terça-feira, 9 de junho de 2009

Filme - Gomorra


Sinopse: Poder, dinheiro e sangue: esses são os "valores" que os residentes das províncias de Nápoles e Caserta têm de enfrentar todos os dias. Eles raramente têm alguma chance e praticamente são obrigados a obedecer às regras do sistema chamado Camorra. Apenas alguns poucos podem pensar em ter uma vida normal. Neste cenário são desenvolvidas cinco histórias de pessoas que vivem num mundo aparentemente imaginário, mas profundamente afogado na realidade.

Crítica: Aluguei este filme após ler algumas críticas positivas e indicações de alguns críticos de cinema. É um filme italiano que retrata a história de diversos personagens envolvido na máfia napolitana, considerada uma das mais lucrativas e violentas do mundo.

Gomorra foi o filme escolhido pela Itália para concorrer o Oscar de Melhor filme estrangeiro no ano passado. É um filme envolvido em polêmicas na Itália que chegou a fazer mais sucesso devido a isso do que sua qualidade propriamente dita. Fora que aqui no Brasil, é difícil você digerir um filme como Gomorra sem fazer qualquer tipo de comparação com o clássico “Cidade de Deus”.
Aliás, depois de assistir Gomorra, você tem a nítida sensação de que este filme italiano foi inspirado no filme brasileiro citado anteriormente. Há o menino que se envolve com o tráfico; Garotos que sonham com uma vida melhor e entram neste mundo sem saber no que estão se metendo; Há muito palavrão e tiros; Consumo e tráfico de drogas o tempo inteiro; Até o estilo de filmagem é parecido com Cidade de Deus. Só não copiaram a Edição genial do longa brasileiro, mas aí já seria muita “cara de pau”.

Além disso Gomorra lança diversos personagens na tela e acaba não explicando exatamente o papel de cada um na máfia/tráfico, como se todos nós estivéssemos acostumados com a realidade da máfia napolitana. Ao contrário de Cidade de Deus, que utilizou o personagem “Buscapé” para contar a história de cada personagem e explicar detalhadamente como funciona o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

São pequenos detalhes que acabaram me desagradando. O filme como um todo é bom, porém por causa destes pequenos deslizes, Gomorra se tornará um filme facilmente esquecível daqui há alguns meses!

Nota: 7

3 comentários:

Jack disse...

Sam, não consegui nem terminar de assistir esse filme....não sei se eu não estava com muita paciência no dia, mas a edição, como você disse, não é tão boa quanto Cidade de Deus e isso me deixou perdido. Chegou no meio do filme e eu não sabia direito de quem era a história que estavam contando, quem fazia o que.... Enfim, para mim é esquecível mesmo.

[]s

maciotas (Sam) disse...

Fala Jack,

Fico surpreso em saber que alguém assistiu este filme além de mim! ahahah. Geralmente filmes europeus os brasileiros não tem o hábito de assistir.

Aliás, vou ver se faço uma pequena crítica de um filmaço francês chamado "Irreversível". Ele ficou famoso por causa das cenas violentas e uma cena de estupro de 20 minutos fortíssima. Mas o filme é ótimo e justamente a edição é uma das melhores que eu já vi! Vale muito a pena! Vou relembrar o filme e fazer a crítica!

Sobre o Gomorra, realmente Jack, o filme é um pouco confuso justamente por causa da precariedade da edição e a "igenuidade" do diretor em não detalhar o papel de cada personagem. Imagine um Cidade de Deus sem a explicação do Buscapé? Ficaria ruim não? Agora imagina para os gringos que não tem qualquer tipo de afinidade com a nossa realidade e não conhecem termos como "aviãozinho", etc?

É justamente este o maior erro do filme, fazendo com que muitos não se interessem ou deixem de assisti-lo sem antes terminar a história. É um filme bom? Sim, se você assistir com calma interessado em entender o que está se passando na tela, você irá gostar do filme, mas se você está em um dia não muito inspirado, com certeza irá detestar.

Abração e obrigado pelo comentário!

Jack disse...

Cara, é o seguinte: eu vejo tudo quanto é tipo de filme, e não tenho preconceito algum. Minha esposa as vezes até tem, mas por mim, eu vejo filme iraniano, neozelandes, ganês ou sei lá o que. Se me interessar, FODA-SE se é de hollywood ou não.... portanto não se supreenda com os filmes que eu ver...rs...

Eu estou pra ver o Ireeversivel a tempos, muita gente diz que é bom. Vamos ver se assisto logo...além de ter minha musa inspiradora Monica Bellucci...rs...

Só comentando, eu tb adorei Queime Depois de Ler, que vc viu no feriado! Acho os Cohen ótimos.

[]s

Jack