segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Filme - Exterminador do Futuro: A Salvação



Sinopse: Ambientada no ano pós-apocalíptico de 2018, John Connor (Christian Bale) é o homem destinado a liderar as forças de resistência humana contra a Skynet e seu exército de Exterminadores. Mas o futuro no qual Connor foi criado para acreditar teve uma parte alterada pela aparição de Marcus Wright (Sam Worthington), um estranho cuja última lembrança é de estar no corredor da morte. Connor precisa descobrir se Marcus foi enviado do futuro ou se foi resgatado do passado. Enquanto a Skynet prepara seu ataque final, Connor e Marcus embarcam em uma odisséia que leva ambos ao centro de operações da Skynet, na qual eles descobrem um terrível segredo por trás da possível aniquilação da raça humana.

Crítica: Sempre fui fã da série “Exterminador do Futuro”. Lembro da primeira vez que assisti ao segundo filme, considerado por mim como o melhor da franquia. Ele marcou época com efeitos especiais jamais vistos e é considerado por muitos como um divisor de águas em efeitos especiais. Aliás, foi através deste filme que James Cameron colocou seu nome definitivamente no Hall dos maiores especialistas no gênero! O cara é bom e em breve poderemos conferir mais uma vez sua genialidade com Avatar, na qual pretendo assistir no único cinema IMAX aqui de São Paulo quando lançar!

Este novo filme da franquia se passa após o “Dia do Julgamento”, onde a SKYNET concluiu seu plano de destruição em massa para que as máquinas iniciassem seu domínio. Logo de cara somos apresentados a John Connor, interpretado pelo excelente Christian “Batman” Bale. Connor é o “messias” da humanidade e todos vêem nele uma forma de salvação. Apesar de comandar a legião e ser considerado como um “semideus”, Connor ainda se submete a ordens de uma espécie de “forças armadas mundial”. Aqui está um dos pontos fracos do filme, pois o filme não faz qualquer tipo de analogia detalhando como Connor chegou a este status. É como se o filme pregasse: “Ei, você que está assistindo, saiba que John Connor é o cara e pronto! OK?”.

Além disso, há algumas falhas no roteiro que deixam alguns pontos vagos no ar, como a real motivação de Connor tentar desesperadamente salvar seu pai, que inexplicavelmente é mais novo do que ele no filme. O Diretor não se deu o trabalho de explicar isso e terminei o filme sem entender por que diabos o pai é mais novo do que o próprio filho nesse filme. Teria sido uma viagem no tempo? Será que ambos estão em épocas diferentes? Será que Connor viajou no tempo para tentar salvar seu pai e conseqüentemente salvar a si mesmo no futuro?

São duvidas que ficam após o término do filme e que acabam te deixando com um gosto amargo ao final da projeção.

Tirando estes pequenos deslizes, o filme é muito bom! Apesar da série não contar mais com o trabalho de James Cameron, MCG (Diretor que o substitui) faz um ótimo trabalho e faz com que este novo filme tenha efeitos tão bons como os filmes anteriores. Destaque para duas cenas: A inicial do Helicóptero e a cena do posto de gasolina no deserto. Ambas fantásticas! Muito bem filmadas, sem cortes de câmera e com ações ininterruptas de pura adrenalina!

Mas você deve estar se perguntando: "Mas neste filme não tem o famoso Exterminador como nos anteriores?". Eu respondo que tem, mas seu papel/missão é diferente dos anteriores. Ele é Marcus Wright, um condenado a morte em 2003 que renasce em 2018, justamente no momento em que a Skynet resolve iniciar seu último plano para acabar com a resistência e extinguir de vez a humanidade. Não vou detalhar sua verdadeira missão para não estragar a surpresa final, mas este exterminador está tão bom quanto os anteriores e ele possui um papel fundamental na história do filme, assim como nos anteriores.

Se você é fã da franquia, certamente vai gostar deste novo filme. Mesmo com alguns problemas, o filme é ótimo e vale à pena assistir. Ele não é o melhor da série, mas faz jus ao nome “Exterminador” e cumpre seu papel de entreter no seus mais de 90 minutos de projeção. Recomendo!

Atualização: O meu amigo Alan fez um ótimo comentário com relação aos furos de roteiro deste novo filme. Para ler a excelente análise, veja o primeiro comentário neste tópico. Infelizmente não me atentei a isso quando fiz a crítica pois já faz muito tempo que assisti aos filmes anteriores. Ainda bem que tenho amigos/leitores mais atentos do que eu! :-) Valeu Alan!

Nota: 8,5

3 comentários:

Alan disse...

Sam,

Na verdade esse filme tem umas falhas cronólogicas bastante bizarras, vamos lá:

O Pai dele é o cara que vem do futuro no primeiro filme. E a mãe dele diz que ele precisa proteger o pai para garantir sua existência. Isso está naquelas várias gravações que ela deixa pra ele. Por isso ele é muito mais novo.
Isso tem um "que" de De Volta para o Futuro. Se o pai dele morrer, automaticamente ele deixaria de existir.

Outra coisa, na verdade o Exterminador como conhecemos (T-800) é a aparicão do (digitalizado) Schwarzenegger. O Marcus é na verdade um novo modelo, um híbrido de humano com máquina.

O que eu acho bizarro é que o John Connor vê o T-800 como algo totalmente desconhecido. O que pra mim não faz sentido, já que ele foi protegido por ele no 3 e no 2.

Teria que ser um prelúdio, mas para isso ele não poderia ter as fitas da mãe ou mesmo saber quem é seu pai. :S


Abraço

maciotas (Sam) disse...

Fantástica análise Alan,

Confesso que eu não me atentei a estes detalhes, pois já faz muito tempo que eu assisti aos filmes anteriores. Vou inclusive fazer uma observação na minha crítica citando o seu comentário!

Valeu mesmo!

Abração.

Alan disse...

Sam, não há de quer!

Fico feliz que meu comentário tenha sido útil. :)