sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Filme - 300: A Experiência completa [Blu-Ray]

Sinopse: Em 480 a.C., o Imperador da Pérsia, Xerxes (Rodrigo Santoro), envia seu exército para conquistar a Grécia. No entanto, a cidade grega de Esparta tem os melhores guerreiros de sua época e 300 deles estão escalados para lutarem contra os persas. A batalha é uma missão suicida para todos e servirá para que o resto do exército grego se prepare para a defesa da terra na próxima etapa.

Crítica: Como ainda não fiz uma crítica do filme aqui no Blog, vou falar brevemente sobre o que eu acho deste filme. Quando lançaram, alguns sites de cinema taxaram 300 como a revolução do gênero Épico. Particularmente, achei um tremendo de um exagero, pois na minha opinião, 300 está longe de se equiparar com verdadeiros clássicos como Coração Valente, Ben Hur e Gladiador. Mas isso também não quer dizer que eu não tenha gostado do filme, pelo contrário, eu adorei! Uma adaptação à altura da excelente Graphic Novel de Frank Miller.

O filme é belíssimo! Com cenas espetaculares, o excelente diretor Zack Snyder (Mesmo cara que filmou Watchmen) usa e abusa das câmeras lentas para mostrar a violência dos combates. Pra quem não conhece, a trama conta a história da épica batalha dos 300 de Esparta contra o gigante exército do Imperador Xerxes. Sedento por terras e com a ambição de conquistar o maior número de povos possíveis, Xerxes acabou escolhendo o povo errado para conquistar e se deparou com 300 corajosos guerreiros comandados pelo rei Leônidas, dispostos a dar as suas vidas para proteger o seu povo. Toda esta bravura comoveu os gregos a quebrar a tradição e colocar o seu exército para lutar nesta batalha em prol de Esparta.

O filme possui cenas de ação do início ao fim! É batalha e mais batalha, uma atrás da outra, o que acaba agradando aos fãs de filmes do gênero. É um filme extremamente divertido de se assistir, que vale a pena ter na sua coleção de filmes. É sentar no sofá, fazer uma pipoquinha e se divertir. Esta é a maior proposta do filme!

Nota: 8,5

Comentários sobre a versão em Blu-Ray: 

Especificações Técnicas 

1080P  - 16x9 (2.40:1)

Idiomas: Inglês Dolby True HD, Inglês Dolby Digital 5.1 e Português 5.1

Legendas: Inglês e Português. 

Extras: 

- The complete 300: A comprehensive immersion
- Bluscreen picture-in-picture
- Additional scenes
- Frank Miller tapes: Miller's vision realized on film
- 300 Spartans: Fact of fiction?
- Preparing for Battle: The original test footage
- Making off 300
- Making 300 on images
- Webisodes: Behind the scenes peeks on the set of 300
- Audio commentary by Director Zack Snyder (Sem legendas)  

Imagem: Confesso que antes de adquirir este filme eu esperava mais da imagem devido a alguns comentários de amigos. O filme possui muita granulação o que me incomodou um pouco, porém notei este efeito somente nas cenas mais claras, nas escuras o filme dá um verdadeiro show no quesito imagem. O que favorece muito é a beleza em si do filme, pois ele parece uma Graphic Novel em movimento, tamanha a fidelidade do filme com a obra que a inspirou. Mas se eu tivesse que recomendar alguns filmes TOP neste quesito, certamente 300 não estaria nesta lista. A imagem é boa, porém não é perfeita!

Som: Assim como a imagem, o som também fica devendo. Como o filme possui cenas de batalhas do início ao fim, eu esperava um show de efeitos sonoros ecoando no meu Home Theater, porém não foi isso que aconteceu. O som é extremamente baixo, e ao contrário de filmes bons neste quesito, tive que assisti-lo com o som alto para conseguir ter uma imersão melhor. Na minha opinião, ficou devendo também!

Extras: O grande diferencial desta edição, aliás se eu tivesse que apontar uma edição de Blu-Ray com os melhores extras, certamente 300 estaria no topo desta lista. É verdade que não assisti muitos filmes neste formato, mas até aqui, esta edição de 300 é a melhor neste quesito. Fantástico mesmo! Conforme vocês podem ver mais acima, são extras que não acabam mais. O destaque fica por conta do "The complete 300: A comprehensive immersion", acreditem, você terá uma outra impressão do filme após assisti-lo. Através dele você poderá assistir ao filme com 3 opções de comentários durante a exibição do mesmo. O primeiro relata a adaptação da Graphic Novel e o trabalho de Frank Miller, o segundo mostra como o filme foi feito, inclusive mostrando diversas cenas com o fundo azul atrás e o terceiro exibe entrevistas de historiadores comparando o que é real e o que é ficção no filme. Simplesmente fantástico! Só este conteúdo já seria suficiente para justificar a compra deste Blu-Ray, mas como vocês podem ver, tem muito mais coisa disponível.

Conclusão: Infelizmente em termos de áudio e vídeo este Blu-Ray acaba devendo um pouco. Apesar de ser acima da média comparado aos demais títulos da Warner, há outros filmes melhores disponíveis neste formato. Porém ele acaba valendo cada centavo investido justamente pela excelente quantidade e qualidade dos materiais extras. Excelente e recomendado!

Nota: 9

3 comentários:

Fulvio Ferreira disse...

O filme é bom, empolga, faz a sua cabeça explodir com as batalhas. Pena eu ainda não ter grana para comprar um Blu-Ray.

maciotas (Sam) disse...

Fala Fulvio,

Pois é cara, o filme é bacana mesmo! E com relação ao Blu-Ray, logo logo você compra um!

Os preços estão menores a cada dia que passa. Já tem Blu-Ray player por menos de 500 reais (E de marca boa), filmes nas promoções de 20 a 30 reais, portanto acredito eu que até o final do ano, o Blu-Ray estará muito mais acessível!

Se você curte assistir um bom filme, recomendo demais a compra de um aparelho! É simplesmente magnífico!

Abraço.

Celso disse...

Esse é compra certa...quando eu tiver o Blu-Ray :)

Esse fiz questão de ver no cinema 2X e ainda comprei o DVD ORIGINAL...para durar mais assim com o tropa de elite... :)

quando eu comprar um player ou um PS3 vou comprar esse filme