terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Filme - Ponte para Terabítia [Blu-Ray]


Sinopse: Jesse Aaron (Josh Hutcherson) está na quinta série e seu maior desejo é se tornar o mais rápido corredor de sua sala. No entanto, a chegada da menina Leslie Burke (AnnaSophia Robb) faz com que seu sonho desabe, uma vez que ela se torna a mais rápida da turma. A concorrência inicial logo é tranformada em amizade, quando eles descobrem na floresta um mundo mágico, onde a dupla é rei e rainha.

Crítica: Há um bom tempo, venho procurando alugar filmes de aventura, ou melhor, fantasia para me divertir um pouco. Apesar de termos poucos filmes de qualidade neste gênero, é um estilo de filme que me encanta, pois nada melhor do que utilizar a linguagem do cinema para mostrar um mundo fantástico e totalmente diferente desta realidade difícil na qual vivemos hoje em dia.

Neste final de semana, ao vasculhar a prateleira de Blu-Ray na locadora, me deparei com o Blu-Ray de “Ponte para Terabítia”. Não tive a oportunidade de assisti-lo quando foi lançado, pois naquela época confesso que eu tinha certo preconceito com filmes do gênero.

Hoje, depois de ter assistido ao filme vejo a besteira que eu estava cometendo. Ponte para Terabítia é um filme extremamente agradável e tocante. É aquele tipo de filme que faz com que você volte a ser criança, lembrando das “preocupações” que você tinha naquela época, como o primeiro dia de aula, as brigas com os valentões da escola, vergonha de cometer algum vexame na frente dos outros, etc.

São coisas que para nós adultos são extremamente banais, mas que naquela época eram algo tão importante quanto os nossos atuais problemas (Dívidas, trabalho, responsabilidade com a família, etc).

A história é focada na amizade de Jess e Leslie. Jess era um garoto triste antes de conhecer Leslie. Como ele é o único filho homem da casa, seu pai lhe obriga a assumir as responsabilidades dos trabalhos pesados e manuais em sua ausência. Suas únicas diversões antes de conhecer Leslie eram desenhar no seu caderno e treinar para se tornar o mais rápido da escola. E foi justamente por causa da corrida que ele conheceu Leslie.

A partir daí ambos iniciam uma amizade grande e Leslie começa a mostrar para Jess a possibilidade de fugir daquele mundo triste onde ele vivia utilizando apenas a sua imaginação. Ambos criam este mundo fictício chamado “Terabítia”, uma terra destruída pelo Senhor das Sombras e que eles deverão reconstruir mesmo contra a vontade das águias peludas e dos trols gigantes.

O interessante do filme é que a fuga da realidade não é tão grande, fazendo com que o mundo real sempre se choque com o mundo fictício criado pelos dois amigos.

É algo simples, porém tocante de presenciar, pois faz com que nos identifiquemos ainda mais com o mundo criado por eles.

Os atores mirins protagonistas da história são ótimos! Mas o destaque mesmo é a atriz AnnaShophia Robb que interpreta Leslie. Que menina linda e extremamente expressiva.

Apenas recomendo para que vocês assistam a este filme com o áudio original (Inglês), pois a dublagem em português está ridiculamente ruim!

Ponte para Terabítia foi uma grata surpresa. É um filme extremamente sensível e tocante. Prepare-se para se emocionar também com o final, que é digno de balançar qualquer marmanjão metido a valente. Se você está procurando um filme leve para assistir, não se iluda com o tema infantil da história, alugue/compre e volte a ser criança, pois vale muito a pena.

Nota: 9

Comentários sobre a versão em Blu-Ray:

Um dos piores filmes em Blu-Ray que eu já vi. As imagens e os sons estão normais. Parece mais um DVD rodando a 1080P com Upscaling do que um Blu-Ray propriamente dito. Agora a maior “bola fora” deste Blu-Ray está na quantidade de conteúdos extras, ou melhor, pela falta de. Simplesmente não há qualquer tipo de conteúdo extra na versão em Blu-Ray. Não há entrevistas, Making Of, curiosidades, NADA. Só há o filme e nada mais!

Uma das maiores decepções que eu já tive, pois sinceramente, este filme belíssimo merecia um Blu-Ray de melhor qualidade. Só espero que eles lancem uma versão melhorada (O que eu acho difícil), porque esta versão que temos atualmente é simplesmente lamentável.

Nota: 0

2 comentários:

Eduardo Giovanini disse...

Assisti já esse filme, e realmente é muito bom!! mais uma coisa eu não entendo, tem diferenças para os filmes em blu-ray no quesito qualidade? como funciona isso? todos os filmes são necessariamente em 1080p ou existe as versões blu-ray em 720p?

Abraços!

maciotas (Sam) disse...

Fala Giovanini,

Sim, há uma diferença muito grande. Assistir a um filme em Blu-Ray é infinitamente melhor do que em DVD. A imagem e o som são muito melhores.

E todos os filmes em Blu-Ray já vem no formato 1080P, não existe filme em Blu-Ray em 720P ou 1080I, mas isso não impede que você assista um filme em Blu-Ray numa TV HD, ou seja, que não seja Full HD para rodar 1080P.

Eu já testei nos meus dois televisores, uma FULL e outro não, e a imagem é excelente nas duas TVs (Mas a FULL leva vantagem, é óbvio).

E para fechar, há diferença sim de um Blu-Ray para outro, e isso é culpa das produtoras. Por exemplo, a Warner tem muitos filmes ruins em Blu-Ray. Ela meio que faz um port sem-vergonha do DVD para o Blu-Ray. Mesmo nestes casos, você nota diferença, mas não é tão visível quando você assiste a um filme da Sony Pictures, por exemplo.

O melhor exemplo que eu poderia dar é: Alugue Eu, Robô ou Cassino Royale em Blu-Ray e veja o trabalho magnífico que as produtoras fizeram nestes filmes. A imagem e o som são espetaculares. Tenho certeza que depois de assistir a estes filmes em uma TV FULL e um Home Theater (De preferência que toque os novos formatos de som), você verá o verdadeiro poder de um Blu-Ray.

Surgindo mais outra dúvida, é só perguntar.

Abração!