terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Games - Prince of Persia (Xbox 360)


Prince of Persia é uma série antiga, porém confesso que fui "fisgado" por ela somente após o clássico "Sands of Time" do Playstation 2. Lembro que a primeira vez que joguei aquele jogaço me apaixonei por ele. Gráficos incríveis, jogabilidade primorosa, enredo interessante, etc. Infelizmente a série perdeu um pouco seu fôlego nos próximos jogos (Warrior Within e Two Thrones) e justamente por causa das reclamações a Ubisoft resolveu reformular a série lançando esta nova versão chamada apenas de "Prince of Persia" para o Xbox 360.

Vamos à análise dividida por quesitos técnicos:

Gráficos

Todo em Cel-Shading, os gráficos do jogo são lindos e parecem uma pintura viva. Cada detalhe do cenário como movimentação das folhas, areia, roupa dos personagens, etc estão muito bem detalhados e artisticamente bem feitos. Outra coisa muito legal é presenciar o mundo que você está visitando tomar cor após você restaurá-lo das trevas. Com certeza os gráficos são um dos pontos altos do jogo!

Som

O som está fabuloso, cada efeito sonoro do cenário é perceptível e a dublagem dos personagens principais está perfeita. Me peguei diversas vezes escutando o canto de pássaros durante o jogo, pensei inclusive que era algum passarinho que tinha pousado na sacada do meu apartamento, tamanho a fidelidade do som.

Enredo

Apesar de não ter uma história muito elaborada, o destaque fica por conta da química entre os personagens principais (Eika e o príncipe). Prepare-se para se deparar com alguns diálogos impagáveis entre os dois. Em diversas ocasiões acabei rindo das piadas do príncipe e das respostas engraçadas de Eika. Os dois formam uma dupla perfeita. Na história a missão dos personagens é combater um deus maléfico que foi solto por causa de um artefato chamado corrupção. Este deus propagou as trevas no reino de Eika e cabe a ela e ao príncipe libertarem as terras desta escuridão. Com o tempo o jogo revela algumas surpresas, mas nada muito elaborado.

Jogabilidade

A jogabilidade desta nova versão continua focada nas acrobacias e no sistema de luta. A principal diferença é que você não morre, pois a cada queda ou ataque fatal, Eika te salva e você retorna do ponto onde parou totalmente ileso. Muitos criticaram o jogo dizendo que este sistema o deixou extremamente fácil. Realmente, o jogo não é difícil, mas isso não quer dizer que ele não seja divertido. Apesar de você saber que Eika sempre irá te salvar em qualquer situação, a diversão fica por conta de encontrar os pontos certos para se movimentar pelo cenário, seja através de pulos acrobáticos ou descidas elaboradas. Agora o problema maior na minha opinião estão nos combates. No início você até acha interessante, pois há uma lista de combos para você aniquilar seus inimigos, porém com o passar do tempo, os monstros vão ficando mais fortes e defendem praticamente todos os seus golpes, tornando as lutas demoradas e chatas. Chega uma hora que você torce para não encontrar ninguém, só para não ter que passar 10 minutos tentando acertar o desgraçado do inimigo que insiste em defender seus golpes. Ainda bem que existe uma espécie de "fatallity" nos combates, onde você pode matar seus inimigos jogando-os no desfiladeiro ou cercando-os na parede e aplicando um golpe final. Tirando este pequeno problema, o jogo é excelente no quesito jogabilidade.

Duração, fator Replay e Conquistas

O jogo não é dos mais longos, levei cerca de 13 horas para terminar a história principal, isso porque fiquei procurando buscar a maior parte das Orbs em cada mundo. Ao todo você tem 1001 Orbs para coletar e acredite, algumas estão bem escondidas e darão um certo trabalho para coletá-las. A duração do jogo aumenta caso você opte por coletar todas elas e resolva fazer todas as conquistas, além disso há uma conquista que te premia com apenas 20G e que te obriga a zerá-lo mais de uma vez, é a famosa conquista "termine o jogo em menos de X horas", neste caso 12 horas.

Conclusão

Prince of Persia (Xbox 360) reformulou a série e a Ubisoft conseguiu entregar um jogo à altura do clássico "Sands of Time". É um jogo divertido e gostoso de se jogar, que me prendeu até consegui zerá-lo. Além disso, as conquistas não são difíceis de se conseguir, portanto é mais um jogo na qual você terá a oportunidade de fazer 100%. Recomendo, principalmente aos amantes de um bom jogo de aventura.

Nota: 9

2 comentários:

AyPyCy disse...

Excelente review, parabéns.

Até hoje eu não entendo do porque o pessoal reclama tanto da mocinha te salvar e você não morrer. Ela te salva mas te deixa em no lugar antes de você morrer, ou seja, se não conseguiu pular um abismo, terá que tentar de novo. Não vejo como isso é diferente de morrer e voltar em um chackpoint anterior...

O jogo é fenomenal, me arrependi de ter vendido antes de ter comprado o DLC, pois o DLC é a continuação da fantástica história. Vai dizer, o final do jogo é muito bom!!!

Abraços!

maciotas (Sam) disse...

Opa, vlw AyPyCy!

Realmente, o negócio da Eika te salvar nada mais é do que um CheckPoint "enrustido". Tem gente que reclama de tudo! xD

E sobre o final, realmente, é excelente! Quando você pensa que acabou, o jogo lhe proporciona um momento único na qual você faz algo louvável, tudo justificado pela ótima química dos protagonistas durante a história toda!

Não vejo final melhor do que aquele! Foi o mais correto depois de todos os diálogos impagáveis e interação maravilhosa entre os personagens.

Bem lembrado!

Abraço.