quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Games - Conquistas do X360: Qual a sua opinião?

OU

Todos sabem que as conquistas são o maior sucesso no XBox 360, porém de certa forma este recurso acaba gerando uma certa competição entre os donos do console.

Exemplificando melhor o que estou querendo dizer, sou um usuário assíduo do Portal XBOX. Neste site você se cadastra e tem a opção de associar a sua Gamer Tag ao seu usuário do Portal. Todos os usuários que associam a sua Gamer Tag entram automaticamente num Ranking que classifca os usuários que possuem o maior número de Gamer Points (Pontos desbloqueados pelas conquistas).

Este Ranking apesar de ser interessante acaba gerando uma certa competição entre os primeiros colocados. Alguns chegam a brigar por saber que há usuários nas primeiras colocações que estão "bugando" para conseguir pontuar ainda mais e se classificar melhor neste Ranking.

De vez em quando até surgem tópicos falando sobre isso e no final estes tópicos acabam sempre sendo bloqueados pela Moderação.

Bom, aí vocês me perguntam: Os primeiros do Ranking ganham algum prêmio da Microsoft ou do Portal Xbox?

Minha resposta é NÃO.

Vocês devem estar se perguntando: Ué, então por que tamanha competição por causa disso?

Minha resposta é: Não sei! :D

É complicado debater sobre algo que mexe com o sentimento de alguns. Tem jogadores que idolatram as conquistas e passam horas e horas jogando um game extremamente ruim só para ver este famoso POPUP com a frase: "Conquista Desbloqueada".

Conheço alguns jogadores que chegam a comprar jogos ruins simplesmente porque as conquistas de tal game são faceis de serem desbloqueadas. Tal prática acaba gerando um certo debate entre os jogadores pois perguntas como: "Cara, como você consegue gastar dinheiro numa porcaria de jogo como esse?", sempre acabam surgindo. Alguns jogadores alegam que se divertem apenas pelo fato de buscar conquistas.

Na minha opinião, cada um se diverte da forma que achar melhor. Da mesma forma que eu escolho os meus jogos pela qualidade em si, alguns podem escolher os seus simplesmente pelo fato de ter conquistas mais fáceis. Quem está certo neste caso? Ambos, afinal estes jogadores estão se divertindo, e pelo que eu saiba, video-game foi feito para isso mesmo! :D

Para finalizar este artigo, gostaria de relatar um fato engraçado que aconteceu recentemente no Portal Xbox. Em um tópico com o tema conquistas eu postei a seguinte frase que eu já tinha lido antes:

"Conquistas é um verdadeiro termômetro. Quanto mais conquistas você tem, maior o índice de gordura nas tetas e menor a probabilidade de se pegar mulher"

Isso acabou gerando um desconforto no tópico (kkkkkk) pois a galera que defende a busca pelas conquistas se sentiu ofendida, inclusive alguns amigos da LIVE. Meus amigos, creio que este artigo irá esclarecer muito bem a minha opinião sobre o que eu acho deste tema tão polêmico. Por favor, não se sintam ofendidos. Apenas postei esta frase retratando algo que jamais devemos esquecer quando jogamos video-game: "Existe vida social lá fora".

Tudo que é demais, acaba nos prejudicando (Exemplo: Consumo de Álcool, tempo gasto na frente do computador, etc) e esta busca maluca por conquistas fazem com que gastemos muito tempo na frente do console fazendo com que nossa vida social seja colocada de lado algumas vezes. Eu sou pai de família e sei muito bem o que é isso. E vocês hão de concordar comigo, no fundo esta frase acaba tendo algum sentido certo? (kkk).

Eu gosto de buscar conquistas, afinal sei que a cada conquista desbloqueada é como se meu dinheiro estivesse sendo valorizado (Afinal estou aproveitando 100% do que o jogo tem a me oferecer), mas saibam que as minhas tetas ainda não apareceram e a mulher que eu tinha que pegar eu já o fiz há 5 anos (Minha esposa). (kkk). Acho que o termômetro está no meio-termo! (kkk).

Um forte abraço a todos e sitam-se a vontade em deixar a sua opinão aqui no BLOG.

P.S: Créditos ao meu amigo Programad (PXB) com o seu magnífico gerador de conquistas. Acesse: http://geraconquista.programad.com.br/


7 comentários:

Anônimo disse...

Caro camarada Renegado. Estou do seu lado nessa!

Não vejo graça nenhuma em ficar disputando quem tem mais pontos, quem foi o primeiro a fazer 1000/1000 em tal jogo...

Não recrimino quem o faz, porém, acredito que o conceito de diversão está muito acima disso.

Essas pessoas não sabem o quão gratificante é estar jogando, e devido a uma ação realizada, subir a famosa pop-up, tudo isso sem voce saber da existência dessa conquista. Cito um exemplo: Estava eu a jogar COD4 feliz, quando um cachorro filha-da-p*** me ataca, caí no chão e fiquei pensando repetidamente: "fu***... vou morrer"! Porém fiz o que apareceu na tela, quebrei o pescoço do safado, e voilà: Conquista desbloqueada! Fiquei com uma sensação de "eu sou fo**" por uns 5 segundos, praticamente um orgasmo. Como foi bom... kkkkkk

Abraço!

Anônimo disse...

Não nego: gosto das conquistas!

Mas não vou me matar jogando jogos tediosos só para aumentar o gamescore. E sobre o fato de que fazer 1000 pontos é completar 100% de um jogo eu me lembro de Avatar, com 1% do jogo você já tem o gamescore. Explorou 100% de seu investimento nele? Creio que não.

Bom texto Maciotas, nos leva a repensar certos conceitos.

abraços

Anônimo disse...

Mto legal seu texto Samuca
Qdo tiver um tempo leia o que eu escrevi recentemente no site central xbox.


http://www.centralxbox.com.br/a-vida-alem-dos-achievements/

Quinante disse...

Grande Sam... gosto da brilhante ideia da MS de ter criado as conquistas, pois foi uma inovação realmente para o mercado, porém, realmente não dá para entender a motivação da turma em fazer os 100% em tudo quanto é birosca de jogo. Todas que tive foi jogando realmente... apesar de ter feito os 200pts daquele horrível game da ElmaChips :) Mas avatar (um puta desenho, sem dúvida) não entra no meu console nem...

Anônimo disse...

Fala Maciotas,

Bacana o seu texto

Quanto ao minha resposta só postei aquilo pq últimamente muitas pessoas no PXB estão seguindo esta linha de atacar as pessoas que gostam de conquistas, não digo de gamerscore, uma coisa precisamos separar são aqueles que gostam de consquista X aqueles que gostam de gamescore..

Essa turma do gamescore briga mesmo e eu não to nem ai para eles, mas no geral o pessoal generaliza e sai falando a mesma coisa para outros colegas que ficam as vezes 1 semana para abrir uma conquista, eu mesmo levei 6 meses para fechar 1 conquista e não joguei nada além desse jogo, só tive o prazer comigo mesmo e fiz no meu tempo e velocidade disponíveis.

Eu mesmo não ligo para gamescore, vide ao meu, pouco mais de 25 mil para um cara que já esta a 3 anos com Xbox360, o que eu gosto mesmo é de aproveitar cada título.

Abraços,
Alberto

Anônimo disse...

Assino em baixo o que o ALBERTO disse!!!!

Anônimo disse...

Assino em baixo o que o sgt disse =P