terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Filme - Avatar 3D + IMAX

Ontem tive a maior experiência cinematográfica da minha vida. Exagero da minha parte? Nem um pouco meus caros amigos e para que vocês possam entender do que eu estou falando, vou dividir este tópico em duas partes, primeiro falando da sala IMAX (Só há duas salas IMAX nos país inteiro - Uma em São Paulo e outra em Curitiba) e a outra parte falando deste filmaço chamado AVATAR.

IMAX - É tudo isso mesmo?



Desde que esta sala IMAX foi inaugurada em São Paulo, sempre tive vontade de conhecê-la. Assim que AVATAR foi anunciado a primeira coisa que eu pensei foi: "Nossa, assistir AVATAR no formato 3D em uma Sala IMAX deve ser incrível". Assim que o filme foi lançado, no dia seguinte (Sexta-feira passada) fui até o Shopping Bourbon Pompéia (Onde fica esta sala IMAX) para comprar o meu ingresso. Cheguei 12:30PM no Shopping para pegar a sessão das 14:00 Hrs, porém para o meu azar, quando cheguei na fila fui informado que todas as sessões do dia e final de semana já estavam esgotadas. Não acreditei quando a mulher me disse isso, porém para não perder a viagem, resolvi comprar meu ingresso para segunda-feira (Ontem).

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a organização com a venda dos ingressos, pois todas as cadeiras são marcadas, ou seja, no momento em que você adquire o ingresso, você já escolhe o local onde você irá sentar. Isso é uma coisa muito comum em teatros e outros tipos de espetáculos, mas em se tratando de cinema, isso ainda é uma novidade por aqui, infelizmente, pois é uma coisa tão fácil e simples de se implantar que fica difícil "engolir" a falta de organização das maiores redes de cinema do Brasil como Cinemark e UCI.

Ontem foi o dia tão esperado, cheguei cedo no Shopping para almoçar com minha esposa e faltando 15 minutos para começar o filme eles liberaram a entrada. Como nossos lugares já estavam marcados, não precisamos pegar fila para entrar no cinema ou sair correndo como alguns loucos para pegar os melhores locais. Chegamos, pegamos nosso óculos e sentamos tranquilamente esperando o filme começar.

Outra coisa que eu percebi é que não há propagandas antes do filme, portanto se você não quer perder 1 minuto do filme, esteja dentro do cinema no horário programado da sessão, pois caso contrário você será xingado como alguns foram ontem, pois como a tela é enorme, ela ocupa a sala por inteiro, portanto qualquer "zé mané" que chega a atrasado ficará na frente das pessoas que estão atrás.

E falando em tela, sim ela é gigante, mas comparado as salas IMAX dos EUA e demais países no exterior, esta de São Paulo é bem menor. Mas não desanime, pois ela é a maior tela de cinema que eu já vi aqui no Brasil, portanto já dá para se divertir bastante.

Além da tela gigante, outro diferencial que eu notei é o Som. É fantástico, você consegue ouvir cada efeito sonoro do filme com uma nitidez incrível.

Já a imagem, não tem tanta diferença assim de uma boa sala 3D, mas pelo fato da tela ser enorme, a imersão que você tem dentro de um filme neste formato é algo sensacional. Você se sente parte do filme! É incrível, só assistindo para ter uma noção exato do que eu estou falando.

Resumindo, vale cada centavo investido para assistir um bom filme 3D numa sala IMAX. É algo único e raro de se encontrar aqui no Brasil, portanto você que mora nas proximidades de São Paulo, não deixe de reservar um dia para assistir a um bom filme nesta sala (Principalmente AVATAR), pois é sensacional.

E para finalizar, vou deixar uma dica: Compre seus ingressos antecipadamente, pois a concorrência é grande, principalmente com um BlockBuster do tamanho de AVATAR.

Agora vamos ao filme:



Sinopse: No futuro, Jaze é o ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Na'vi, com sua própria língua e cultura. O que evidentemente entra em choque com os humanos da Terra.

Crítica: É difícil iniciar a crítica de um filme na qual você não encontra palavras para descrevê-lo, tamanha a sensação de espanto e surpresa após o término da sessão. OK, já se passaram mais de 12 horas que teminei de vê-lo, mas confesso que ainda estou em estado de êxtase por ter presenciado um dos melhores filmes da minha vida. Acredite, AVATAR é único e certamente marcará época!

Não é a toa que demorou 10 anos para sair do papel. O filme é grande em todos os sentidos! Tecnologicamente falando ele é único. Acredite, você não terá assistido nenhum filme parecido.

Logo no início somos apresentados ao programa AVATAR e conhecemos os personagens principais envolvidos na trama e logo de cara somos jogados a este fantástico mundo chamado Pandora. Cada canto do planeta Pandora tem vida. É difícil imaginar como aquele mundo saiu da cabeça de James Cameron, é algo simplesmente fantástico e não consigo encontrar outro adjetivo para o diretor a não ser Gênio! Sim, o cara é o "Rei do Mundo" e com este filme ele se superou. Acredite, ninguém irá taxá-lo mais como o diretor de Titanic, a partir daqui, James Cameron será conhecido como o diretor de AVATAR.

Eu adoraria descrever toda a trama aqui para vocês, mas creio que a melhor coisa que eu posso fazer neste momento é deixar que vocês mesmos descubram a complexidade da trama e a magia por trás desta história espetacular.

O que eu posso falar é que os Navis são os seres mais fantásticos que eu já vi no cinema. É tocante e simplesmente fantástico a interação deles com o planeta Pandora. Por muitas vezes me peguei pensando: "Sensacional, se eu pudesse, gostaria de ser um Navi também".

Você irá torcer por eles o filme todo e irá se emocionar com a dedicação e honra que este povo tem com a sua cultura e seus ideais.

O filme é recheado de cenas espetaculares. Me peguei muitas vezes pensativo e de boca aberta com diversas cenas do filme, principalmente na parte final do filme.

Para finalizar, o que eu tenho a dizer é: Não deixe de assistir AVATAR no cinema, principalmente no formato 3D. E se você tem a oportunidade de ver em uma sala IMAX, não perca esta oportunidade, a imersão e diversão é muito maior.

Com certeza irei assistir o filme novamente nesta sala IMAX, pois AVATAR foi o único filme que me fez querer assisti-lo novamente assim que a sessão acabou. Se eles tivessem dado a opção de ficar na sala novamente para assistir a próxima sessão, eu teria ficado, porque este filme merece ser assistido mais de uma vez.

Nota: 10

6 comentários:

Alan disse...

Sam,

Esse filme é sensacional mesmo. Nem tenho muito a acrescentar, passei extamante a mesma coisa que você!

É tudo incrível! Fantástico! Por muitas vezes confundia os Na'vi com algo real. E a imersão que o 3D proporciona é algo único também!

maciotas (Sam) disse...

Fala Alan,

Vlw. É isso mesmo, o filme é mágico! Apesar de não ter uma história totalmente original, a mescla que James Cameron fez se mostrou ideal. Tem de tudo um pouco! Filme fantástico!

Vou querer ver de novo, com certeza.

Abraço.

Unknown disse...

Concordo 100% com a análise do filme. AVATAR está no meu TOP3 de melhores filmes da minha vida.

Emocionante sem ser melodramático, engraçado no ponto certo e revoltante ao extremo.

Revolta em perceber que a humanidade está caminhando para se tornar como é mostrada no filme.

"Olhe nas lembranças dela. No mundo de onde eu vim não tem verde."

Achei espetácular como o J. Cameron explicita aos expectadores como tudo no mundo está ligado.

Claro que não temos cabelinhos que se interligam com todo ser vivo. Mas temos uma ligação de energia, a qual estamos desrespeitando completamente há seculos.

Alberto Barros disse...

Oww.. preciso de um help seu!

Quanto e como faço para comprar ingressos do iMax? Eu sou de Sorocaba e vou pra sampa neste fim de semana e quero assistir Avatar lá! Vlw!

maciotas (Sam) disse...

Fala Alberto,

É só você entrar no site:

www.ingresso.com.br

Lá você seleciona o filme e o cinema. O cinema é o Espaço Unibanco Pompéia (Sala IMAX).

Só que tenho uma notícia não muito boa pra você: Pelo que eu vi agora, está TUDO esgotado até a próxima quinta-feira!

Cara, este filme no IMAX está dificílimo de ver! Boa sorte!

Abraço.

Alberto Barros disse...

Vlw cara! vou tentar!