quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Filmes - 9 - A Salvação [DVD]


Sinopse: Quando o boneco 9 ganha vida, ele encontra-se em um mundo pós-apocalíptico, no qual os humanos foram dizimados. Por acaso, encontra uma pequena comunidade de outros como ele, que estão escondidos das terríveis máquinas que vagam pela Terra, com a intenção de exterminá-los. Apesar de ser o novato do grupo, 9 convence os demais que ficar escondido não os levará a nada. Eles devem tomar a ofensiva se quiserem sobreviver e, antes disso, precisam descobrir por que as máquinas querem destruí-los.

Crítica: Sempre que vou à locadora meu filho me pede para alugar um desenho pra ele. Ontem foi o dia de locar diversos filmes e pra variar, tive que pegar um desenho para ele e optei por “9 – A Salvação”.

Já tinha lido algumas críticas e gostado bastante da história desta animação. Após sair do trabalho, peguei o garotão na escola, dei um bom banho nele e lá fomos nós para o quarto assistir o filme com alguns quitutes. Um programa típico de pai e filho que se tornou mais agradável ainda por causa da excelente qualidade deste longa.

9 – A Salvação é uma animação com um estilo próprio, desde o design dos bonecos até o mundo pós-apocalíptico milimetricamente desenvolvido pelos animadores.

A história é muito interessante, nela 9 é um boneco que acorda no meio de uma sala cheia de papéis com projetos e invenções. No chão da sala está o seu criador, morto por sinal. 9 assustado, resolve sair e explorar o mundo na qual ele acabou de nascer e se depara com o caos. Não demora muito para que ele encontre novos amigos iguais a ele e juntos, terão que sobreviver a este mundo tomado pelo caos destruído após uma catastrófica guerra entre humanos e máquinas.

A trama é bem escrita e com referências à segunda guerra mundial (Repare no exército responsável pela criação das máquinas – Clara alusão aos nazistas). O filme se desenrola de uma maneira bastante tensa e interessante. Você fica literalmente preso ao filme querendo entender o que aconteceu com aquele mundo e qual será o futuro dos personagens. Com um tom sombrio e melancólico, 9 – A Salvação não é uma típica animação recomendada para crianças, pois a freqüência de piadas e situações cômicas é extremamente baixa. Aquele caos faz com que os personagens tenham que conviver com uma realidade bastante cruel e, acertadamente, o diretor inclui algumas piadas que não destoam da atmosfera do filme e são encaixadas na hora certa.

9 – A Salvação foi uma grata surpresa. Aquele tipo de animação que acaba passando despercebida por não ter um estúdio famoso por trás, como a Pixar e a Dreamworks, por exemplo. Se você gosta de animações com roteiros voltados para adultos, recomendo que você assista a este filme. Vale a pena!

Nota: 9

Nenhum comentário: