos detalhes dos carros, mas não é aquele foto-realismo que encontramos em alguns jogos de corrida. Sobre o som não dá pra falar muito, só há duas músicas que tocam durante a corrida e gostei bastante de ambas. Os efeitos sonoros estão bacanas e jogado num bom Home Theater, certamente a imersão será ainda maior. Agora o ponto mais polêmico é a Jogabilidade. Alguns detestaram, outros gostaram. Lembro que o foco neste jogo é a jogabilidade Arcade, ou seja, longe de ser um simulador de corridas. Não sou nenhum especialista do gênero, mas achei razoável a jogabilidade. O carro sai de traseira quando você faz as curvas e é relativamente duro para virar. Confesso que no início "torci o nariz", mas depois de jogar algumas vezes, me acostumei e passei a me divertir bastante com o jogo.

Ainda não decidi se farei a pré-compra de Need for Speed: Hot Pursuit, provavelmente não farei. Vou esperar o jogo ser lançado para ler algumas análises de sites e amigos que comprarão o jogo antes de mim. Mas uma coisa é certa, cedo ou tarde, Need for Speed: Hot Pursuit entrará na minha humilde coleção de jogos. Certamente este jogo será um dos mais divertidos do gênero!

Nenhum comentário: