quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Filme - UP Altas Aventuras



Sinopse: Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.

Crítica: Não sei se já disse isso aqui, mas sou fã confesso da PIXAR. Na minha opinião, estes caras são gênios, ponto! A cada ano eles lançam uma nova animação e se superam cada vez mais. Sério, não sei onde estes caras irão parar desse jeito, pois numa época em que somos "bombardeados" com continuações de filmes "duvidosos", é difícil imaginar que exista um estúdio capaz de se superar a cada novo filme, lançando não só uma nova franquia, como também personagens tão carismáticos que são capazes de fazer com que você se apaixone por eles antes mesmo da metade do filme.

UP é prova da genialidade destes caras, afinal jamais imaginei que poderia me emocionar com uma animação nos seus primeiros 10 minutos. O filme nem tinha começado direito, e lá estava eu emocionado e totalmente cativado pela história deste sonhador chamado Carl. Um velhinho de 78 anos, aparentemente com uma expressão rabugenta, mas com um coração de ouro e um ideal digno de um verdadeiro herói. Não vou detalhar o que acontece nos primeiros minutos do filme, mas prepare-se para se deparar com uma das aberturas/início de filme mais sensacionais da história do cinema.

Passado a emoção, entra o sentimento de nostalgia e diversão pura, onde acompanhamos o início da relação de Carl com Russel, um garotinho de 8 anos extremamente divertido e carismático. Resultado: Está formado uma das duplas mais improváveis e divertidas do cinema recente, afinal, como poderíamos imaginar que um velho de 78 anos poderia ser capaz de ter uma relação de amor e companheirismo tão grande com um garotinho de apenas 8 anos? Só a PIXAR para tornar isso realidade.

Russel é a versão miniatura de Carl. Russel é tudo aquilo que Carl foi um dia, e ambos se completam como pessoa. O sentimento de exploração, aventura e curiosidade que sempre reinou em Carl, está aflorando em Russel, este é o elo que une os personagens.

É verdade que a partir da metade do filme o roteiro perde um pouco da sua força, talvez pela genialidade da primeira parte do filme, que certamente será difícil alguém superar (Bom, deixa pra lá, se tratando de PIXAR, nada é impossível), mas o filme como um todo é uma verdadeira obra-prima. Muito mais do que uma animação, é um filme capaz de divertir os adultos com seu roteiro mágico e crianças com suas piadas e aventura marcante. Não deixe de assistir este filme. UP Altas Aventuras é a prova viva de que ainda é possível se encantar com uma obra da sétima arte.

Nota: 9,5

Nenhum comentário: