segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Marketing sensacionalista nos Games - Rockstar


A Rockstar sempre foi conhecida como uma produtora polêmica, aliás não poderia ser diferente pois é a empresa responsável pelas franquias Grand Theft Auto, Manhunt, Bully, The Warriors, etc.

É compreensível que o foco da produtora esteja nos jogos adultos e que a censura seja alta por causa disso, mas a empresa ultimamente está "apelando" na minha modesta opinião.

GTA sempre foi conhecido como um "simulador da vida real" e a empresa não poupou em adicionar cenas de violência, consumo de drogas e sexo explícito. Apesar de ser cenas "desagradáveis" moralmente falando, elas fazem parte do enredo e proposta do jogo, portanto não poderia criticar a decisão de incluí-las pois sem este tipo de cena, o jogo não existiria. Porém há certas coisas que a empresa adiciona em seus jogos na qual acho extremamente desnecessárias.

Em Bully por exemplo, a empresa adicionou um beijo gay. Veja abaixo:
http://www.playstation.com.br/blog/320-nova_polemica_da_rockstar_beijo_gay.htm

Agora resolveram adicionar uma cena de nú frontal masculino na nova expansão do jogo GTA IV (The Lost and the Damned).

Se estas cenas tivessem algum tipo de influência na história do jogo, tudo bem, eu poderia aceitá-las, porém são cenas que não tem qualquer tipo de influência no desenrolar do jogo. Se o cara estivesse vestido nesta cena sentado no seu escritório, daria no mesmo.

Não posso deixar de concluir que a inclusão deste tipo de cena é um grande golpe de publicidade, pois polêmica gera ibope, e ibope é necessário para que haja um bom número de vendas. São cenas que foram incluídas somente para este propósito.

Aliás este tipo de Marketing "apelativo" e sensacionalista começou na televisão e no cinema, e agora está invadindo o mundo dos games. Será que isso é benéfico para o mercado? Sinceramente acredito que não, pois se continuar assim, daqui a pouco vão lançar um jogo do Big Brother onde o objetivo é levar as garotas para debaixo do edredon.

Posso estar até sendo radical demais, mas tudo tem limite, e publicidade deste tipo eu desaprovo radicalmente. Quer incluir no contexto do jogo uma cena deste tipo que influencie a história do game? Ótimo, nada mais compreensível, agora incluir um cara pelado mostrando o pênis sem propósito nenhum já é demais né Rockstar?

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc matou a charada caro Samuel.

Tudo é uma questão de Marketing e a Rock Star é mestre nisso.

Anônimo disse...

Psicocarioca:

Acho interessante porque revela uma autonomia e liberdade de criação maior nos games. Estão deixando certos dogmas de lado, perdendo cada vez mais as características infantis.

Vide o próprio GTA, que se tornou mais maduro, seja pela cena de nu ou pelos temas.

Agora, criticar GTA por causa de penas uma cena acho exagero, afinal temos games por ai que sempre usaram mulheres nuas, e nunca fizeram tanto alvoroço.

Anônimo disse...

Ae galera.. tem um maluco dando o ps2 dele novo.. rs

quem quiser dar uma olhada

http://tedoumeuplaystation.blogspot.com/