sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Filme - Distrito 9 [Blu-Ray]


Sinopse: Em um mundo fictício, extraterrestes tornam-se refugiados na África do Sul, onde ficam segregados dos humanos em uma área chamada Distrito 9. Após quase 30 anos, porém, as autoridades decidem mudá-los de local, o que gera conflitos.

Crítica: Distrito 9 aparentemente pode parecer um filme de ficção científica, mas ele é muito mais do que isso, com um temática futurista o foco do filme se concentra em criticar o preconceito e a desigualdade social que em pleno século XVI, continua a todo vapor!

A premissa do filme é interessantíssima, nele uma nave gigantesca chega a terra e aloca-se no céu de Johanesburgo (África do Sul). Após um longo período estacionada no céu sem esboçar qualquer tipo de reação, sem saber a real intenção dos alienígenas, o exército da MNU (Versão fictícia da ONU) decide invadir a nave para saber o que há lá dentro. Chegando lá se deparam com os alienígenas assustados e desidratados. Como o número de ETs era muito grande, eles optam por criar uma área embaixo da nave para alocar estes alienígenas, e esta área leva o nome do filme, Distrito 9. Com o tempo a população da cidade começa a se revoltar com a perca de privacidade por causa do Distrito 9 e começam a pressionar o governo para mudar os aliens de lá. Atendendo a população, a MNU resolve então criar o Distrito 10, um local novo para alocar os monstros a 200 KM da cidade, e justamente no momento de despejar os alienígenas de suas casas é que começa uma série de conflitos e questionamentos interessantes que não vou detalhar aqui.

A história é narrada de uma maneira documental, ou seja, como se estivéssemos presenciando um documentário mostrando a ação de despejo dos alienígenas. Somos levados a reportagens de telejornais, entrevistas com especialistas, câmeras de segurança mostrando o interior do Distrito 9, etc. Tudo contado de uma maneira interessante que acaba gerando um senso de realidade maior ao filme, fugindo um pouco da sensação de estarmos presenciando um filme de ficção. Vale ressaltar que não é 100% do tempo que o filme é assim, mas a mescla entre o estilo “normal” e documentário é muito bem feito.

Os efeitos visuais deste filme são ótimos. Desde a nave gigante no céu até os alienígenas são muito bem feitos. A trama se mostra interessante o tempo todo, levando o público a questionar a forma como a humanidade trata os povos menos favorecidos, inclusive trazendo a tona a “ferida” chamada Holocausto. Repare que quase no final do filme, um dos personagens chama o Distrito 10 de campo de concentração!

O filme possui um ótimo final e claramente deixa em aberto uma continuação, que na minha opinião, será muito bem-vinda. Distrito 9 é um excelente filme que merece ser visto! Não se engane pelo teor fictício do filme, no fundo o filme se mostra muito mais intenso e interessante. Recomendado!

Nota: 9

Comentários sobre a versão em Blu-Ray:

Imagem: A imagem do filme no formato Blu-Ray está excelente. Como a grande maioria das cenas se passam durante o dia e há muitas partes aéreas mostrando o Distrito 9 de cima, assistir este filme em Blu-Ray se torna ainda mais agradável por causa da nitidez e riqueza de detalhes. As cenas onde os aliens e os humanos interagem estão ótimas! Há cenas onde a nave mãe dos alienígenas ficará de fundo e prepare-se para babar na qualidade das imagens mostrando aquela nave gigantesca ao fundo!

Som: O som do filme está em DTS-HD e com ótima qualidade, só não ficou perfeito porque acabei sentindo um pouco a falta de peso nas cenas de ação. Aluguei a versão nacional e nesta edição temos áudio em Inglês e em português, ambos em DTS-HD.

Extras: A versão nacional possui uma quantidade razoável de extras, todos em HD e com legendas em português. O destaque fica por conta do recurso Movie IQ, BD Live e Live chat. O BD Live não possui muito conteúdo, mas o recurso Movie IQ dá show, mostrando curiosidades do filme em tempo real de execução do filme. Vale a pena!

Conclusão: No geral vale a pena alugar ou até mesmo comprar este Blu-Ray. Além da qualidade indiscutível do filme, tecnicamente o Blu-Ray é ótimo, com boa imagem, som e extras interessantes!

Nota: 8,5

Nenhum comentário: