domingo, 20 de dezembro de 2009

Filme - Uma prova de Amor



Sinopse: A pequena Anna (Abigail Breslin) não é doente, mas bem que poderia estar. Por 13 anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha, Kate (Sofia Vassilieva), pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou... Até agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começa a questionar quem realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que abalará sua família e, talvez, tenha terríveis consequências para a irmã que ela tanto ama.

Crítica: Uma prova de Amor é aquele tipo de filme que entra na minha lista pessoal de "Filmes que todos deveriam assistir". Não é nenhuma lista oficial ou um gênero novo de filme que eu criei, isso é apenas uma listagem pessoal que eu costumo fazer colocando somente os filmes que possuam uma mensagem profunda e te levam a uma reflexão. São filmes que são uma verdadeira lição de vida, e "Uma prova de amor" é um deles.

É um filme que te leva a questionar a história o tempo inteiro e ao mesmo tempo que a história vai passando, você vai se deparando com reviravoltas e novos pontos para te fazer questionar aquilo que você tinha certeza absoluta há 10 minutos atrás. Não vou entrar em maiores detalhes senão poderia estragar a surpresa do final, mas o que eu gostaria de abordar aqui é a sensibilidade com que este filme foi feito. Nick Cassevetes é um diretor especialista em filmes assim, é dele um dos melhores filmes de romance que eu já vi (Diários de uma Paixão). Neste filme é nítido o cuidado  não só com a história, mas com o desenrolar de cada personagem que ocupa a tela. Até mesmo Cameron Diaz fazendo papel de mãe acaba convencendo quando você começa a ver o ótimo trabalho da atriz neste filme. Mas quem surpreende mesmo é a novata Sofia Vassilieva. Olha, fazia tempo que eu não via uma atriz tão boa quanto esta garota, ela rouba a cena o filme todo, não pela condição física do personagem (Ela interpreta a irmã com câncer), mas pela entrega e dedicação que ela interpreta sua personagem. Confesso que até cheguei a procurar na Internet se ela não tinha câncer na vida real, pois é impressionante o estado físico que a atriz chega nos momentos mais críticos da doença de sua personagem.

Uma prova de Amor é um drama de primeiríssima qualidade, com uma história tocante e reflexiva, interpretações magníficas e uma trilha sonora utilizada na medida certa. Assista este filme, tenho certeza que você irá se emocionar.

Nota: 9,5

Nenhum comentário: